A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029 |
Resumo: | Diante da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de março de 2020 da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os sistemas educativos se viram diante da necessidade de reorganizar seus projetos de ensino, suas práticas didático-pedagógicas. Se pensar um novo formato educativo para os sujeitos urbanos já era complexo, imagine isso, numa modalidade educativa do campo que adota o regime de internato? O presente trabalho objetivou analisar os impactos provocados pela pandemia na Pedagogia da Alternância do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná, interior de Rondônia, e como isso afetou as perspectivas identitárias dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Recorre para isso, aos Estudos Culturais como campo teórico que concebe a escola como uma arena cultural multifacetada e pensa as identidades como relacionais, formadas historicamente. A partir da entrevista estruturada com os monitores (professores) e da Nota Técnica da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO) foi discutido como a Pedagogia da Alternância tem planejado e implementado estratégias de perpetuidade da educação do tempo-escola durante a pandemia. O estudo mostra que o CEFFA, recorreu às atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, com ênfase para a realização dos estágios de forma remota, robustecendo as atividades de pesquisas e experiências no tempo-comunidade. |
id |
UNILASALLE-2_b5ae619108adbbf0ff5eaa782698d55b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8029 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola”EducaçãoPedagogia; Alternância; Estudos; Culturais; Covid-19Diante da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de março de 2020 da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os sistemas educativos se viram diante da necessidade de reorganizar seus projetos de ensino, suas práticas didático-pedagógicas. Se pensar um novo formato educativo para os sujeitos urbanos já era complexo, imagine isso, numa modalidade educativa do campo que adota o regime de internato? O presente trabalho objetivou analisar os impactos provocados pela pandemia na Pedagogia da Alternância do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná, interior de Rondônia, e como isso afetou as perspectivas identitárias dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Recorre para isso, aos Estudos Culturais como campo teórico que concebe a escola como uma arena cultural multifacetada e pensa as identidades como relacionais, formadas historicamente. A partir da entrevista estruturada com os monitores (professores) e da Nota Técnica da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO) foi discutido como a Pedagogia da Alternância tem planejado e implementado estratégias de perpetuidade da educação do tempo-escola durante a pandemia. O estudo mostra que o CEFFA, recorreu às atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, com ênfase para a realização dos estágios de forma remota, robustecendo as atividades de pesquisas e experiências no tempo-comunidade.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasValadão, Alberto Dias2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/802910.18316/recc.v26i2.8029Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-152236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-09T15:17:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8029Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-09-09T15:17:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola” |
title |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola” |
spellingShingle |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola” Valadão, Alberto Dias Educação Pedagogia; Alternância; Estudos; Culturais; Covid-19 |
title_short |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola” |
title_full |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola” |
title_fullStr |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola” |
title_full_unstemmed |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola” |
title_sort |
A Pedagogia da alternância do CEFFA de Ji-Paraná frente à Covid-19: “A pandemia deu um nó no tempo-escola” |
author |
Valadão, Alberto Dias |
author_facet |
Valadão, Alberto Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valadão, Alberto Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia; Alternância; Estudos; Culturais; Covid-19 |
topic |
Educação Pedagogia; Alternância; Estudos; Culturais; Covid-19 |
description |
Diante da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de março de 2020 da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os sistemas educativos se viram diante da necessidade de reorganizar seus projetos de ensino, suas práticas didático-pedagógicas. Se pensar um novo formato educativo para os sujeitos urbanos já era complexo, imagine isso, numa modalidade educativa do campo que adota o regime de internato? O presente trabalho objetivou analisar os impactos provocados pela pandemia na Pedagogia da Alternância do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná, interior de Rondônia, e como isso afetou as perspectivas identitárias dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Recorre para isso, aos Estudos Culturais como campo teórico que concebe a escola como uma arena cultural multifacetada e pensa as identidades como relacionais, formadas historicamente. A partir da entrevista estruturada com os monitores (professores) e da Nota Técnica da Associação Estadual das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO) foi discutido como a Pedagogia da Alternância tem planejado e implementado estratégias de perpetuidade da educação do tempo-escola durante a pandemia. O estudo mostra que o CEFFA, recorreu às atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, com ênfase para a realização dos estágios de forma remota, robustecendo as atividades de pesquisas e experiências no tempo-comunidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029 10.18316/recc.v26i2.8029 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v26i2.8029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8029/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-15 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870382481408 |