Trabalho e educação e a especificidade do trabalho pedagógico: primeiras aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brenner, Carmen Eloísa Berlote
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Liliana Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7989
Resumo: Trabalho e educação são categorias centrais na explicação das relações sociais e, em decorrência, da vida humana na totalidade social. Há tempos atrás, eram possibilidades simultâneas, educava-se trabalhando e trabalhava para se educar. Com as mudanças ao longo da História, educação e trabalho se separaram passando a ocupar lugares cada vez mais distanciados entre si na sociedade atual. O trabalho pedagógico torna-se central na educação institucionalizada e impactará e será impactado pela configuração social, podendo ser um elo de reestabelecimento da conexão entre trabalho e educação. O presente estudo objetivou refletir sobre o trabalho pedagógico na perspectiva emancipatória e o movimento dialético de sentidos que há entre essas categorias. Inicialmente, realizou-se levantamento de dados em textos de autores(as) selecionados(as) pela aderência à temática. Produziu-se um texto inicial que foi submetido à leitura da comunidade acadêmica. Após sua aprovação, realizou-se o estudo, desmontando-o e reconstituindo os sentidos, a fim de sistematizá-los nesta produção, revendo sentidos, ampliando-os e comparando-os. Para tanto, lançou-se mão do recurso de elaboração de tabelas para poder comparar e analisar. Esses são procedimentos da Análise dos Movimentos de Sentido (AMS). Trata-se de técnica desenvolvida na comunidade acadêmica antes referida. Assim, mediante a análise dos movimentos evidenciados nas obras analisadas e estudadas, o trabalho pedagógico como possibilidade de práxis torna-se importante para a efetivação de uma totalidade social diferente da que se tem. Entretanto, para que possibilite a práxis, precisa ser produzido em conjunto, não somente pelos professores e professoras, mas pelos estudantes, equipe diretiva e demais trabalhadores e trabalhadoras da escola, tornando-se integrante de uma proposta de mudança social. Concebido como tal, esse trabalho, de caráter práxico, pode ser fundamental na luta por uma educação de igual qualidade para todos(as), na medida em que se configura como ação consciente de sujeitos organizados em seus coletivos.
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