Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983 |
Resumo: | Este estudo aborda a formação inicial de professores sob a ótica dos alunos matriculados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI. Investigamos como a formação de professores contribui para o acesso dos futuros docentes às tecnologias digitais, bem como para inserção dessas em sua futura prática profissional. Verificou-se ainda se os sujeitos pesquisados se sentem preparados para trabalhar com as tecnologias digitais em sua futura prática docente. Este trabalho possui cunho qualitativo, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a aplicação de questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. A relevância da discussão apresentada está em considerar que a formação inicial de professores é fundamental para a inserção de um ensino que se alinhe às novas tecnologias. |
id |
UNILASALLE-2_7161257054974832823ce17d3e7988eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7983 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitaisEducação; Ciências Humanas; GeografiaFormação de professores; Tecnologias digitais; Geografia.Este estudo aborda a formação inicial de professores sob a ótica dos alunos matriculados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI. Investigamos como a formação de professores contribui para o acesso dos futuros docentes às tecnologias digitais, bem como para inserção dessas em sua futura prática profissional. Verificou-se ainda se os sujeitos pesquisados se sentem preparados para trabalhar com as tecnologias digitais em sua futura prática docente. Este trabalho possui cunho qualitativo, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a aplicação de questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. A relevância da discussão apresentada está em considerar que a formação inicial de professores é fundamental para a inserção de um ensino que se alinhe às novas tecnologias.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasNicacio, Laudiceia RodriguesAlmeida, Gil Derlan SilvaSilveira, Thiago Coelho2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/798310.18316/recc.v26i2.7983Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-142236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-09T15:17:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7983Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-09-09T15:17:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais |
title |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais |
spellingShingle |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais Nicacio, Laudiceia Rodrigues Educação; Ciências Humanas; Geografia Formação de professores; Tecnologias digitais; Geografia. |
title_short |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais |
title_full |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais |
title_fullStr |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais |
title_sort |
Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais |
author |
Nicacio, Laudiceia Rodrigues |
author_facet |
Nicacio, Laudiceia Rodrigues Almeida, Gil Derlan Silva Silveira, Thiago Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Gil Derlan Silva Silveira, Thiago Coelho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicacio, Laudiceia Rodrigues Almeida, Gil Derlan Silva Silveira, Thiago Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Humanas; Geografia Formação de professores; Tecnologias digitais; Geografia. |
topic |
Educação; Ciências Humanas; Geografia Formação de professores; Tecnologias digitais; Geografia. |
description |
Este estudo aborda a formação inicial de professores sob a ótica dos alunos matriculados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI. Investigamos como a formação de professores contribui para o acesso dos futuros docentes às tecnologias digitais, bem como para inserção dessas em sua futura prática profissional. Verificou-se ainda se os sujeitos pesquisados se sentem preparados para trabalhar com as tecnologias digitais em sua futura prática docente. Este trabalho possui cunho qualitativo, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a aplicação de questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. A relevância da discussão apresentada está em considerar que a formação inicial de professores é fundamental para a inserção de um ensino que se alinhe às novas tecnologias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983 10.18316/recc.v26i2.7983 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v26i2.7983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-14 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165868967952384 |