Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822 |
Resumo: | : Este artigo tem como finalidade discorrer e apontar as possibilidades e pontecialidades da aprendizagem criativa no contexto educacional. A formação docente neste sentido, se torna um dos fatores essenciais para que o processo de abordagem criativa seja aplicado na seara de ensino. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acerca da importância do papel do professor no processo de aplicação da abordagem da aprendizagem criativa na educação considerando as possibilidade e potencialidade, além dos diversos desafios que a educação nacional enfrenta. Este artigo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica tendo como pressuposto a visão da metaepistemologia de contextos como metodologia utilizada. (MASCARENHAS, et al, 2019). Compreendemos que este manuscrito poderá colaborar para futuras pesquisas sobre a temática além de produzir, promover, sistematizar e consolidar o conhecimento sobre esse importante tema e sua necessária aplicação na educação.Palavras- chave: Aprendizagem criativa; formação docente; professor |
id |
UNILASALLE-2_aad988c1966feae491e23ca18298a591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9822 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na EducaçãoAprendizagem criativaformação docenteprofessor: Este artigo tem como finalidade discorrer e apontar as possibilidades e pontecialidades da aprendizagem criativa no contexto educacional. A formação docente neste sentido, se torna um dos fatores essenciais para que o processo de abordagem criativa seja aplicado na seara de ensino. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acerca da importância do papel do professor no processo de aplicação da abordagem da aprendizagem criativa na educação considerando as possibilidade e potencialidade, além dos diversos desafios que a educação nacional enfrenta. Este artigo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica tendo como pressuposto a visão da metaepistemologia de contextos como metodologia utilizada. (MASCARENHAS, et al, 2019). Compreendemos que este manuscrito poderá colaborar para futuras pesquisas sobre a temática além de produzir, promover, sistematizar e consolidar o conhecimento sobre esse importante tema e sua necessária aplicação na educação.Palavras- chave: Aprendizagem criativa; formação docente; professorUniversidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/982210.18316/recc.v28i1.9822Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822/pdfCopyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCâmara, IgorMascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9822Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação |
title |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação |
spellingShingle |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação Câmara, Igor Aprendizagem criativa formação docente professor |
title_short |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação |
title_full |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação |
title_fullStr |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação |
title_full_unstemmed |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação |
title_sort |
Formação docente e aprendizagem criativa: O papel do professor no processo de aplicação da aprendizagem criativa na Educação |
author |
Câmara, Igor |
author_facet |
Câmara, Igor Mascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Mascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Câmara, Igor Mascarenhas, Suely Aparecida Do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem criativa formação docente professor |
topic |
Aprendizagem criativa formação docente professor |
description |
: Este artigo tem como finalidade discorrer e apontar as possibilidades e pontecialidades da aprendizagem criativa no contexto educacional. A formação docente neste sentido, se torna um dos fatores essenciais para que o processo de abordagem criativa seja aplicado na seara de ensino. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acerca da importância do papel do professor no processo de aplicação da abordagem da aprendizagem criativa na educação considerando as possibilidade e potencialidade, além dos diversos desafios que a educação nacional enfrenta. Este artigo conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica tendo como pressuposto a visão da metaepistemologia de contextos como metodologia utilizada. (MASCARENHAS, et al, 2019). Compreendemos que este manuscrito poderá colaborar para futuras pesquisas sobre a temática além de produzir, promover, sistematizar e consolidar o conhecimento sobre esse importante tema e sua necessária aplicação na educação.Palavras- chave: Aprendizagem criativa; formação docente; professor |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822 10.18316/recc.v28i1.9822 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i1.9822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9822/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320089452544 |