Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Igor
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822
Resumo: : Este artigo tem como finalidade discorrer e apontar as possibilidades e pontecialidades da aprendizagem criativa no contexto educacional. A formação docente neste sentido, se torna um dos fatores essenciais para que o processo de abordagem criativa seja aplicado na seara de ensino. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acerca  da importância do papel do professor no processo de aplicação da abordagem da aprendizagem criativa na educação considerando as possibilidade e potencialidade, além dos diversos desafios que a educação nacional enfrenta. Este artigo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica tendo como pressuposto a visão da metaepistemologia de contextos como metodologia utilizada. (MASCARENHAS, et al, 2019). Compreendemos que este manuscrito poderá colaborar para futuras pesquisas sobre a temática além de produzir, promover, sistematizar e consolidar o conhecimento sobre esse importante tema e sua necessária aplicação na educação.Palavras- chave: Aprendizagem criativa; formação docente; professor
id UNILASALLE-2_aad988c1966feae491e23ca18298a591
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9822
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na EducaçãoAprendizagem criativaformação docenteprofessor: Este artigo tem como finalidade discorrer e apontar as possibilidades e pontecialidades da aprendizagem criativa no contexto educacional. A formação docente neste sentido, se torna um dos fatores essenciais para que o processo de abordagem criativa seja aplicado na seara de ensino. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acerca  da importância do papel do professor no processo de aplicação da abordagem da aprendizagem criativa na educação considerando as possibilidade e potencialidade, além dos diversos desafios que a educação nacional enfrenta. Este artigo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica tendo como pressuposto a visão da metaepistemologia de contextos como metodologia utilizada. (MASCARENHAS, et al, 2019). Compreendemos que este manuscrito poderá colaborar para futuras pesquisas sobre a temática além de produzir, promover, sistematizar e consolidar o conhecimento sobre esse importante tema e sua necessária aplicação na educação.Palavras- chave: Aprendizagem criativa; formação docente; professorUniversidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/982210.18316/recc.v28i1.9822Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822/pdfCopyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCâmara, IgorMascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9822Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
title Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
spellingShingle Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
Câmara, Igor
Aprendizagem criativa
formação docente
professor
title_short Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
title_full Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
title_fullStr Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
title_full_unstemmed Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
title_sort Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
author Câmara, Igor
author_facet Câmara, Igor
Mascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento
author_role author
author2 Mascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Igor
Mascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem criativa
formação docente
professor
topic Aprendizagem criativa
formação docente
professor
description : Este artigo tem como finalidade discorrer e apontar as possibilidades e pontecialidades da aprendizagem criativa no contexto educacional. A formação docente neste sentido, se torna um dos fatores essenciais para que o processo de abordagem criativa seja aplicado na seara de ensino. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acerca  da importância do papel do professor no processo de aplicação da abordagem da aprendizagem criativa na educação considerando as possibilidade e potencialidade, além dos diversos desafios que a educação nacional enfrenta. Este artigo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica tendo como pressuposto a visão da metaepistemologia de contextos como metodologia utilizada. (MASCARENHAS, et al, 2019). Compreendemos que este manuscrito poderá colaborar para futuras pesquisas sobre a temática além de produzir, promover, sistematizar e consolidar o conhecimento sobre esse importante tema e sua necessária aplicação na educação.Palavras- chave: Aprendizagem criativa; formação docente; professor
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822
10.18316/recc.v28i1.9822
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i1.9822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320089452544