A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadão, Alberto Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029
Resumo: Diante da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de março de 2020 da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os sistemas educativos se viram diante da necessidade de reorganizar seus projetos de ensino, suas práticas didático-pedagógicas. Se pensar um novo formato educativo para os sujeitos urbanos já era complexo, imagine isso, numa modalidade educativa do campo que adota o regime de internato? O presente trabalho objetivou analisar os impactos provocados pela pandemia na Pedagogia da Alternância do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná, interior de Rondônia, e como isso afetou as perspectivas identitárias dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Recorre para isso, aos Estudos Culturais como campo teórico que concebe a escola como uma arena cultural multifacetada e pensa as identidades como relacionais, formadas historicamente. A partir da entrevista estruturada com os monitores (professores) e da Nota Técnica da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO) foi discutido como a Pedagogia da Alternância tem planejado e implementado estratégias de perpetuidade da educação do tempo-escola durante a pandemia. O estudo mostra que o CEFFA, recorreu às atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, com ênfase para a realização dos estágios de forma remota, robustecendo as atividades de pesquisas e experiências no tempo-comunidade.
id UNILASALLE-2_b5ae619108adbbf0ff5eaa782698d55b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8029
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”EducaçãoPedagogia; Alternância; Estudos; Culturais; Covid-19Diante da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de março de 2020 da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os sistemas educativos se viram diante da necessidade de reorganizar seus projetos de ensino, suas práticas didático-pedagógicas. Se pensar um novo formato educativo para os sujeitos urbanos já era complexo, imagine isso, numa modalidade educativa do campo que adota o regime de internato? O presente trabalho objetivou analisar os impactos provocados pela pandemia na Pedagogia da Alternância do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná, interior de Rondônia, e como isso afetou as perspectivas identitárias dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Recorre para isso, aos Estudos Culturais como campo teórico que concebe a escola como uma arena cultural multifacetada e pensa as identidades como relacionais, formadas historicamente. A partir da entrevista estruturada com os monitores (professores) e da Nota Técnica da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO) foi discutido como a Pedagogia da Alternância tem planejado e implementado estratégias de perpetuidade da educação do tempo-escola durante a pandemia. O estudo mostra que o CEFFA, recorreu às atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, com ênfase para a realização dos estágios de forma remota, robustecendo as atividades de pesquisas e experiências no tempo-comunidade.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasValadão, Alberto Dias2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/802910.18316/recc.v26i2.8029Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-152236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-09T15:17:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8029Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-09-09T15:17:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
title A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
spellingShingle A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
Valadão, Alberto Dias
Educação
Pedagogia; Alternância; Estudos; Culturais; Covid-19
title_short A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
title_full A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
title_fullStr A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
title_full_unstemmed A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
title_sort A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
author Valadão, Alberto Dias
author_facet Valadão, Alberto Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadão, Alberto Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia; Alternância; Estudos; Culturais; Covid-19
topic Educação
Pedagogia; Alternância; Estudos; Culturais; Covid-19
description Diante da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de março de 2020 da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os sistemas educativos se viram diante da necessidade de reorganizar seus projetos de ensino, suas práticas didático-pedagógicas. Se pensar um novo formato educativo para os sujeitos urbanos já era complexo, imagine isso, numa modalidade educativa do campo que adota o regime de internato? O presente trabalho objetivou analisar os impactos provocados pela pandemia na Pedagogia da Alternância do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná, interior de Rondônia, e como isso afetou as perspectivas identitárias dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Recorre para isso, aos Estudos Culturais como campo teórico que concebe a escola como uma arena cultural multifacetada e pensa as identidades como relacionais, formadas historicamente. A partir da entrevista estruturada com os monitores (professores) e da Nota Técnica da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO) foi discutido como a Pedagogia da Alternância tem planejado e implementado estratégias de perpetuidade da educação do tempo-escola durante a pandemia. O estudo mostra que o CEFFA, recorreu às atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, com ênfase para a realização dos estágios de forma remota, robustecendo as atividades de pesquisas e experiências no tempo-comunidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029
10.18316/recc.v26i2.8029
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i2.8029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-15
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870382481408