O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Telma da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Valle, Mariana Guelero do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre a construção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais destacando as características individuais de cada um. A pesquisa foi realizada com trinta e seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luis/MA.  Para coleta de dados foram utilizados questionários, respondidos pelos participantes após vivencias com a construção de mapas em sala de aula. Os dados foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os alunos compreenderam as finalidades dos mapas como recursos de apoio a aprendizagem. Alguns apresentaram dificuldades na construção de Mapas Conceituais, devido a necessidade de seguir as regras de elaboração pela falta de prática. Na percepção deles, a utilização dos Mapas Mentais ajuda na organização das ideias e, de forma geral o processo de elaboração de mapas, sejam mentais ou conceituais podem facilitar o processo de aprendizagem.
id UNILASALLE-2_04ca1958f3d277f96844e53cea566a33
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9788
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?Mapas MentaisMapas ConceituaisPercepção de alunosEste trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre a construção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais destacando as características individuais de cada um. A pesquisa foi realizada com trinta e seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luis/MA.  Para coleta de dados foram utilizados questionários, respondidos pelos participantes após vivencias com a construção de mapas em sala de aula. Os dados foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os alunos compreenderam as finalidades dos mapas como recursos de apoio a aprendizagem. Alguns apresentaram dificuldades na construção de Mapas Conceituais, devido a necessidade de seguir as regras de elaboração pela falta de prática. Na percepção deles, a utilização dos Mapas Mentais ajuda na organização das ideias e, de forma geral o processo de elaboração de mapas, sejam mentais ou conceituais podem facilitar o processo de aprendizagem.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/978810.18316/recc.v27i2.9788Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Ana Telma da SilvaValle, Mariana Guelero do2023-02-28T12:08:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9788Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-02-28T12:08:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
title O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
spellingShingle O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
Miranda, Ana Telma da Silva
Mapas Mentais
Mapas Conceituais
Percepção de alunos
title_short O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
title_full O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
title_fullStr O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
title_full_unstemmed O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
title_sort O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?
author Miranda, Ana Telma da Silva
author_facet Miranda, Ana Telma da Silva
Valle, Mariana Guelero do
author_role author
author2 Valle, Mariana Guelero do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Telma da Silva
Valle, Mariana Guelero do
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas Mentais
Mapas Conceituais
Percepção de alunos
topic Mapas Mentais
Mapas Conceituais
Percepção de alunos
description Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre a construção de Mapas Mentais e Mapas Conceituais destacando as características individuais de cada um. A pesquisa foi realizada com trinta e seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luis/MA.  Para coleta de dados foram utilizados questionários, respondidos pelos participantes após vivencias com a construção de mapas em sala de aula. Os dados foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os alunos compreenderam as finalidades dos mapas como recursos de apoio a aprendizagem. Alguns apresentaram dificuldades na construção de Mapas Conceituais, devido a necessidade de seguir as regras de elaboração pela falta de prática. Na percepção deles, a utilização dos Mapas Mentais ajuda na organização das ideias e, de forma geral o processo de elaboração de mapas, sejam mentais ou conceituais podem facilitar o processo de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788
10.18316/recc.v27i2.9788
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i2.9788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9788/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320085258240