Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicacio, Laudiceia Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Gil Derlan Silva, Silveira, Thiago Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983
Resumo: Este estudo aborda a formação inicial de professores sob a ótica dos alunos matriculados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI. Investigamos como a formação de professores contribui para o acesso dos futuros docentes às tecnologias digitais, bem como para inserção dessas em sua futura prática profissional. Verificou-se ainda se os sujeitos pesquisados se sentem preparados para trabalhar com as tecnologias digitais em sua futura prática docente. Este trabalho possui cunho qualitativo, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a aplicação de questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. A relevância da discussão apresentada está em considerar que a formação inicial de professores é fundamental para a inserção de um ensino que se alinhe às novas tecnologias.
id UNILASALLE-2_7161257054974832823ce17d3e7988eb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7983
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitaisEducação; Ciências Humanas; GeografiaFormação de professores; Tecnologias digitais; Geografia.Este estudo aborda a formação inicial de professores sob a ótica dos alunos matriculados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI. Investigamos como a formação de professores contribui para o acesso dos futuros docentes às tecnologias digitais, bem como para inserção dessas em sua futura prática profissional. Verificou-se ainda se os sujeitos pesquisados se sentem preparados para trabalhar com as tecnologias digitais em sua futura prática docente. Este trabalho possui cunho qualitativo, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a aplicação de questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. A relevância da discussão apresentada está em considerar que a formação inicial de professores é fundamental para a inserção de um ensino que se alinhe às novas tecnologias.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasNicacio, Laudiceia RodriguesAlmeida, Gil Derlan SilvaSilveira, Thiago Coelho2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/798310.18316/recc.v26i2.7983Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-142236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-09T15:17:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7983Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-09-09T15:17:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
title Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
spellingShingle Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
Nicacio, Laudiceia Rodrigues
Educação; Ciências Humanas; Geografia
Formação de professores; Tecnologias digitais; Geografia.
title_short Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
title_full Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
title_fullStr Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
title_sort Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais
author Nicacio, Laudiceia Rodrigues
author_facet Nicacio, Laudiceia Rodrigues
Almeida, Gil Derlan Silva
Silveira, Thiago Coelho
author_role author
author2 Almeida, Gil Derlan Silva
Silveira, Thiago Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicacio, Laudiceia Rodrigues
Almeida, Gil Derlan Silva
Silveira, Thiago Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas; Geografia
Formação de professores; Tecnologias digitais; Geografia.
topic Educação; Ciências Humanas; Geografia
Formação de professores; Tecnologias digitais; Geografia.
description Este estudo aborda a formação inicial de professores sob a ótica dos alunos matriculados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI. Investigamos como a formação de professores contribui para o acesso dos futuros docentes às tecnologias digitais, bem como para inserção dessas em sua futura prática profissional. Verificou-se ainda se os sujeitos pesquisados se sentem preparados para trabalhar com as tecnologias digitais em sua futura prática docente. Este trabalho possui cunho qualitativo, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a aplicação de questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. A relevância da discussão apresentada está em considerar que a formação inicial de professores é fundamental para a inserção de um ensino que se alinhe às novas tecnologias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983
10.18316/recc.v26i2.7983
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i2.7983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7983/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-14
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165868967952384