Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8834 |
Resumo: | Este estudo analisa a participação dos profissionais da educação na gestão democrática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), enfocando especialmente os mecanismos de participação. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, seguindo abordagem mista (quanti-qualitativa), desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso do tipo instrumental em um IF da região sul do Brasil. Foi realizada análise documental e aplicação de questionário a 30 professores e 22 técnicos administrativos, perfazendo uma amostragem de 27% e 24% respectivamente, do total de profissionais que atuam no citado IF. O estudo aborda os princípios da gestão democrática e participação, apresenta o percurso metodológico do estudo e os dados produzidos por meio da análise documental e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a instituição pesquisada dispõe de vários mecanismos de participação de professores e técnico administrativos na gestão que se materializam em três pilares básicos para a efetivação da gestão democrática: as formas de provimento dos cargos de gestão, a participação na elaboração dos documentos norteadores do trabalho institucional e a participação em órgãos de representação. |
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Participação dos profissionais de educação na gestão democrática: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaEducação. EnsinoGestão democrática; Participação; Institutos Federais.Este estudo analisa a participação dos profissionais da educação na gestão democrática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), enfocando especialmente os mecanismos de participação. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, seguindo abordagem mista (quanti-qualitativa), desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso do tipo instrumental em um IF da região sul do Brasil. Foi realizada análise documental e aplicação de questionário a 30 professores e 22 técnicos administrativos, perfazendo uma amostragem de 27% e 24% respectivamente, do total de profissionais que atuam no citado IF. O estudo aborda os princípios da gestão democrática e participação, apresenta o percurso metodológico do estudo e os dados produzidos por meio da análise documental e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a instituição pesquisada dispõe de vários mecanismos de participação de professores e técnico administrativos na gestão que se materializam em três pilares básicos para a efetivação da gestão democrática: as formas de provimento dos cargos de gestão, a participação na elaboração dos documentos norteadores do trabalho institucional e a participação em órgãos de representação.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fomento Interno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão eVieira, Marilandi Maria MascarelloVieira, Josimar de AparecidoLeite, Amanda ReginaFontoura, Juliana Gonçalves Viegas da2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/883410.18316/recc.v27i1.8834Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8834/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T12:39:47Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8834Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-09-14T12:39:47Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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