A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA MEIRELES, ELIETE
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591
Resumo: Sistematizamos esse trabalho a partir de uma pesquisa bibliográfica, enriquecida pela observação de nossa prática formadora desenvolvida no curso de licenciatura plena em Pedagogia. Temos o objetivo de refletir sobre as aprendizagens mediadas pela inserção da pesquisa tematizando a prática na formação inicial de professores do Ensino Fundamental. As análises permitiram configurar uma significativa contribuição desta perspectiva de formação docente para as aprendizagens formais, aprendizagens políticas, aprendizagens práticas e aprendizagens conceptuais desses futuros profissionais. Compreendemos assim que o formar pela e para pesquisa começa na formação inicial. Esta precisa ser redimensionada de modo a constituir-se em uma práxis formativa necessária ao desenvolvimento de uma práxis educativa consistente e de qualidade.
id UFPI-5_247f45a1cadcc85b73c14c4370183b4b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1591
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESformação inicialpesquisapráticaSistematizamos esse trabalho a partir de uma pesquisa bibliográfica, enriquecida pela observação de nossa prática formadora desenvolvida no curso de licenciatura plena em Pedagogia. Temos o objetivo de refletir sobre as aprendizagens mediadas pela inserção da pesquisa tematizando a prática na formação inicial de professores do Ensino Fundamental. As análises permitiram configurar uma significativa contribuição desta perspectiva de formação docente para as aprendizagens formais, aprendizagens políticas, aprendizagens práticas e aprendizagens conceptuais desses futuros profissionais. Compreendemos assim que o formar pela e para pesquisa começa na formação inicial. Esta precisa ser redimensionada de modo a constituir-se em uma práxis formativa necessária ao desenvolvimento de uma práxis educativa consistente e de qualidade.Universidade Federal do Piauí2004-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591Languages, Education and Society; No. 10 (2004); 67-77Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 10 (2004); 67-77Linguagens, Educação e Sociedade; n. 10 (2004); 67-772526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591/1436Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA MEIRELES, ELIETE 2022-02-02T18:29:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1591Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:29:50Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
spellingShingle A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
SILVA MEIRELES, ELIETE
formação inicial
pesquisa
prática
title_short A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_full A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_fullStr A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_full_unstemmed A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_sort A PESQUISA TEMATIZANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
author SILVA MEIRELES, ELIETE
author_facet SILVA MEIRELES, ELIETE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA MEIRELES, ELIETE
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial
pesquisa
prática
topic formação inicial
pesquisa
prática
description Sistematizamos esse trabalho a partir de uma pesquisa bibliográfica, enriquecida pela observação de nossa prática formadora desenvolvida no curso de licenciatura plena em Pedagogia. Temos o objetivo de refletir sobre as aprendizagens mediadas pela inserção da pesquisa tematizando a prática na formação inicial de professores do Ensino Fundamental. As análises permitiram configurar uma significativa contribuição desta perspectiva de formação docente para as aprendizagens formais, aprendizagens políticas, aprendizagens práticas e aprendizagens conceptuais desses futuros profissionais. Compreendemos assim que o formar pela e para pesquisa começa na formação inicial. Esta precisa ser redimensionada de modo a constituir-se em uma práxis formativa necessária ao desenvolvimento de uma práxis educativa consistente e de qualidade.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1591/1436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 10 (2004); 67-77
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 10 (2004); 67-77
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 10 (2004); 67-77
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444269277184