Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilberto Ferreira da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nörnberg, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/40
Resumo: Este texto propõe realizar o resgate de uma experiência na formação inicial de professores com estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas). Para tanto, apresenta-se o histórico da experiência, as ideias e objetivos que a motivaram. Em seguida, procura-se desvelar os efeitos no cotidiano do trabalho docente universitário. Por último, busca-se apontar alguns elementos extraídos da experiência vivida com o intuito de se pensar o processo de formação de educadores por dentro das ações docentes que ocorrem nas práticas cotidianas. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial; Formação de professores; Práticas educativas; Ensino superior. ABSTRACT: This text intends to recover an experience with students at teachers training level in the Pedagogy Course at Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas). It presents the history of the experience, the ideas and goals that motivated the creation, followed by the revealing of the effects in daily university teaching work. Finally, the intention is to present some elements extracted from the experience with the purpose of thinking the teachers training process on the inside of teaching actions that take place in daily practices. KEYWORDS: Initial training, teachers training, educational practices, higher education.
id UNILASALLE-2_d3d4c9699f348b72fdb786c4c160831e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/40
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.Formação inicial; Formação de professores; Práticas educativas; Ensino superiorEste texto propõe realizar o resgate de uma experiência na formação inicial de professores com estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas). Para tanto, apresenta-se o histórico da experiência, as ideias e objetivos que a motivaram. Em seguida, procura-se desvelar os efeitos no cotidiano do trabalho docente universitário. Por último, busca-se apontar alguns elementos extraídos da experiência vivida com o intuito de se pensar o processo de formação de educadores por dentro das ações docentes que ocorrem nas práticas cotidianas. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial; Formação de professores; Práticas educativas; Ensino superior. ABSTRACT: This text intends to recover an experience with students at teachers training level in the Pedagogy Course at Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas). It presents the history of the experience, the ideas and goals that motivated the creation, followed by the revealing of the effects in daily university teaching work. Finally, the intention is to present some elements extracted from the experience with the purpose of thinking the teachers training process on the inside of teaching actions that take place in daily practices. KEYWORDS: Initial training, teachers training, educational practices, higher education.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasSilva, Gilberto Ferreira daNörnberg, Marta2011-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4010.18316/40Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 1 (2010); p. 65-762236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/40/56info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:42:08Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/40Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:42:08Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.
title Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.
spellingShingle Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.
Silva, Gilberto Ferreira da
Formação inicial; Formação de professores; Práticas educativas; Ensino superior
title_short Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.
title_full Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.
title_fullStr Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.
title_full_unstemmed Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.
title_sort Pesquisa e ensino na formação inicial: reflexões a partir de uma prática de socialização das produções acadêmicas cotidianas.
author Silva, Gilberto Ferreira da
author_facet Silva, Gilberto Ferreira da
Nörnberg, Marta
author_role author
author2 Nörnberg, Marta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gilberto Ferreira da
Nörnberg, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial; Formação de professores; Práticas educativas; Ensino superior
topic Formação inicial; Formação de professores; Práticas educativas; Ensino superior
description Este texto propõe realizar o resgate de uma experiência na formação inicial de professores com estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas). Para tanto, apresenta-se o histórico da experiência, as ideias e objetivos que a motivaram. Em seguida, procura-se desvelar os efeitos no cotidiano do trabalho docente universitário. Por último, busca-se apontar alguns elementos extraídos da experiência vivida com o intuito de se pensar o processo de formação de educadores por dentro das ações docentes que ocorrem nas práticas cotidianas. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial; Formação de professores; Práticas educativas; Ensino superior. ABSTRACT: This text intends to recover an experience with students at teachers training level in the Pedagogy Course at Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas). It presents the history of the experience, the ideas and goals that motivated the creation, followed by the revealing of the effects in daily university teaching work. Finally, the intention is to present some elements extracted from the experience with the purpose of thinking the teachers training process on the inside of teaching actions that take place in daily practices. KEYWORDS: Initial training, teachers training, educational practices, higher education.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/40
10.18316/40
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/40
identifier_str_mv 10.18316/40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/40/56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 1 (2010); p. 65-76
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870381432832