O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Rosi Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538
Resumo: Em várias frentes do conhecimento nasce uma concepção sistêmica, na qual o todo não é redutível às partes, assim como a soma das partes não garante o entendimento do todo (MORIN, 2000), e é na pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Bicklen (1994) e Lüdke; André (1986) que busca-se o enfrentamento da visão fragmentada de ensino. Trata-se de 16 projetos de aprendizagem desenvolvidos por professores de quatro escolas de quatro municípios do Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa “A União Faz a Vida” –PUFV. Para este artigo foi escolhido o projeto denominado “Mais que esporte: educação” para análise dos conteúdos disciplinares, os quais foram desenvolvidos de modo articulado ao tema do projeto, sob responsabilidade da área de Ciências da natureza. Para embasamento da proposta elencada, busca-se respaldo em autores como Morin (2000, 2003), Sacristán (2000, 2013), Fazenda (2005), Hernández; Ventura (2017), entre outros. Os projetos de aprendizagem representam uma alternativa possível na interligação dos conteúdos escolares com seus respectivos temas, envolvendo os alunos e a comunidade escolar, permitindo uma melhor aprendizagem aos educandos.
id UNILASALLE-2_45d51f203dd411dc99ee8d3cad79a82d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8538
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolaresEducaçãoEnsino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem.Em várias frentes do conhecimento nasce uma concepção sistêmica, na qual o todo não é redutível às partes, assim como a soma das partes não garante o entendimento do todo (MORIN, 2000), e é na pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Bicklen (1994) e Lüdke; André (1986) que busca-se o enfrentamento da visão fragmentada de ensino. Trata-se de 16 projetos de aprendizagem desenvolvidos por professores de quatro escolas de quatro municípios do Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa “A União Faz a Vida” –PUFV. Para este artigo foi escolhido o projeto denominado “Mais que esporte: educação” para análise dos conteúdos disciplinares, os quais foram desenvolvidos de modo articulado ao tema do projeto, sob responsabilidade da área de Ciências da natureza. Para embasamento da proposta elencada, busca-se respaldo em autores como Morin (2000, 2003), Sacristán (2000, 2013), Fazenda (2005), Hernández; Ventura (2017), entre outros. Os projetos de aprendizagem representam uma alternativa possível na interligação dos conteúdos escolares com seus respectivos temas, envolvendo os alunos e a comunidade escolar, permitindo uma melhor aprendizagem aos educandos.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPrestes, Rosi MariaBoff, Eva Teresinha de Oliveira2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/853810.18316/recc.v27i1.8538Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T12:40:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8538Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-09-14T12:40:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
title O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
spellingShingle O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
Prestes, Rosi Maria
Educação
Ensino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem.
title_short O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
title_full O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
title_fullStr O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
title_full_unstemmed O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
title_sort O ensino por projetos de aprendizagem como possibilidade de articulação dos conteúdos escolares
author Prestes, Rosi Maria
author_facet Prestes, Rosi Maria
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author_role author
author2 Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Rosi Maria
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem.
topic Educação
Ensino por projetos. Interligação dos conteúdos escolares. Aprendizagem.
description Em várias frentes do conhecimento nasce uma concepção sistêmica, na qual o todo não é redutível às partes, assim como a soma das partes não garante o entendimento do todo (MORIN, 2000), e é na pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Bicklen (1994) e Lüdke; André (1986) que busca-se o enfrentamento da visão fragmentada de ensino. Trata-se de 16 projetos de aprendizagem desenvolvidos por professores de quatro escolas de quatro municípios do Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa “A União Faz a Vida” –PUFV. Para este artigo foi escolhido o projeto denominado “Mais que esporte: educação” para análise dos conteúdos disciplinares, os quais foram desenvolvidos de modo articulado ao tema do projeto, sob responsabilidade da área de Ciências da natureza. Para embasamento da proposta elencada, busca-se respaldo em autores como Morin (2000, 2003), Sacristán (2000, 2013), Fazenda (2005), Hernández; Ventura (2017), entre outros. Os projetos de aprendizagem representam uma alternativa possível na interligação dos conteúdos escolares com seus respectivos temas, envolvendo os alunos e a comunidade escolar, permitindo uma melhor aprendizagem aos educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538
10.18316/recc.v27i1.8538
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i1.8538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8538/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870824980480