Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Josimar de Aparecido, Leite, Amanda Regina, Fontoura, Juliana Gonçalves Viegas da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8834
Resumo: Este estudo analisa a participação dos profissionais da educação na gestão democrática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), enfocando especialmente os mecanismos de participação. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, seguindo abordagem mista (quanti-qualitativa), desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso do tipo instrumental em um IF da região sul do Brasil. Foi realizada análise documental e aplicação de questionário a 30 professores e 22 técnicos administrativos, perfazendo uma amostragem de 27% e 24% respectivamente, do total de profissionais que atuam no citado IF. O estudo aborda os princípios da gestão democrática e participação, apresenta o percurso metodológico do estudo e os dados produzidos por meio da análise documental e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a instituição pesquisada dispõe de vários mecanismos de participação de professores e técnico administrativos na gestão que se materializam em três pilares básicos para a efetivação da gestão democrática: as formas de provimento dos cargos de gestão, a participação na elaboração dos documentos norteadores do trabalho institucional e a participação em órgãos de representação.
id UNILASALLE-2_ba268b341deb96c66e5b600701b2be0c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8834
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaEducação. EnsinoGestão democrática; Participação; Institutos Federais.Este estudo analisa a participação dos profissionais da educação na gestão democrática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), enfocando especialmente os mecanismos de participação. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, seguindo abordagem mista (quanti-qualitativa), desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso do tipo instrumental em um IF da região sul do Brasil. Foi realizada análise documental e aplicação de questionário a 30 professores e 22 técnicos administrativos, perfazendo uma amostragem de 27% e 24% respectivamente, do total de profissionais que atuam no citado IF. O estudo aborda os princípios da gestão democrática e participação, apresenta o percurso metodológico do estudo e os dados produzidos por meio da análise documental e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a instituição pesquisada dispõe de vários mecanismos de participação de professores e técnico administrativos na gestão que se materializam em três pilares básicos para a efetivação da gestão democrática: as formas de provimento dos cargos de gestão, a participação na elaboração dos documentos norteadores do trabalho institucional e a participação em órgãos de representação.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fomento Interno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão eVieira, Marilandi Maria MascarelloVieira, Josimar de AparecidoLeite, Amanda ReginaFontoura, Juliana Gonçalves Viegas da2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/883410.18316/recc.v27i1.8834Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8834/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T12:39:47Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8834Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-09-14T12:39:47Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
spellingShingle Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Educação. Ensino
Gestão democrática; Participação; Institutos Federais.
title_short Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_full Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_fullStr Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_full_unstemmed Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_sort Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
author Vieira, Marilandi Maria Mascarello
author_facet Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Vieira, Josimar de Aparecido
Leite, Amanda Regina
Fontoura, Juliana Gonçalves Viegas da
author_role author
author2 Vieira, Josimar de Aparecido
Leite, Amanda Regina
Fontoura, Juliana Gonçalves Viegas da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fomento Interno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão e
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Vieira, Josimar de Aparecido
Leite, Amanda Regina
Fontoura, Juliana Gonçalves Viegas da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino
Gestão democrática; Participação; Institutos Federais.
topic Educação. Ensino
Gestão democrática; Participação; Institutos Federais.
description Este estudo analisa a participação dos profissionais da educação na gestão democrática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), enfocando especialmente os mecanismos de participação. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, seguindo abordagem mista (quanti-qualitativa), desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso do tipo instrumental em um IF da região sul do Brasil. Foi realizada análise documental e aplicação de questionário a 30 professores e 22 técnicos administrativos, perfazendo uma amostragem de 27% e 24% respectivamente, do total de profissionais que atuam no citado IF. O estudo aborda os princípios da gestão democrática e participação, apresenta o percurso metodológico do estudo e os dados produzidos por meio da análise documental e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a instituição pesquisada dispõe de vários mecanismos de participação de professores e técnico administrativos na gestão que se materializam em três pilares básicos para a efetivação da gestão democrática: as formas de provimento dos cargos de gestão, a participação na elaboração dos documentos norteadores do trabalho institucional e a participação em órgãos de representação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8834
10.18316/recc.v27i1.8834
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8834
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i1.8834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8834/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165871166816256