A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Julio Cesar Touguinha de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kautzmann, Rubens Müller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/51
Resumo: No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais  sobre a filosofia ocidental, tendo como objetivo evidenciar como a nossa civilização, a partir do empirismo representado pela ciência experimental e pela negação da tradição proposta pela filosofia nos séculos XVI e XVII, acabou por articular a crise ambiental que vivemos, a qual, na visão de Heidegger, se traduz por um desenraizamento daquilo que constitui o ser humano, fazendo-o perder a capacidade de saber habitar, acolher e dialogar com o mundo. Ainda dentro de nossa proposta, procuramos evidenciar a potencialidade de uma ética ambiental em Educação Ambiental que, em reabilitando a tradição entendida por Gadamer, nos permita, através da dialética do ouvir, encontrar um linguajar que torne possível compreender as questões que a natureza nos apresenta.Palavras-chave: tradição; linguagem; Educação Ambiental; sustentabilidade The Philosophy of nature and environmental education: critical reflection in searc of an ethical managementABSTRACTThis article presents some critical reflections on the Western philosophy, with the purpose of demonstrating how our civilization, as from the empiricism represented by the experimental science and by the denying of the tradition proposed by the philosophy in the 16th and 17th  centuries resulted in the present environmental crisis, which, according to Heidegger, exposes an uprooting from what conforms the human being and makes him/her  lose the capability to know how to inhabit, to give shelter and to dialogue with the world. Also is part of the proposal of this work to evince the potential of an environmental ethics within the Environmental Education that, by rehabiliting the tradition under Gadamer’s concepts, should permit, by means of the hearing dialectics, to find a language that makes possible to understand the issues presented by the Nature.Key-words: tradition, language, Environmental Education, sustainability
id UNILASALLE-2_918c7e224508ef10c0fffe9a9ad3ff7d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/51
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção éticaTradição; Linguagem; Educação Ambiental; SustentabilidadeNo presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais  sobre a filosofia ocidental, tendo como objetivo evidenciar como a nossa civilização, a partir do empirismo representado pela ciência experimental e pela negação da tradição proposta pela filosofia nos séculos XVI e XVII, acabou por articular a crise ambiental que vivemos, a qual, na visão de Heidegger, se traduz por um desenraizamento daquilo que constitui o ser humano, fazendo-o perder a capacidade de saber habitar, acolher e dialogar com o mundo. Ainda dentro de nossa proposta, procuramos evidenciar a potencialidade de uma ética ambiental em Educação Ambiental que, em reabilitando a tradição entendida por Gadamer, nos permita, através da dialética do ouvir, encontrar um linguajar que torne possível compreender as questões que a natureza nos apresenta.Palavras-chave: tradição; linguagem; Educação Ambiental; sustentabilidade The Philosophy of nature and environmental education: critical reflection in searc of an ethical managementABSTRACTThis article presents some critical reflections on the Western philosophy, with the purpose of demonstrating how our civilization, as from the empiricism represented by the experimental science and by the denying of the tradition proposed by the philosophy in the 16th and 17th  centuries resulted in the present environmental crisis, which, according to Heidegger, exposes an uprooting from what conforms the human being and makes him/her  lose the capability to know how to inhabit, to give shelter and to dialogue with the world. Also is part of the proposal of this work to evince the potential of an environmental ethics within the Environmental Education that, by rehabiliting the tradition under Gadamer’s concepts, should permit, by means of the hearing dialectics, to find a language that makes possible to understand the issues presented by the Nature.Key-words: tradition, language, Environmental Education, sustainabilityUniversidade LaSalle - Unilasalle CanoasAlmeida, Julio Cesar Touguinha deKautzmann, Rubens Müller2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5110.18316/51Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 43-562236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/51/70info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-04T19:25:27Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/51Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-08-04T19:25:27Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
title A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
spellingShingle A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
Almeida, Julio Cesar Touguinha de
Tradição; Linguagem; Educação Ambiental; Sustentabilidade
title_short A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
title_full A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
title_fullStr A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
title_full_unstemmed A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
title_sort A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética
author Almeida, Julio Cesar Touguinha de
author_facet Almeida, Julio Cesar Touguinha de
Kautzmann, Rubens Müller
author_role author
author2 Kautzmann, Rubens Müller
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Julio Cesar Touguinha de
Kautzmann, Rubens Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Tradição; Linguagem; Educação Ambiental; Sustentabilidade
topic Tradição; Linguagem; Educação Ambiental; Sustentabilidade
description No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais  sobre a filosofia ocidental, tendo como objetivo evidenciar como a nossa civilização, a partir do empirismo representado pela ciência experimental e pela negação da tradição proposta pela filosofia nos séculos XVI e XVII, acabou por articular a crise ambiental que vivemos, a qual, na visão de Heidegger, se traduz por um desenraizamento daquilo que constitui o ser humano, fazendo-o perder a capacidade de saber habitar, acolher e dialogar com o mundo. Ainda dentro de nossa proposta, procuramos evidenciar a potencialidade de uma ética ambiental em Educação Ambiental que, em reabilitando a tradição entendida por Gadamer, nos permita, através da dialética do ouvir, encontrar um linguajar que torne possível compreender as questões que a natureza nos apresenta.Palavras-chave: tradição; linguagem; Educação Ambiental; sustentabilidade The Philosophy of nature and environmental education: critical reflection in searc of an ethical managementABSTRACTThis article presents some critical reflections on the Western philosophy, with the purpose of demonstrating how our civilization, as from the empiricism represented by the experimental science and by the denying of the tradition proposed by the philosophy in the 16th and 17th  centuries resulted in the present environmental crisis, which, according to Heidegger, exposes an uprooting from what conforms the human being and makes him/her  lose the capability to know how to inhabit, to give shelter and to dialogue with the world. Also is part of the proposal of this work to evince the potential of an environmental ethics within the Environmental Education that, by rehabiliting the tradition under Gadamer’s concepts, should permit, by means of the hearing dialectics, to find a language that makes possible to understand the issues presented by the Nature.Key-words: tradition, language, Environmental Education, sustainability
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/51
10.18316/51
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/51
identifier_str_mv 10.18316/51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/51/70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 43-56
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870331101184