Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, João Carlos Segatto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5909
Resumo: O mercado de alimentos desidratados, em especial o de hortaliças, tem crescido de maneira exponencial no Brasil. A demanda de um menor custo de transporte, um território de proporções continentais, maior tempo de conservação do produto a disposição do consumidor final e uma maior versatilidade para diferentes aplicações, é característico deste país. Sendo um nicho de atuação em desenvolvimento, é crescente o número de estudos objetivando a criação de novos processos de desidratação e também a otimização de processos já utilizados na indústria. O estudo desenvolvido neste trabalho busca revisar conceitos na literatura que permeiem o conhecimento sobre desidratação de hortaliças. Em especial, aspectos que transitam desde o entendimento da cinética de secagem e do processo de desidratação. Fatores que motivam o método de desidratação em busca da conservação, bem como aspecto relevantes frente a reidratação e características sensoriais dos alimentos desidratados. Estes processos de desidratação de hortaliças, por serem tradicionais, abordou tecnologia de Spray Dryer, e liofilização, sendo o primeiro baseado em uma desidratação proporcionada pelo contato do produto, atomização com uma corrente de ar aquecido e, a segunda consiste em resfriamento do produto a baixas temperaturas e posterior sublimação. A partir das particularidades de cada metodologia é possível entender que, para cada tipo de produto a ser desidratado é necessário uma vasto estudo, que vai desde aprender as características originais do produto, as perdas nutricionais decorrentes do processo e também a viabilidade econômica em escala industrial.
id UNIJ_fc81fa94e386f20aa8db7f2bc4159802
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5909
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProcessos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura2019-05-2020182019-05-20T22:28:47Z2019-05-20T22:28:47ZO mercado de alimentos desidratados, em especial o de hortaliças, tem crescido de maneira exponencial no Brasil. A demanda de um menor custo de transporte, um território de proporções continentais, maior tempo de conservação do produto a disposição do consumidor final e uma maior versatilidade para diferentes aplicações, é característico deste país. Sendo um nicho de atuação em desenvolvimento, é crescente o número de estudos objetivando a criação de novos processos de desidratação e também a otimização de processos já utilizados na indústria. O estudo desenvolvido neste trabalho busca revisar conceitos na literatura que permeiem o conhecimento sobre desidratação de hortaliças. Em especial, aspectos que transitam desde o entendimento da cinética de secagem e do processo de desidratação. Fatores que motivam o método de desidratação em busca da conservação, bem como aspecto relevantes frente a reidratação e características sensoriais dos alimentos desidratados. Estes processos de desidratação de hortaliças, por serem tradicionais, abordou tecnologia de Spray Dryer, e liofilização, sendo o primeiro baseado em uma desidratação proporcionada pelo contato do produto, atomização com uma corrente de ar aquecido e, a segunda consiste em resfriamento do produto a baixas temperaturas e posterior sublimação. A partir das particularidades de cada metodologia é possível entender que, para cada tipo de produto a ser desidratado é necessário uma vasto estudo, que vai desde aprender as características originais do produto, as perdas nutricionais decorrentes do processo e também a viabilidade econômica em escala industrial.63 f.Engenharia.Engenharia química.Desidratação de hortaliças.Cenoura.Liofilização,Spray dryer.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5909DMD_hdl_123456789/5909Leite, João Carlos Segattoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJo%c3%a3o%20Carlos%20Segatto%20Leite.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5909/1/Jo%c3%a3o%20Carlos%20Segatto%20Leite.pdfapplication/pdf1162651http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5909/1/Jo%c3%a3o%20Carlos%20Segatto%20Leite.pdf901efda2a139959cc62abbb1313ab061MD5123456789_5909_12019-05-25T06:45:53Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura
title Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura
spellingShingle Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura
Leite, João Carlos Segatto
Engenharia.
Engenharia química.
Desidratação de hortaliças.
Cenoura.
Liofilização,
Spray dryer.
title_short Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura
title_full Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura
title_fullStr Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura
title_full_unstemmed Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura
title_sort Processos de desidratação de hortaliças: um estudo de caso da cenoura
author Leite, João Carlos Segatto
author_facet Leite, João Carlos Segatto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, João Carlos Segatto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia.
Engenharia química.
Desidratação de hortaliças.
Cenoura.
Liofilização,
Spray dryer.
topic Engenharia.
Engenharia química.
Desidratação de hortaliças.
Cenoura.
Liofilização,
Spray dryer.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O mercado de alimentos desidratados, em especial o de hortaliças, tem crescido de maneira exponencial no Brasil. A demanda de um menor custo de transporte, um território de proporções continentais, maior tempo de conservação do produto a disposição do consumidor final e uma maior versatilidade para diferentes aplicações, é característico deste país. Sendo um nicho de atuação em desenvolvimento, é crescente o número de estudos objetivando a criação de novos processos de desidratação e também a otimização de processos já utilizados na indústria. O estudo desenvolvido neste trabalho busca revisar conceitos na literatura que permeiem o conhecimento sobre desidratação de hortaliças. Em especial, aspectos que transitam desde o entendimento da cinética de secagem e do processo de desidratação. Fatores que motivam o método de desidratação em busca da conservação, bem como aspecto relevantes frente a reidratação e características sensoriais dos alimentos desidratados. Estes processos de desidratação de hortaliças, por serem tradicionais, abordou tecnologia de Spray Dryer, e liofilização, sendo o primeiro baseado em uma desidratação proporcionada pelo contato do produto, atomização com uma corrente de ar aquecido e, a segunda consiste em resfriamento do produto a baixas temperaturas e posterior sublimação. A partir das particularidades de cada metodologia é possível entender que, para cada tipo de produto a ser desidratado é necessário uma vasto estudo, que vai desde aprender as características originais do produto, as perdas nutricionais decorrentes do processo e também a viabilidade econômica em escala industrial.
63 f.
description O mercado de alimentos desidratados, em especial o de hortaliças, tem crescido de maneira exponencial no Brasil. A demanda de um menor custo de transporte, um território de proporções continentais, maior tempo de conservação do produto a disposição do consumidor final e uma maior versatilidade para diferentes aplicações, é característico deste país. Sendo um nicho de atuação em desenvolvimento, é crescente o número de estudos objetivando a criação de novos processos de desidratação e também a otimização de processos já utilizados na indústria. O estudo desenvolvido neste trabalho busca revisar conceitos na literatura que permeiem o conhecimento sobre desidratação de hortaliças. Em especial, aspectos que transitam desde o entendimento da cinética de secagem e do processo de desidratação. Fatores que motivam o método de desidratação em busca da conservação, bem como aspecto relevantes frente a reidratação e características sensoriais dos alimentos desidratados. Estes processos de desidratação de hortaliças, por serem tradicionais, abordou tecnologia de Spray Dryer, e liofilização, sendo o primeiro baseado em uma desidratação proporcionada pelo contato do produto, atomização com uma corrente de ar aquecido e, a segunda consiste em resfriamento do produto a baixas temperaturas e posterior sublimação. A partir das particularidades de cada metodologia é possível entender que, para cada tipo de produto a ser desidratado é necessário uma vasto estudo, que vai desde aprender as características originais do produto, as perdas nutricionais decorrentes do processo e também a viabilidade econômica em escala industrial.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-05-20T22:28:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-20T22:28:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5909
DMD_hdl_123456789/5909
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5909
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1634601946727841792