Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Grieco Nascimento e
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Orth, Miguel Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/43
Resumo: O presente artigo realiza uma reflexão sobre a proposta artística – educativa  construída pelas educadoras e educandas da Royale Escola de Dança e Integração Social, que utiliza a arte e a educação como agentes motivadoras no desenvolvimento das potencialidades e na inclusão social, cultural e educacional de seu público, exposto a situações de vulnerabilidade em oito regiões periféricas. Realiza aulas de Ballet Clássico, artes plásticas e língua francesa, bem como apoio pedagógico e psicológico para 200 crianças, adolescentes e jovens no turno inverso ao das escolas públicas. A proposta artístico-educativa realiza-se por meio de um trabalho interdisciplinar baseado nos princípios de Paulo Freire e nos quatro pilares da educação propostos por Jacques Delors, utilizando o Tema Gerador do espetáculo de dança apresentado no final de cada ano e escolhido pelas educandas através de um processo eletivo direto, como instrumento para a reflexão e transformação pessoal, social e política. Assim, a sensibilidade é construída, o talento é formado, a inspiração adquirida, a emoção preparada, propiciando a cada educanda os instrumentos necessários para sua auto-expressão. PALAVRAS-CHAVES: Educação; dança; terceiro setor RESUMÉE: Cet article réalise une réflexion sur une proposition artistique-educative construit pour lês éducateurs et les élèves de Royale École de Danse et Intégration Sociale, qui utilise l’art et l’éducation comme des agents motivateurs dans Le dévelopement des potencialités e dans l’inclusion sociale, culturelle et scolaire de son public, toujour exposé aux situations de vulnérabilité, dans huit régions périphériques. Cette école réalise classes de Ballet Classique, arts plastiques et langue française, aussi bien que offre du soutien pédagogique et psichologique pour 200 enfants, adolescents et jeunes adultes dans Le tour inverse à ce de les écoles publiques. La proposition artistiqueéducative a lieu à travers un travail interdisciplinaire basé aux principes de Paulo Freire et aux quatre piliers de l’éducation proposés par Jacques Delors, en utilisant le Sujet Générateur du spectacle de danse presente à la fin de chaque anée et qui est choisi par les élèves à travers un processus électif direct, comme instrument pour La réflexion et la transformation personnelle, sociale et politique. Ainsi, la sensibilité est construite, le talent est formée, l’inspiration acquise, l’émotion préparée, en rendant propice à chaque élève les instruments nécessaires pour l’expression de soimême. MOTS-CLÉS: éducation, danse ET troisième secteur
id UNILASALLE-2_9aefb2406501b97a30a9c7a35b4428f4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/43
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.Educação; Dança; Terceiro setorO presente artigo realiza uma reflexão sobre a proposta artística – educativa  construída pelas educadoras e educandas da Royale Escola de Dança e Integração Social, que utiliza a arte e a educação como agentes motivadoras no desenvolvimento das potencialidades e na inclusão social, cultural e educacional de seu público, exposto a situações de vulnerabilidade em oito regiões periféricas. Realiza aulas de Ballet Clássico, artes plásticas e língua francesa, bem como apoio pedagógico e psicológico para 200 crianças, adolescentes e jovens no turno inverso ao das escolas públicas. A proposta artístico-educativa realiza-se por meio de um trabalho interdisciplinar baseado nos princípios de Paulo Freire e nos quatro pilares da educação propostos por Jacques Delors, utilizando o Tema Gerador do espetáculo de dança apresentado no final de cada ano e escolhido pelas educandas através de um processo eletivo direto, como instrumento para a reflexão e transformação pessoal, social e política. Assim, a sensibilidade é construída, o talento é formado, a inspiração adquirida, a emoção preparada, propiciando a cada educanda os instrumentos necessários para sua auto-expressão. PALAVRAS-CHAVES: Educação; dança; terceiro setor RESUMÉE: Cet article réalise une réflexion sur une proposition artistique-educative construit pour lês éducateurs et les élèves de Royale École de Danse et Intégration Sociale, qui utilise l’art et l’éducation comme des agents motivateurs dans Le dévelopement des potencialités e dans l’inclusion sociale, culturelle et scolaire de son public, toujour exposé aux situations de vulnérabilité, dans huit régions périphériques. Cette école réalise classes de Ballet Classique, arts plastiques et langue française, aussi bien que offre du soutien pédagogique et psichologique pour 200 enfants, adolescents et jeunes adultes dans Le tour inverse à ce de les écoles publiques. La proposition artistiqueéducative a lieu à travers un travail interdisciplinaire basé aux principes de Paulo Freire et aux quatre piliers de l’éducation proposés par Jacques Delors, en utilisant le Sujet Générateur du spectacle de danse presente à la fin de chaque anée et qui est choisi par les élèves à travers un processus électif direct, comme instrument pour La réflexion et la transformation personnelle, sociale et politique. Ainsi, la sensibilité est construite, le talent est formée, l’inspiration acquise, l’émotion préparée, en rendant propice à chaque élève les instruments nécessaires pour l’expression de soimême. MOTS-CLÉS: éducation, danse ET troisième secteurUniversidade LaSalle - Unilasalle CanoasSilva, Daniela Grieco Nascimento eOrth, Miguel Alfredo2011-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4310.18316/43Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 1 (2010); p. 101-1162236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/43/59info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:42:08Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/43Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:42:08Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.
title Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.
spellingShingle Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.
Silva, Daniela Grieco Nascimento e
Educação; Dança; Terceiro setor
title_short Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.
title_full Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.
title_fullStr Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.
title_full_unstemmed Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.
title_sort Uma experiência educativa no terceiro setor brasileiro.
author Silva, Daniela Grieco Nascimento e
author_facet Silva, Daniela Grieco Nascimento e
Orth, Miguel Alfredo
author_role author
author2 Orth, Miguel Alfredo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Grieco Nascimento e
Orth, Miguel Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Dança; Terceiro setor
topic Educação; Dança; Terceiro setor
description O presente artigo realiza uma reflexão sobre a proposta artística – educativa  construída pelas educadoras e educandas da Royale Escola de Dança e Integração Social, que utiliza a arte e a educação como agentes motivadoras no desenvolvimento das potencialidades e na inclusão social, cultural e educacional de seu público, exposto a situações de vulnerabilidade em oito regiões periféricas. Realiza aulas de Ballet Clássico, artes plásticas e língua francesa, bem como apoio pedagógico e psicológico para 200 crianças, adolescentes e jovens no turno inverso ao das escolas públicas. A proposta artístico-educativa realiza-se por meio de um trabalho interdisciplinar baseado nos princípios de Paulo Freire e nos quatro pilares da educação propostos por Jacques Delors, utilizando o Tema Gerador do espetáculo de dança apresentado no final de cada ano e escolhido pelas educandas através de um processo eletivo direto, como instrumento para a reflexão e transformação pessoal, social e política. Assim, a sensibilidade é construída, o talento é formado, a inspiração adquirida, a emoção preparada, propiciando a cada educanda os instrumentos necessários para sua auto-expressão. PALAVRAS-CHAVES: Educação; dança; terceiro setor RESUMÉE: Cet article réalise une réflexion sur une proposition artistique-educative construit pour lês éducateurs et les élèves de Royale École de Danse et Intégration Sociale, qui utilise l’art et l’éducation comme des agents motivateurs dans Le dévelopement des potencialités e dans l’inclusion sociale, culturelle et scolaire de son public, toujour exposé aux situations de vulnérabilité, dans huit régions périphériques. Cette école réalise classes de Ballet Classique, arts plastiques et langue française, aussi bien que offre du soutien pédagogique et psichologique pour 200 enfants, adolescents et jeunes adultes dans Le tour inverse à ce de les écoles publiques. La proposition artistiqueéducative a lieu à travers un travail interdisciplinaire basé aux principes de Paulo Freire et aux quatre piliers de l’éducation proposés par Jacques Delors, en utilisant le Sujet Générateur du spectacle de danse presente à la fin de chaque anée et qui est choisi par les élèves à travers un processus électif direct, comme instrument pour La réflexion et la transformation personnelle, sociale et politique. Ainsi, la sensibilité est construite, le talent est formée, l’inspiration acquise, l’émotion préparée, en rendant propice à chaque élève les instruments nécessaires pour l’expression de soimême. MOTS-CLÉS: éducation, danse ET troisième secteur
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/43
10.18316/43
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/43
identifier_str_mv 10.18316/43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/43/59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 1 (2010); p. 101-116
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165869306642432