A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marcelo Resende
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Athayde, Pedro Fernando Avalone, Reis, Nadson Santana, Mascarenhas, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10421
Resumo: Este estudo objetivou localizar, na literatura, como se processa, conjuntamente, a formação esportiva dos futebolistas e a escolarização básica no Brasil, bem como as consequências desse processo para a classe trabalhadora da modalidade. Entendendo que a simples observação contemplativa de tal fenômeno é insuficiente para compreendê-lo, procurou-se fazer uma mediação com o conceito de dupla carreira esportiva, que corresponde à dedicação concomitante entre duas atividades rotineiras, sendo o esporte e os estudos um exemplo rotineiro de conciliação enfrentados por atletas tanto em formação quanto em contexto profissional. A investigação foi caracterizada como exploratória, qualitativa, bibliográfica e de cunho documental. Os dados foram coletados considerando a revisão sistemática realizada por Miranda, Santos e Costa (2020), o Relatório “Educação e as Categorias de Base”, a principal legislação esportiva (Lei nº 9.615/98 – Lei Pelé) e educacional (Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB), bem como artigos científicos, livros e dissertações que tratavam do tema em causa. Como principais achados, percebeu-se a necessidade de uma política urgente que ampare a formação esportiva e escolar brasileiras, compatibilizada para além de matrículas, controle de frequência e progressão, pois o futebol camufla uma formação escolar básica deficitária (embora concluída), salários baixos e atrasados, atletas nômades e desempregados. Logo, a compatibilização entre treinamento e estudos formais, com ações equilibradas entre as duas formações, é necessária, especialmente para aqueles que, sendo malsucedidos no futebol, precisam se estabelecer em outras ocupações, além da necessidade de uma formação emancipatória e cultural de qualidade.
id UNILASALLE-2_1a988071d2c548a7c86781745823f9f0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10421
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusãoFormação esportivaFormação escolarEducação BásicaEste estudo objetivou localizar, na literatura, como se processa, conjuntamente, a formação esportiva dos futebolistas e a escolarização básica no Brasil, bem como as consequências desse processo para a classe trabalhadora da modalidade. Entendendo que a simples observação contemplativa de tal fenômeno é insuficiente para compreendê-lo, procurou-se fazer uma mediação com o conceito de dupla carreira esportiva, que corresponde à dedicação concomitante entre duas atividades rotineiras, sendo o esporte e os estudos um exemplo rotineiro de conciliação enfrentados por atletas tanto em formação quanto em contexto profissional. A investigação foi caracterizada como exploratória, qualitativa, bibliográfica e de cunho documental. Os dados foram coletados considerando a revisão sistemática realizada por Miranda, Santos e Costa (2020), o Relatório “Educação e as Categorias de Base”, a principal legislação esportiva (Lei nº 9.615/98 – Lei Pelé) e educacional (Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB), bem como artigos científicos, livros e dissertações que tratavam do tema em causa. Como principais achados, percebeu-se a necessidade de uma política urgente que ampare a formação esportiva e escolar brasileiras, compatibilizada para além de matrículas, controle de frequência e progressão, pois o futebol camufla uma formação escolar básica deficitária (embora concluída), salários baixos e atrasados, atletas nômades e desempregados. Logo, a compatibilização entre treinamento e estudos formais, com ações equilibradas entre as duas formações, é necessária, especialmente para aqueles que, sendo malsucedidos no futebol, precisam se estabelecer em outras ocupações, além da necessidade de uma formação emancipatória e cultural de qualidade.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1042110.18316/recc.v28i2.10421Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10421/4214Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Marcelo ResendeAthayde, Pedro Fernando AvaloneReis, Nadson SantanaMascarenhas, Fernando2023-11-06T12:40:56Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10421Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-11-06T12:40:56Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
title A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
spellingShingle A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
Teixeira, Marcelo Resende
Formação esportiva
Formação escolar
Educação Básica
title_short A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
title_full A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
title_fullStr A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
title_full_unstemmed A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
title_sort A (de)formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão
author Teixeira, Marcelo Resende
author_facet Teixeira, Marcelo Resende
Athayde, Pedro Fernando Avalone
Reis, Nadson Santana
Mascarenhas, Fernando
author_role author
author2 Athayde, Pedro Fernando Avalone
Reis, Nadson Santana
Mascarenhas, Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marcelo Resende
Athayde, Pedro Fernando Avalone
Reis, Nadson Santana
Mascarenhas, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Formação esportiva
Formação escolar
Educação Básica
topic Formação esportiva
Formação escolar
Educação Básica
description Este estudo objetivou localizar, na literatura, como se processa, conjuntamente, a formação esportiva dos futebolistas e a escolarização básica no Brasil, bem como as consequências desse processo para a classe trabalhadora da modalidade. Entendendo que a simples observação contemplativa de tal fenômeno é insuficiente para compreendê-lo, procurou-se fazer uma mediação com o conceito de dupla carreira esportiva, que corresponde à dedicação concomitante entre duas atividades rotineiras, sendo o esporte e os estudos um exemplo rotineiro de conciliação enfrentados por atletas tanto em formação quanto em contexto profissional. A investigação foi caracterizada como exploratória, qualitativa, bibliográfica e de cunho documental. Os dados foram coletados considerando a revisão sistemática realizada por Miranda, Santos e Costa (2020), o Relatório “Educação e as Categorias de Base”, a principal legislação esportiva (Lei nº 9.615/98 – Lei Pelé) e educacional (Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB), bem como artigos científicos, livros e dissertações que tratavam do tema em causa. Como principais achados, percebeu-se a necessidade de uma política urgente que ampare a formação esportiva e escolar brasileiras, compatibilizada para além de matrículas, controle de frequência e progressão, pois o futebol camufla uma formação escolar básica deficitária (embora concluída), salários baixos e atrasados, atletas nômades e desempregados. Logo, a compatibilização entre treinamento e estudos formais, com ações equilibradas entre as duas formações, é necessária, especialmente para aqueles que, sendo malsucedidos no futebol, precisam se estabelecer em outras ocupações, além da necessidade de uma formação emancipatória e cultural de qualidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10421
10.18316/recc.v28i2.10421
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10421
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i2.10421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10421/4214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320124055552