A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591 |
Resumo: | Sistematizamos esse trabalho a partir de uma pesquisa bibliográfica, enriquecida pela observação de nossa prática formadora desenvolvida no curso de licenciatura plena em Pedagogia. Temos o objetivo de refletir sobre as aprendizagens mediadas pela inserção da pesquisa tematizando a prática na formação inicial de professores do Ensino Fundamental. As análises permitiram configurar uma significativa contribuição desta perspectiva de formação docente para as aprendizagens formais, aprendizagens políticas, aprendizagens práticas e aprendizagens conceptuais desses futuros profissionais. Compreendemos assim que o formar pela e para pesquisa começa na formação inicial. Esta precisa ser redimensionada de modo a constituir-se em uma práxis formativa necessária ao desenvolvimento de uma práxis educativa consistente e de qualidade. |
id |
UFPI-5_247f45a1cadcc85b73c14c4370183b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1591 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESformação inicialpesquisapráticaSistematizamos esse trabalho a partir de uma pesquisa bibliográfica, enriquecida pela observação de nossa prática formadora desenvolvida no curso de licenciatura plena em Pedagogia. Temos o objetivo de refletir sobre as aprendizagens mediadas pela inserção da pesquisa tematizando a prática na formação inicial de professores do Ensino Fundamental. As análises permitiram configurar uma significativa contribuição desta perspectiva de formação docente para as aprendizagens formais, aprendizagens políticas, aprendizagens práticas e aprendizagens conceptuais desses futuros profissionais. Compreendemos assim que o formar pela e para pesquisa começa na formação inicial. Esta precisa ser redimensionada de modo a constituir-se em uma práxis formativa necessária ao desenvolvimento de uma práxis educativa consistente e de qualidade.Universidade Federal do Piauí2004-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591Languages, Education and Society; No. 10 (2004); 67-77Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 10 (2004); 67-77Linguagens, Educação e Sociedade; n. 10 (2004); 67-772526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591/1436Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA MEIRELES, ELIETE 2022-02-02T18:29:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1591Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:29:50Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
spellingShingle |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES SILVA MEIRELES, ELIETE formação inicial pesquisa prática |
title_short |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_full |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_fullStr |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_sort |
A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
author |
SILVA MEIRELES, ELIETE |
author_facet |
SILVA MEIRELES, ELIETE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA MEIRELES, ELIETE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial pesquisa prática |
topic |
formação inicial pesquisa prática |
description |
Sistematizamos esse trabalho a partir de uma pesquisa bibliográfica, enriquecida pela observação de nossa prática formadora desenvolvida no curso de licenciatura plena em Pedagogia. Temos o objetivo de refletir sobre as aprendizagens mediadas pela inserção da pesquisa tematizando a prática na formação inicial de professores do Ensino Fundamental. As análises permitiram configurar uma significativa contribuição desta perspectiva de formação docente para as aprendizagens formais, aprendizagens políticas, aprendizagens práticas e aprendizagens conceptuais desses futuros profissionais. Compreendemos assim que o formar pela e para pesquisa começa na formação inicial. Esta precisa ser redimensionada de modo a constituir-se em uma práxis formativa necessária ao desenvolvimento de uma práxis educativa consistente e de qualidade. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591/1436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 10 (2004); 67-77 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 10 (2004); 67-77 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 10 (2004); 67-77 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444269277184 |