Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boff, Luana de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37664
Resumo: A questão que desenvolve este trabalho de conclusão está relacionada diretamente à elaboração dos conteúdos escolares. Perguntamos: “Como o trabalho com Projetos de Aprendizagem possibilita uma nova concepção de conteúdo escolar?”. Os conceitos mais importantes são os conteúdos escolares, fundamentais para a aprendizagem dos alunos quando partem do interesse dos mesmos, e os Projetos de Aprendizagem, que possibilitam um trabalho desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade dos alunos para com suas próprias aprendizagens. Com o propósito de definir mais claramente estes conceitos, passa-se a realizar uma pesquisa através de autores que os discutem, mas tendo como principal fundamentação a prática desenvolvida durante o estágio curricular com uma turma de 4ª série, neste trabalho surgem às inquietações que possibilitaram um aprofundamento nesta pesquisa. É possível deparar-se com diversas definições para os conteúdos escolares. Porém, quando estes são desenvolvidos, adequandose aos Projetos de Aprendizagem, e às reais necessidades dos alunos, tornam-se um meio importante para a aprendizagem dos mesmos. Através do trabalho com Projetos de Aprendizagem, os conteúdos passam a ser desenvolvidos de forma diferenciada, saindo do tradicional. Neste trabalho, não são mais os professores quem determinam quais os conteúdos mais relevantes para serem desenvolvidos. A listagem de conteúdos pré-estabelecidos no plano de trabalho, elaborada pelos professores, juntamente com a instituição de ensino que se inserem, desenvolvidos com a pretensão de alcançar os seus objetivos, passam a dar espaço a novos conteúdos, agora definidos pelos próprios alunos, de acordo com os seus Projetos de Aprendizagem. A questão que norteia esta pesquisa surgiu através de muitas experiências práticas, onde os conteúdos escolares eram sempre vistos como sendo os norteadores e os principais meios de ensino e aprendizagem. Nesta concepção, as necessidades dos alunos sempre deveriam se adaptar aos conteúdos abordados. Porém, através da prática desenvolvida com Projetos de Aprendizagem, esta concepção mudou, sendo que a partir desta proposta, passa-se a perceber que não há a necessidade de desenvolver conteúdos desvinculados, por serem considerados pelos professores como obrigatórios. Este trabalho possibilita que os próprios alunos determinem o que querem aprender, são eles quem definem os conteúdos mais importantes para sua aprendizagem e vão em busca de respostas para suas inquietações. Nesta proposta, são os conteúdos que se adaptam as necessidades dos educandos.
id UFRGS-2_a6aa070f19adda4f687c7f06ee03fff2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boff, Luana de OliveiraCarvalho, Marie Jane Soares2012-03-21T01:21:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/37664000821782A questão que desenvolve este trabalho de conclusão está relacionada diretamente à elaboração dos conteúdos escolares. Perguntamos: “Como o trabalho com Projetos de Aprendizagem possibilita uma nova concepção de conteúdo escolar?”. Os conceitos mais importantes são os conteúdos escolares, fundamentais para a aprendizagem dos alunos quando partem do interesse dos mesmos, e os Projetos de Aprendizagem, que possibilitam um trabalho desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade dos alunos para com suas próprias aprendizagens. Com o propósito de definir mais claramente estes conceitos, passa-se a realizar uma pesquisa através de autores que os discutem, mas tendo como principal fundamentação a prática desenvolvida durante o estágio curricular com uma turma de 4ª série, neste trabalho surgem às inquietações que possibilitaram um aprofundamento nesta pesquisa. É possível deparar-se com diversas definições para os conteúdos escolares. Porém, quando estes são desenvolvidos, adequandose aos Projetos de Aprendizagem, e às reais necessidades dos alunos, tornam-se um meio importante para a aprendizagem dos mesmos. Através do trabalho com Projetos de Aprendizagem, os conteúdos passam a ser desenvolvidos de forma diferenciada, saindo do tradicional. Neste trabalho, não são mais os professores quem determinam quais os conteúdos mais relevantes para serem desenvolvidos. A listagem de conteúdos pré-estabelecidos no plano de trabalho, elaborada pelos professores, juntamente com a instituição de ensino que se inserem, desenvolvidos com a pretensão de alcançar os seus objetivos, passam a dar espaço a novos conteúdos, agora definidos pelos próprios alunos, de acordo com os seus Projetos de Aprendizagem. A questão que norteia esta pesquisa surgiu através de muitas experiências práticas, onde os conteúdos escolares eram sempre vistos como sendo os norteadores e os principais meios de ensino e aprendizagem. Nesta concepção, as necessidades dos alunos sempre deveriam se adaptar aos conteúdos abordados. Porém, através da prática desenvolvida com Projetos de Aprendizagem, esta concepção mudou, sendo que a partir desta proposta, passa-se a perceber que não há a necessidade de desenvolver conteúdos desvinculados, por serem considerados pelos professores como obrigatórios. Este trabalho possibilita que os próprios alunos determinem o que querem aprender, são eles quem definem os conteúdos mais importantes para sua aprendizagem e vão em busca de respostas para suas inquietações. Nesta proposta, são os conteúdos que se adaptam as necessidades dos educandos.application/pdfporProjeto pedagógicoConteúdo curricularProjetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821782.pdf.txt000821782.pdf.txtExtracted Texttext/plain55044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37664/2/000821782.pdf.txt834f2bf05aced2bcf3317747f2921917MD52ORIGINAL000821782.pdf000821782.pdfTexto completoapplication/pdf4258895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37664/1/000821782.pdf1f6864d6fd2eb5f7c5dfa329dcbe1023MD51THUMBNAIL000821782.pdf.jpg000821782.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37664/3/000821782.pdf.jpgb019fe1880757428439aa47ec03c8d53MD5310183/376642018-10-10 08:01:00.111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
title Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
spellingShingle Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
Boff, Luana de Oliveira
Projeto pedagógico
Conteúdo curricular
title_short Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
title_full Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
title_fullStr Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
title_full_unstemmed Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
title_sort Projetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolar
author Boff, Luana de Oliveira
author_facet Boff, Luana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boff, Luana de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
contributor_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Conteúdo curricular
topic Projeto pedagógico
Conteúdo curricular
description A questão que desenvolve este trabalho de conclusão está relacionada diretamente à elaboração dos conteúdos escolares. Perguntamos: “Como o trabalho com Projetos de Aprendizagem possibilita uma nova concepção de conteúdo escolar?”. Os conceitos mais importantes são os conteúdos escolares, fundamentais para a aprendizagem dos alunos quando partem do interesse dos mesmos, e os Projetos de Aprendizagem, que possibilitam um trabalho desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade dos alunos para com suas próprias aprendizagens. Com o propósito de definir mais claramente estes conceitos, passa-se a realizar uma pesquisa através de autores que os discutem, mas tendo como principal fundamentação a prática desenvolvida durante o estágio curricular com uma turma de 4ª série, neste trabalho surgem às inquietações que possibilitaram um aprofundamento nesta pesquisa. É possível deparar-se com diversas definições para os conteúdos escolares. Porém, quando estes são desenvolvidos, adequandose aos Projetos de Aprendizagem, e às reais necessidades dos alunos, tornam-se um meio importante para a aprendizagem dos mesmos. Através do trabalho com Projetos de Aprendizagem, os conteúdos passam a ser desenvolvidos de forma diferenciada, saindo do tradicional. Neste trabalho, não são mais os professores quem determinam quais os conteúdos mais relevantes para serem desenvolvidos. A listagem de conteúdos pré-estabelecidos no plano de trabalho, elaborada pelos professores, juntamente com a instituição de ensino que se inserem, desenvolvidos com a pretensão de alcançar os seus objetivos, passam a dar espaço a novos conteúdos, agora definidos pelos próprios alunos, de acordo com os seus Projetos de Aprendizagem. A questão que norteia esta pesquisa surgiu através de muitas experiências práticas, onde os conteúdos escolares eram sempre vistos como sendo os norteadores e os principais meios de ensino e aprendizagem. Nesta concepção, as necessidades dos alunos sempre deveriam se adaptar aos conteúdos abordados. Porém, através da prática desenvolvida com Projetos de Aprendizagem, esta concepção mudou, sendo que a partir desta proposta, passa-se a perceber que não há a necessidade de desenvolver conteúdos desvinculados, por serem considerados pelos professores como obrigatórios. Este trabalho possibilita que os próprios alunos determinem o que querem aprender, são eles quem definem os conteúdos mais importantes para sua aprendizagem e vão em busca de respostas para suas inquietações. Nesta proposta, são os conteúdos que se adaptam as necessidades dos educandos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-21T01:21:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821782
url http://hdl.handle.net/10183/37664
identifier_str_mv 000821782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37664/2/000821782.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37664/1/000821782.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37664/3/000821782.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 834f2bf05aced2bcf3317747f2921917
1f6864d6fd2eb5f7c5dfa329dcbe1023
b019fe1880757428439aa47ec03c8d53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224424224980992