Desafios da afirmação da identidade feminina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8227 |
Resumo: | O conceito de identidade tem sido objeto de estudo e de reflexão crítica de teóricos de diversas áreas do conhecimento, particularmente porque há, na contemporaneidade, uma crise do sujeito. Com base nos posicionamentos de Stuart Hall, de Zygmunt Bauman, e de Kathryn Woodward a respeito dessa problemática e de Paul Ricoeur acerca da concepção mimética da literatura, o presente artigo analisa alguns desafios que a mulher tem enfrentado para se autoafirmar e assumir o protagonismo de uma identidade marcada pelo gênero feminino. Nesse sentido, demonstra que a literatura corrobora para evidenciar o modo como questões socioculturais permeiam o cotidiano das mulheres, iluminando o conflito inerente à submissão feminina e exigindo que o leitor assuma uma posição em face do mundo ficcional. O artigo questiona, ainda, os motivos pelos quais mulheres continuam aprisionadas a valores machistas, consolidados historicamente, sem assumir a importância de seu papel social, e defende mudanças no comportamento feminino. |
id |
UNILASALLE-2_f5c9eb118706597d6a8351c37078ed7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8227 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da afirmação da identidade femininaEducação; CulturaMulher; Identidade; Literatura; Desafios; Protagonismo.O conceito de identidade tem sido objeto de estudo e de reflexão crítica de teóricos de diversas áreas do conhecimento, particularmente porque há, na contemporaneidade, uma crise do sujeito. Com base nos posicionamentos de Stuart Hall, de Zygmunt Bauman, e de Kathryn Woodward a respeito dessa problemática e de Paul Ricoeur acerca da concepção mimética da literatura, o presente artigo analisa alguns desafios que a mulher tem enfrentado para se autoafirmar e assumir o protagonismo de uma identidade marcada pelo gênero feminino. Nesse sentido, demonstra que a literatura corrobora para evidenciar o modo como questões socioculturais permeiam o cotidiano das mulheres, iluminando o conflito inerente à submissão feminina e exigindo que o leitor assuma uma posição em face do mundo ficcional. O artigo questiona, ainda, os motivos pelos quais mulheres continuam aprisionadas a valores machistas, consolidados historicamente, sem assumir a importância de seu papel social, e defende mudanças no comportamento feminino.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasUniversidade FeevaleArnecke, Silvia Valeska GoularteSaraiva, Juracy Assmann2022-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/822710.18316/recc.v27i1.8227Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8227/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-06T12:29:14Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8227Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-06T12:29:14Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da afirmação da identidade feminina |
title |
Desafios da afirmação da identidade feminina |
spellingShingle |
Desafios da afirmação da identidade feminina Arnecke, Silvia Valeska Goularte Educação; Cultura Mulher; Identidade; Literatura; Desafios; Protagonismo. |
title_short |
Desafios da afirmação da identidade feminina |
title_full |
Desafios da afirmação da identidade feminina |
title_fullStr |
Desafios da afirmação da identidade feminina |
title_full_unstemmed |
Desafios da afirmação da identidade feminina |
title_sort |
Desafios da afirmação da identidade feminina |
author |
Arnecke, Silvia Valeska Goularte |
author_facet |
Arnecke, Silvia Valeska Goularte Saraiva, Juracy Assmann |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Juracy Assmann |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arnecke, Silvia Valeska Goularte Saraiva, Juracy Assmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Cultura Mulher; Identidade; Literatura; Desafios; Protagonismo. |
topic |
Educação; Cultura Mulher; Identidade; Literatura; Desafios; Protagonismo. |
description |
O conceito de identidade tem sido objeto de estudo e de reflexão crítica de teóricos de diversas áreas do conhecimento, particularmente porque há, na contemporaneidade, uma crise do sujeito. Com base nos posicionamentos de Stuart Hall, de Zygmunt Bauman, e de Kathryn Woodward a respeito dessa problemática e de Paul Ricoeur acerca da concepção mimética da literatura, o presente artigo analisa alguns desafios que a mulher tem enfrentado para se autoafirmar e assumir o protagonismo de uma identidade marcada pelo gênero feminino. Nesse sentido, demonstra que a literatura corrobora para evidenciar o modo como questões socioculturais permeiam o cotidiano das mulheres, iluminando o conflito inerente à submissão feminina e exigindo que o leitor assuma uma posição em face do mundo ficcional. O artigo questiona, ainda, os motivos pelos quais mulheres continuam aprisionadas a valores machistas, consolidados historicamente, sem assumir a importância de seu papel social, e defende mudanças no comportamento feminino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8227 10.18316/recc.v27i1.8227 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8227 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i1.8227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8227/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165871158427648 |