Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45102 |
Resumo: | Este artigo aborda a investigação dos processos de formação de professores em consonância com a escola na contemporaneidade e coloca em pauta a qualidade da formação dos professores no contexto da crise pela qual passa a escola atualmente. Defende a criação de políticas públicas que garantam a participação ativa dos professores nas várias instâncias decisórias do currículo e do trabalho pedagógico, incorporando-se a necessidade e o direito à formação continuada. A pesquisa descritiva e bibliográfica compreendeu procedimentos de revisão de literatura, procurando interpretar o processo e construir compreensões teóricas mais elaboradas relacionadas à formação docente. Apoiaram-se nas ideias de Azanha (2004), que discute qual a formação ideal ou necessária do professor do ensino básico; D’Ávila (2008), para quem a formação docente contemporânea ainda segue modelos antigos como o Artesanal que se baseia na ideia de que se aprende a ser professor na prática; Pimenta (1999) que relaciona a construção da identidade da profissão do professor com o desenvolvimento dos saberes docentes, dentre outros. Concluiu-se que uma das principais metas na formação docente, seja ela inicial ou permanente, é aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a educação em uma realidade social. E neste contexto, a metodologia deve fomentar os processos reflexivos sobre a educação e a realidade social, por meio de experiências diversificadas. |
id |
UFC-7_07eeb38adea65c006265ffea0eb5c03b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45102 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidadeFormação docenteEducação básicaEscolaEste artigo aborda a investigação dos processos de formação de professores em consonância com a escola na contemporaneidade e coloca em pauta a qualidade da formação dos professores no contexto da crise pela qual passa a escola atualmente. Defende a criação de políticas públicas que garantam a participação ativa dos professores nas várias instâncias decisórias do currículo e do trabalho pedagógico, incorporando-se a necessidade e o direito à formação continuada. A pesquisa descritiva e bibliográfica compreendeu procedimentos de revisão de literatura, procurando interpretar o processo e construir compreensões teóricas mais elaboradas relacionadas à formação docente. Apoiaram-se nas ideias de Azanha (2004), que discute qual a formação ideal ou necessária do professor do ensino básico; D’Ávila (2008), para quem a formação docente contemporânea ainda segue modelos antigos como o Artesanal que se baseia na ideia de que se aprende a ser professor na prática; Pimenta (1999) que relaciona a construção da identidade da profissão do professor com o desenvolvimento dos saberes docentes, dentre outros. Concluiu-se que uma das principais metas na formação docente, seja ela inicial ou permanente, é aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a educação em uma realidade social. E neste contexto, a metodologia deve fomentar os processos reflexivos sobre a educação e a realidade social, por meio de experiências diversificadas.Edições UFC2019-08-23T20:28:20Z2019-08-23T20:28:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRICARTE, Erbênia Maria Girão; MATOS, Kamila Alencar; ARAÚJO, Maria das Graças de. Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 304-313.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45102Ricarte, Erbênia Maria GirãoMatos, Kamila AlencarAraújo, Maria das Graças deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45102Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:11.575079Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade |
title |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade |
spellingShingle |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade Ricarte, Erbênia Maria Girão Formação docente Educação básica Escola |
title_short |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade |
title_full |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade |
title_fullStr |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade |
title_sort |
Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade |
author |
Ricarte, Erbênia Maria Girão |
author_facet |
Ricarte, Erbênia Maria Girão Matos, Kamila Alencar Araújo, Maria das Graças de |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Kamila Alencar Araújo, Maria das Graças de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricarte, Erbênia Maria Girão Matos, Kamila Alencar Araújo, Maria das Graças de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Educação básica Escola |
topic |
Formação docente Educação básica Escola |
description |
Este artigo aborda a investigação dos processos de formação de professores em consonância com a escola na contemporaneidade e coloca em pauta a qualidade da formação dos professores no contexto da crise pela qual passa a escola atualmente. Defende a criação de políticas públicas que garantam a participação ativa dos professores nas várias instâncias decisórias do currículo e do trabalho pedagógico, incorporando-se a necessidade e o direito à formação continuada. A pesquisa descritiva e bibliográfica compreendeu procedimentos de revisão de literatura, procurando interpretar o processo e construir compreensões teóricas mais elaboradas relacionadas à formação docente. Apoiaram-se nas ideias de Azanha (2004), que discute qual a formação ideal ou necessária do professor do ensino básico; D’Ávila (2008), para quem a formação docente contemporânea ainda segue modelos antigos como o Artesanal que se baseia na ideia de que se aprende a ser professor na prática; Pimenta (1999) que relaciona a construção da identidade da profissão do professor com o desenvolvimento dos saberes docentes, dentre outros. Concluiu-se que uma das principais metas na formação docente, seja ela inicial ou permanente, é aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a educação em uma realidade social. E neste contexto, a metodologia deve fomentar os processos reflexivos sobre a educação e a realidade social, por meio de experiências diversificadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-23T20:28:20Z 2019-08-23T20:28:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RICARTE, Erbênia Maria Girão; MATOS, Kamila Alencar; ARAÚJO, Maria das Graças de. Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 304-313. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45102 |
identifier_str_mv |
RICARTE, Erbênia Maria Girão; MATOS, Kamila Alencar; ARAÚJO, Maria das Graças de. Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 304-313. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028959123668992 |