A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Rosana Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247
Resumo: O texto explicita a presença possível de Martin Heidegger na pesquisa educacional ancorada na filosofia da educação, considerando, especialmente, elementos filosóficos da primeira parte do livro Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles. A radicalidade do pensamento de Heidegger se dá em razão de uma fundamentação de caráter ontológico, abrindo para uma experiência formativa que vai além do uso habitual da história da filosofia, renomeando o status da pesquisa. Sob essa condução, tento esboçar os traços de uma pesquisa educacional-fenomenológica. A partir dessa metodologia fenomenológica, busca-se uma ampliação de sentidos da pesquisa em formação humana.
id UNILASALLE-2_3d0daf773bff802a3d1532075571cf61
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10247
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológicaHeideggerIntrodução à pesquisa fenomenológicaPesquisa educacional-fenomenológica.O texto explicita a presença possível de Martin Heidegger na pesquisa educacional ancorada na filosofia da educação, considerando, especialmente, elementos filosóficos da primeira parte do livro Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles. A radicalidade do pensamento de Heidegger se dá em razão de uma fundamentação de caráter ontológico, abrindo para uma experiência formativa que vai além do uso habitual da história da filosofia, renomeando o status da pesquisa. Sob essa condução, tento esboçar os traços de uma pesquisa educacional-fenomenológica. A partir dessa metodologia fenomenológica, busca-se uma ampliação de sentidos da pesquisa em formação humana.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1024710.18316/recc.v27i3.10247Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMOURA, Rosana Silva de2023-01-31T13:59:26Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10247Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-01-31T13:59:26Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
title A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
spellingShingle A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
MOURA, Rosana Silva de
Heidegger
Introdução à pesquisa fenomenológica
Pesquisa educacional-fenomenológica.
title_short A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
title_full A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
title_fullStr A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
title_full_unstemmed A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
title_sort A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
author MOURA, Rosana Silva de
author_facet MOURA, Rosana Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Rosana Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Heidegger
Introdução à pesquisa fenomenológica
Pesquisa educacional-fenomenológica.
topic Heidegger
Introdução à pesquisa fenomenológica
Pesquisa educacional-fenomenológica.
description O texto explicita a presença possível de Martin Heidegger na pesquisa educacional ancorada na filosofia da educação, considerando, especialmente, elementos filosóficos da primeira parte do livro Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles. A radicalidade do pensamento de Heidegger se dá em razão de uma fundamentação de caráter ontológico, abrindo para uma experiência formativa que vai além do uso habitual da história da filosofia, renomeando o status da pesquisa. Sob essa condução, tento esboçar os traços de uma pesquisa educacional-fenomenológica. A partir dessa metodologia fenomenológica, busca-se uma ampliação de sentidos da pesquisa em formação humana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247
10.18316/recc.v27i3.10247
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i3.10247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320120909824