Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valentim
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andreoli, Vanessa Marion, Gonçalves, Michelle Bocchi, Dahmer, Gilson Walmor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574
Resumo: Neste relato busca-se apresentar a experiência vivenciada em uma turma de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, em itinerância e alternância. Para auxiliar na construção da identidade docente e a constituição da formação do professor educador do campo, propôs-se a utilização de metodologias alternativas que contemplassem a pedagogia do movimento no paradigma emancipatório, tais como: aprendizagem por projeto, trama conceitual, docência compartilhada e autoavaliação qualitativa emancipatória. Os encaminhamentos se deram em consonância com os princípios da educação do campo, que almejam a construção de uma educação emancipatória por meio do reconhecimento crítico da realidade e da apropriação de conhecimentos necessários para ações pautadas na transformação social.
id UNILASALLE-2_9a20c50f7586061253f87afd6f9b2689
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4574
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatórioEducação; Ciências Sociais; Cultura; Ciências HumanasEducação; Ciências; Cultura; HumanasNeste relato busca-se apresentar a experiência vivenciada em uma turma de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, em itinerância e alternância. Para auxiliar na construção da identidade docente e a constituição da formação do professor educador do campo, propôs-se a utilização de metodologias alternativas que contemplassem a pedagogia do movimento no paradigma emancipatório, tais como: aprendizagem por projeto, trama conceitual, docência compartilhada e autoavaliação qualitativa emancipatória. Os encaminhamentos se deram em consonância com os princípios da educação do campo, que almejam a construção de uma educação emancipatória por meio do reconhecimento crítico da realidade e da apropriação de conhecimentos necessários para ações pautadas na transformação social.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasSilva, ValentimAndreoli, Vanessa MarionGonçalves, Michelle BocchiDahmer, Gilson Walmor2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/457410.18316/recc.v24i1.4574Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 53-702236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4574Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
title Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
spellingShingle Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
Silva, Valentim
Educação; Ciências Sociais; Cultura; Ciências Humanas
Educação; Ciências; Cultura; Humanas
title_short Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
title_full Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
title_fullStr Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
title_full_unstemmed Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
title_sort Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
author Silva, Valentim
author_facet Silva, Valentim
Andreoli, Vanessa Marion
Gonçalves, Michelle Bocchi
Dahmer, Gilson Walmor
author_role author
author2 Andreoli, Vanessa Marion
Gonçalves, Michelle Bocchi
Dahmer, Gilson Walmor
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valentim
Andreoli, Vanessa Marion
Gonçalves, Michelle Bocchi
Dahmer, Gilson Walmor
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Sociais; Cultura; Ciências Humanas
Educação; Ciências; Cultura; Humanas
topic Educação; Ciências Sociais; Cultura; Ciências Humanas
Educação; Ciências; Cultura; Humanas
description Neste relato busca-se apresentar a experiência vivenciada em uma turma de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, em itinerância e alternância. Para auxiliar na construção da identidade docente e a constituição da formação do professor educador do campo, propôs-se a utilização de metodologias alternativas que contemplassem a pedagogia do movimento no paradigma emancipatório, tais como: aprendizagem por projeto, trama conceitual, docência compartilhada e autoavaliação qualitativa emancipatória. Os encaminhamentos se deram em consonância com os princípios da educação do campo, que almejam a construção de uma educação emancipatória por meio do reconhecimento crítico da realidade e da apropriação de conhecimentos necessários para ações pautadas na transformação social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574
10.18316/recc.v24i1.4574
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i1.4574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 53-70
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165871151087616