O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538 |
Resumo: | Em várias frentes do conhecimento nasce uma concepção sistêmica, na qual o todo não é redutível às partes, assim como a soma das partes não garante o entendimento do todo (MORIN, 2000), e é na pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Bicklen (1994) e Lüdke; André (1986) que busca-se o enfrentamento da visão fragmentada de ensino. Trata-se de 16 projetos de aprendizagem desenvolvidos por professores de quatro escolas de quatro municípios do Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa “A União Faz a Vida” –PUFV. Para este artigo foi escolhido o projeto denominado “Mais que esporte: educação” para análise dos conteúdos disciplinares, os quais foram desenvolvidos de modo articulado ao tema do projeto, sob responsabilidade da área de Ciências da natureza. Para embasamento da proposta elencada, busca-se respaldo em autores como Morin (2000, 2003), Sacristán (2000, 2013), Fazenda (2005), Hernández; Ventura (2017), entre outros. Os projetos de aprendizagem representam uma alternativa possível na interligação dos conteúdos escolares com seus respectivos temas, envolvendo os alunos e a comunidade escolar, permitindo uma melhor aprendizagem aos educandos. |
id |
UNILASALLE-2_45d51f203dd411dc99ee8d3cad79a82d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8538 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolaresEducaçãoEnsino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem.Em várias frentes do conhecimento nasce uma concepção sistêmica, na qual o todo não é redutível às partes, assim como a soma das partes não garante o entendimento do todo (MORIN, 2000), e é na pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Bicklen (1994) e Lüdke; André (1986) que busca-se o enfrentamento da visão fragmentada de ensino. Trata-se de 16 projetos de aprendizagem desenvolvidos por professores de quatro escolas de quatro municípios do Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa “A União Faz a Vida” –PUFV. Para este artigo foi escolhido o projeto denominado “Mais que esporte: educação” para análise dos conteúdos disciplinares, os quais foram desenvolvidos de modo articulado ao tema do projeto, sob responsabilidade da área de Ciências da natureza. Para embasamento da proposta elencada, busca-se respaldo em autores como Morin (2000, 2003), Sacristán (2000, 2013), Fazenda (2005), Hernández; Ventura (2017), entre outros. Os projetos de aprendizagem representam uma alternativa possível na interligação dos conteúdos escolares com seus respectivos temas, envolvendo os alunos e a comunidade escolar, permitindo uma melhor aprendizagem aos educandos.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPrestes, Rosi MariaBoff, Eva Teresinha de Oliveira2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/853810.18316/recc.v27i1.8538Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T12:40:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8538Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-09-14T12:40:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares |
title |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares |
spellingShingle |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares Prestes, Rosi Maria Educação Ensino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem. |
title_short |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares |
title_full |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares |
title_fullStr |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares |
title_full_unstemmed |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares |
title_sort |
O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares |
author |
Prestes, Rosi Maria |
author_facet |
Prestes, Rosi Maria Boff, Eva Teresinha de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Boff, Eva Teresinha de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Rosi Maria Boff, Eva Teresinha de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem. |
topic |
Educação Ensino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem. |
description |
Em várias frentes do conhecimento nasce uma concepção sistêmica, na qual o todo não é redutível às partes, assim como a soma das partes não garante o entendimento do todo (MORIN, 2000), e é na pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Bicklen (1994) e Lüdke; André (1986) que busca-se o enfrentamento da visão fragmentada de ensino. Trata-se de 16 projetos de aprendizagem desenvolvidos por professores de quatro escolas de quatro municípios do Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa “A União Faz a Vida” –PUFV. Para este artigo foi escolhido o projeto denominado “Mais que esporte: educação” para análise dos conteúdos disciplinares, os quais foram desenvolvidos de modo articulado ao tema do projeto, sob responsabilidade da área de Ciências da natureza. Para embasamento da proposta elencada, busca-se respaldo em autores como Morin (2000, 2003), Sacristán (2000, 2013), Fazenda (2005), Hernández; Ventura (2017), entre outros. Os projetos de aprendizagem representam uma alternativa possível na interligação dos conteúdos escolares com seus respectivos temas, envolvendo os alunos e a comunidade escolar, permitindo uma melhor aprendizagem aos educandos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538 10.18316/recc.v27i1.8538 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i1.8538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870824980480 |