O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre a construção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais destacando as características individuais de cada um. A pesquisa foi realizada com trinta e seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luis/MA. Para coleta de dados foram utilizados questionários, respondidos pelos participantes após vivencias com a construção de mapas em sala de aula. Os dados foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os alunos compreenderam as finalidades dos mapas como recursos de apoio a aprendizagem. Alguns apresentaram dificuldades na construção de Mapas Conceituais, devido a necessidade de seguir as regras de elaboração pela falta de prática. Na percepção deles, a utilização dos Mapas Mentais ajuda na organização das ideias e, de forma geral o processo de elaboração de mapas, sejam mentais ou conceituais podem facilitar o processo de aprendizagem. |
id |
UNILASALLE-2_04ca1958f3d277f96844e53cea566a33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9788 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?Mapas MentaisMapas ConceituaisPercepção de alunosEste trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre a construção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais destacando as características individuais de cada um. A pesquisa foi realizada com trinta e seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luis/MA. Para coleta de dados foram utilizados questionários, respondidos pelos participantes após vivencias com a construção de mapas em sala de aula. Os dados foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os alunos compreenderam as finalidades dos mapas como recursos de apoio a aprendizagem. Alguns apresentaram dificuldades na construção de Mapas Conceituais, devido a necessidade de seguir as regras de elaboração pela falta de prática. Na percepção deles, a utilização dos Mapas Mentais ajuda na organização das ideias e, de forma geral o processo de elaboração de mapas, sejam mentais ou conceituais podem facilitar o processo de aprendizagem.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/978810.18316/recc.v27i2.9788Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Ana Telma da SilvaValle, Mariana Guelero do2023-02-28T12:08:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9788Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-02-28T12:08:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem? |
title |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem? |
spellingShingle |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem? Miranda, Ana Telma da Silva Mapas Mentais Mapas Conceituais Percepção de alunos |
title_short |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem? |
title_full |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem? |
title_fullStr |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem? |
title_full_unstemmed |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem? |
title_sort |
O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem? |
author |
Miranda, Ana Telma da Silva |
author_facet |
Miranda, Ana Telma da Silva Valle, Mariana Guelero do |
author_role |
author |
author2 |
Valle, Mariana Guelero do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Ana Telma da Silva Valle, Mariana Guelero do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapas Mentais Mapas Conceituais Percepção de alunos |
topic |
Mapas Mentais Mapas Conceituais Percepção de alunos |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre a construção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais destacando as características individuais de cada um. A pesquisa foi realizada com trinta e seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luis/MA. Para coleta de dados foram utilizados questionários, respondidos pelos participantes após vivencias com a construção de mapas em sala de aula. Os dados foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os alunos compreenderam as finalidades dos mapas como recursos de apoio a aprendizagem. Alguns apresentaram dificuldades na construção de Mapas Conceituais, devido a necessidade de seguir as regras de elaboração pela falta de prática. Na percepção deles, a utilização dos Mapas Mentais ajuda na organização das ideias e, de forma geral o processo de elaboração de mapas, sejam mentais ou conceituais podem facilitar o processo de aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788 10.18316/recc.v27i2.9788 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i2.9788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320085258240 |