Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Plínio Carlos Souza Corrêa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Emilene Corrêa, Bernd, Zilá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/17
Resumo: O artigo trata da apresentação da Antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil, projeto que visa a apresentar um panorama da poesia afro-brasileira, desde suas origens em 1859 até 2010, procurando resgatar a memória social do negro no Brasil e o conseqüente processo de formação de uma consciência de ser negro. A antologia busca preencher uma lacuna na Educação Básica brasileira,  fornecendo material para professores de literatura e cultura afro-brasileira, com vistas às mudanças no ensino após a promulgação da Lei nº. 10.639/03. Discutese o impacto da referida lei e analisamse seus problemas legais,  principalmente a falta de explicitação das formas como se dará a capacitação docente para o processo ensino-aprendizagem de cultura e história afros. Palavras-chave: Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Lei nº. 10.639/03. Memória Social; Identidade. Abstract: This article presents the Antologia de poesia  afro-brasileira: 150 anos de  consciência negra no Brasil,  Project that presents a comprehensive survey of the african  brazilian poetry, since it’s roots in 1859 up to 2010, attempting to bring back the social memory of black people in Brazil and the process of a black consciousness formation. The anthology attempts to fill a gap in the brazilian Basic Education, providing material to Literature and African brazilian Culture teachers, accordingly to the changes in teaching after the sanctioning of the Law 10.693/03. The impact of this law is discussed and its legal problems are analyzed, emphasizing the lack of indication on how the teachers training will work, aiming the teaching-learning process of african brazilian culture and history. Keywords: African Brazilian Literature; Basic Education; Law 10.639/03. Social Memory; Identity.
id UNILASALLE-2_6c0a1c7049a2465b028c005a09f6e536
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/17
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Memória Social; IdentidadeO artigo trata da apresentação da Antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil, projeto que visa a apresentar um panorama da poesia afro-brasileira, desde suas origens em 1859 até 2010, procurando resgatar a memória social do negro no Brasil e o conseqüente processo de formação de uma consciência de ser negro. A antologia busca preencher uma lacuna na Educação Básica brasileira,  fornecendo material para professores de literatura e cultura afro-brasileira, com vistas às mudanças no ensino após a promulgação da Lei nº. 10.639/03. Discutese o impacto da referida lei e analisamse seus problemas legais,  principalmente a falta de explicitação das formas como se dará a capacitação docente para o processo ensino-aprendizagem de cultura e história afros. Palavras-chave: Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Lei nº. 10.639/03. Memória Social; Identidade. Abstract: This article presents the Antologia de poesia  afro-brasileira: 150 anos de  consciência negra no Brasil,  Project that presents a comprehensive survey of the african  brazilian poetry, since it’s roots in 1859 up to 2010, attempting to bring back the social memory of black people in Brazil and the process of a black consciousness formation. The anthology attempts to fill a gap in the brazilian Basic Education, providing material to Literature and African brazilian Culture teachers, accordingly to the changes in teaching after the sanctioning of the Law 10.693/03. The impact of this law is discussed and its legal problems are analyzed, emphasizing the lack of indication on how the teachers training will work, aiming the teaching-learning process of african brazilian culture and history. Keywords: African Brazilian Literature; Basic Education; Law 10.639/03. Social Memory; Identity.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasJunior, Plínio Carlos Souza CorrêaSouza, Emilene CorrêaBernd, Zilá2011-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1710.18316/17Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 2 (2010); p. 11-202236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/17/26info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-04T19:22:23Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/17Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-08-04T19:22:23Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03
title Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03
spellingShingle Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03
Junior, Plínio Carlos Souza Corrêa
Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Memória Social; Identidade
title_short Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03
title_full Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03
title_fullStr Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03
title_full_unstemmed Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03
title_sort Antologia de poesia afro-brasileira e a educação básica: mudanças no ensino de literatura após a lei nº. 10.639/03
author Junior, Plínio Carlos Souza Corrêa
author_facet Junior, Plínio Carlos Souza Corrêa
Souza, Emilene Corrêa
Bernd, Zilá
author_role author
author2 Souza, Emilene Corrêa
Bernd, Zilá
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Plínio Carlos Souza Corrêa
Souza, Emilene Corrêa
Bernd, Zilá
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Memória Social; Identidade
topic Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Memória Social; Identidade
description O artigo trata da apresentação da Antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil, projeto que visa a apresentar um panorama da poesia afro-brasileira, desde suas origens em 1859 até 2010, procurando resgatar a memória social do negro no Brasil e o conseqüente processo de formação de uma consciência de ser negro. A antologia busca preencher uma lacuna na Educação Básica brasileira,  fornecendo material para professores de literatura e cultura afro-brasileira, com vistas às mudanças no ensino após a promulgação da Lei nº. 10.639/03. Discutese o impacto da referida lei e analisamse seus problemas legais,  principalmente a falta de explicitação das formas como se dará a capacitação docente para o processo ensino-aprendizagem de cultura e história afros. Palavras-chave: Literatura afrobrasileira; Educação Básica; Lei nº. 10.639/03. Memória Social; Identidade. Abstract: This article presents the Antologia de poesia  afro-brasileira: 150 anos de  consciência negra no Brasil,  Project that presents a comprehensive survey of the african  brazilian poetry, since it’s roots in 1859 up to 2010, attempting to bring back the social memory of black people in Brazil and the process of a black consciousness formation. The anthology attempts to fill a gap in the brazilian Basic Education, providing material to Literature and African brazilian Culture teachers, accordingly to the changes in teaching after the sanctioning of the Law 10.693/03. The impact of this law is discussed and its legal problems are analyzed, emphasizing the lack of indication on how the teachers training will work, aiming the teaching-learning process of african brazilian culture and history. Keywords: African Brazilian Literature; Basic Education; Law 10.639/03. Social Memory; Identity.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/17
10.18316/17
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/17
identifier_str_mv 10.18316/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/17/26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 2 (2010); p. 11-20
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165869298253824