A Educação Brasileira e a Influência do Programa Norte-Americano de Cooperação Técnica Ponto IV na Década de 1950
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8141 |
Resumo: | Este artigo busca analisar as ações do Programa de Cooperação Técnica e Financeira norte-americano, Ponto IV, e suas implicações na educação brasileira na década de 1950. Esse programa foi implementado em regime de cooperação bilateral entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, através de acordos que fortaleceram as relações entre os dois países ao congregar metas governamentais e visar o desenvolvimento social e econômico em diferentes áreas estratégicas. Para entender como e em que medida se deu a influência do Programa de Cooperação norte-americano na educação, fizemos uso do conceito de hegemonia de Gramsci (1999) e da ideia de “zona de contato” formulada por Gilbert Joseph (2006), e observamos o espaço e a configuração das relações estabelecidas no contexto da Guerra Fria. Encontramos aporte no corpus documental da Embaixada do Brasil, do Ministério da Educação e do Departamento de Estado norte-americano. No tocante aos resultados da pesquisa, identificamos um determinado padrão de influência na área da educação, relacionado à formação profissional no ensino técnico, industrial e primário, bem como o intercâmbio de estudantes e profissionais brasileiros em universidades dos Estados Unidos. Entendemos o contexto internacional de inserção do Programa Ponto IV e o relacionamos com a política de desenvolvimento nacional, o que possibilitou compreender as diretrizes do programa ao considerar as contrapartidas dos acordos e suas consequências para a educação, que desvelam as relações internacionais e a intencionalidade dos Estados Unidos em aplicar o Ponto IV na América Latina e particularmente no Brasil.Palavras-chave: História; Educação; Cooperação Técnica; Influência norte-americana. |
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A Educação Brasileira e a Influência do Programa Norte-Americano de Cooperação Técnica Ponto IV na Década de 1950Educação; História da Educação; Ciências HumanasHistória; Educação; Cooperação Técnica; Influência Norte-americanaEste artigo busca analisar as ações do Programa de Cooperação Técnica e Financeira norte-americano, Ponto IV, e suas implicações na educação brasileira na década de 1950. Esse programa foi implementado em regime de cooperação bilateral entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, através de acordos que fortaleceram as relações entre os dois países ao congregar metas governamentais e visar o desenvolvimento social e econômico em diferentes áreas estratégicas. Para entender como e em que medida se deu a influência do Programa de Cooperação norte-americano na educação, fizemos uso do conceito de hegemonia de Gramsci (1999) e da ideia de “zona de contato” formulada por Gilbert Joseph (2006), e observamos o espaço e a configuração das relações estabelecidas no contexto da Guerra Fria. Encontramos aporte no corpus documental da Embaixada do Brasil, do Ministério da Educação e do Departamento de Estado norte-americano. No tocante aos resultados da pesquisa, identificamos um determinado padrão de influência na área da educação, relacionado à formação profissional no ensino técnico, industrial e primário, bem como o intercâmbio de estudantes e profissionais brasileiros em universidades dos Estados Unidos. Entendemos o contexto internacional de inserção do Programa Ponto IV e o relacionamos com a política de desenvolvimento nacional, o que possibilitou compreender as diretrizes do programa ao considerar as contrapartidas dos acordos e suas consequências para a educação, que desvelam as relações internacionais e a intencionalidade dos Estados Unidos em aplicar o Ponto IV na América Latina e particularmente no Brasil.Palavras-chave: História; Educação; Cooperação Técnica; Influência norte-americana.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasLaboratório do Tempo Presente, UFMGUniversidade de Chicago - EUANilton Ferreira Bittencourt Junior- UFPIMarlucia Menezes de Paiva - UFRNJailma Maria de Lima- UFRNde Oliveira, Roselia CristinaDe Paiva, Marlucia MenezesDe Lima, Jailma Maria2022-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/814110.18316/recc.v27i1.8141Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8141/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-06T12:29:14Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8141Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-06T12:29:14Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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