A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247 |
Resumo: | O texto explicita a presença possível de Martin Heidegger na pesquisa educacional ancorada na filosofia da educação, considerando, especialmente, elementos filosóficos da primeira parte do livro Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles. A radicalidade do pensamento de Heidegger se dá em razão de uma fundamentação de caráter ontológico, abrindo para uma experiência formativa que vai além do uso habitual da história da filosofia, renomeando o status da pesquisa. Sob essa condução, tento esboçar os traços de uma pesquisa educacional-fenomenológica. A partir dessa metodologia fenomenológica, busca-se uma ampliação de sentidos da pesquisa em formação humana. |
id |
UNILASALLE-2_3d0daf773bff802a3d1532075571cf61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10247 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológicaHeideggerIntrodução à pesquisa fenomenológicaPesquisa educacional-fenomenológica.O texto explicita a presença possível de Martin Heidegger na pesquisa educacional ancorada na filosofia da educação, considerando, especialmente, elementos filosóficos da primeira parte do livro Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles. A radicalidade do pensamento de Heidegger se dá em razão de uma fundamentação de caráter ontológico, abrindo para uma experiência formativa que vai além do uso habitual da história da filosofia, renomeando o status da pesquisa. Sob essa condução, tento esboçar os traços de uma pesquisa educacional-fenomenológica. A partir dessa metodologia fenomenológica, busca-se uma ampliação de sentidos da pesquisa em formação humana.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1024710.18316/recc.v27i3.10247Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMOURA, Rosana Silva de2023-01-31T13:59:26Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10247Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-01-31T13:59:26Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica |
title |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica |
spellingShingle |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica MOURA, Rosana Silva de Heidegger Introdução à pesquisa fenomenológica Pesquisa educacional-fenomenológica. |
title_short |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica |
title_full |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica |
title_fullStr |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica |
title_full_unstemmed |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica |
title_sort |
A pesquisa educacional com Heidegger: uma breve introdução fenomenológica |
author |
MOURA, Rosana Silva de |
author_facet |
MOURA, Rosana Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Rosana Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Heidegger Introdução à pesquisa fenomenológica Pesquisa educacional-fenomenológica. |
topic |
Heidegger Introdução à pesquisa fenomenológica Pesquisa educacional-fenomenológica. |
description |
O texto explicita a presença possível de Martin Heidegger na pesquisa educacional ancorada na filosofia da educação, considerando, especialmente, elementos filosóficos da primeira parte do livro Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles. A radicalidade do pensamento de Heidegger se dá em razão de uma fundamentação de caráter ontológico, abrindo para uma experiência formativa que vai além do uso habitual da história da filosofia, renomeando o status da pesquisa. Sob essa condução, tento esboçar os traços de uma pesquisa educacional-fenomenológica. A partir dessa metodologia fenomenológica, busca-se uma ampliação de sentidos da pesquisa em formação humana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247 10.18316/recc.v27i3.10247 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i3.10247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10247/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320120909824 |