Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574 |
Resumo: | Neste relato busca-se apresentar a experiência vivenciada em uma turma de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, em itinerância e alternância. Para auxiliar na construção da identidade docente e a constituição da formação do professor educador do campo, propôs-se a utilização de metodologias alternativas que contemplassem a pedagogia do movimento no paradigma emancipatório, tais como: aprendizagem por projeto, trama conceitual, docência compartilhada e autoavaliação qualitativa emancipatória. Os encaminhamentos se deram em consonância com os princípios da educação do campo, que almejam a construção de uma educação emancipatória por meio do reconhecimento crítico da realidade e da apropriação de conhecimentos necessários para ações pautadas na transformação social. |
id |
UNILASALLE-2_9a20c50f7586061253f87afd6f9b2689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4574 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatórioEducação; Ciências Sociais; Cultura; Ciências HumanasEducação; Ciências; Cultura; HumanasNeste relato busca-se apresentar a experiência vivenciada em uma turma de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, em itinerância e alternância. Para auxiliar na construção da identidade docente e a constituição da formação do professor educador do campo, propôs-se a utilização de metodologias alternativas que contemplassem a pedagogia do movimento no paradigma emancipatório, tais como: aprendizagem por projeto, trama conceitual, docência compartilhada e autoavaliação qualitativa emancipatória. Os encaminhamentos se deram em consonância com os princípios da educação do campo, que almejam a construção de uma educação emancipatória por meio do reconhecimento crítico da realidade e da apropriação de conhecimentos necessários para ações pautadas na transformação social.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasSilva, ValentimAndreoli, Vanessa MarionGonçalves, Michelle BocchiDahmer, Gilson Walmor2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/457410.18316/recc.v24i1.4574Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 53-702236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4574Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório |
title |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório |
spellingShingle |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório Silva, Valentim Educação; Ciências Sociais; Cultura; Ciências Humanas Educação; Ciências; Cultura; Humanas |
title_short |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório |
title_full |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório |
title_fullStr |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório |
title_sort |
Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório |
author |
Silva, Valentim |
author_facet |
Silva, Valentim Andreoli, Vanessa Marion Gonçalves, Michelle Bocchi Dahmer, Gilson Walmor |
author_role |
author |
author2 |
Andreoli, Vanessa Marion Gonçalves, Michelle Bocchi Dahmer, Gilson Walmor |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valentim Andreoli, Vanessa Marion Gonçalves, Michelle Bocchi Dahmer, Gilson Walmor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Sociais; Cultura; Ciências Humanas Educação; Ciências; Cultura; Humanas |
topic |
Educação; Ciências Sociais; Cultura; Ciências Humanas Educação; Ciências; Cultura; Humanas |
description |
Neste relato busca-se apresentar a experiência vivenciada em uma turma de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, em itinerância e alternância. Para auxiliar na construção da identidade docente e a constituição da formação do professor educador do campo, propôs-se a utilização de metodologias alternativas que contemplassem a pedagogia do movimento no paradigma emancipatório, tais como: aprendizagem por projeto, trama conceitual, docência compartilhada e autoavaliação qualitativa emancipatória. Os encaminhamentos se deram em consonância com os princípios da educação do campo, que almejam a construção de uma educação emancipatória por meio do reconhecimento crítico da realidade e da apropriação de conhecimentos necessários para ações pautadas na transformação social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574 10.18316/recc.v24i1.4574 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v24i1.4574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4574/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 53-70 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165871151087616 |