A Educação Brasileira e a Influência do Programa Norte-Americano de Cooperação Técnica Ponto IV na Década de 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Roselia Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: De Paiva, Marlucia Menezes, De Lima, Jailma Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8141
Resumo: Este artigo busca analisar as ações do Programa de Cooperação Técnica e Financeira norte-americano, Ponto IV, e suas implicações na educação brasileira na década de 1950. Esse programa foi implementado em regime de cooperação bilateral entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, através de acordos que fortaleceram as relações entre os dois países ao congregar metas governamentais e visar o desenvolvimento social e econômico em diferentes áreas estratégicas. Para entender como e em que medida se deu a influência do Programa de Cooperação norte-americano na educação, fizemos uso do conceito de hegemonia de Gramsci (1999) e da ideia de “zona de contato” formulada por Gilbert Joseph (2006), e  observamos o espaço e a configuração das relações estabelecidas no contexto da Guerra Fria. Encontramos aporte no corpus documental da Embaixada do Brasil, do Ministério da Educação e do Departamento de Estado norte-americano. No tocante aos resultados da pesquisa, identificamos um determinado padrão de influência na área da educação, relacionado à formação profissional no ensino técnico, industrial e primário, bem como o intercâmbio de estudantes e profissionais brasileiros em universidades dos Estados Unidos. Entendemos o contexto internacional de inserção do Programa Ponto IV e o relacionamos com a política de desenvolvimento nacional, o que possibilitou compreender as diretrizes do programa ao considerar as contrapartidas dos acordos e suas consequências para a educação, que desvelam as relações internacionais e a intencionalidade dos Estados Unidos em aplicar o Ponto IV na América Latina e particularmente no Brasil.Palavras-chave: História; Educação; Cooperação Técnica; Influência norte-americana.
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