Formando professores na e para a prática reflexiva.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147 |
Resumo: | O texto apresenta as bases teóricas necessárias à formação de docentes com capacidade reflexiva e habilitada para o confronto permanente entre a teoria e a prática pedagógica, como resultado de reflexões e posicionamentos sobre a formação do professor para a prática reflexiva na e sobre a prática pedagógica, pressupondo que essa prática qualifica a ação educativa e permite ampliar horizontes de percepção da realidade contextual e específica e habilita a um processo pedagógico criativo e eficiente.Palavras-Chave: Formação do professor; relação teoria-prática; prática refexiva.Abstract: This article presents the necessary theoretical basis to teacher formation with a reflective practice for the permanent confrontation between the pedagogical theory and practice, as a result of considerations on teacher formation for the reflective practice on and about the pedagogic practice, assuming that this kind of practice qualifies the educational action and allows the enlargement of horizons in the perception of the contextual and specific reality and enables a creative and efficient pedagogic process.Keywords: Teacher formation; theory-practice relation; reflective practice. |
id |
UNILASALLE-2_f9fdca89c6057ed96f325c1844acc589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/147 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Formando professores na e para a prática reflexiva.Formação; professor; relação teoria-prática; prática refexivaO texto apresenta as bases teóricas necessárias à formação de docentes com capacidade reflexiva e habilitada para o confronto permanente entre a teoria e a prática pedagógica, como resultado de reflexões e posicionamentos sobre a formação do professor para a prática reflexiva na e sobre a prática pedagógica, pressupondo que essa prática qualifica a ação educativa e permite ampliar horizontes de percepção da realidade contextual e específica e habilita a um processo pedagógico criativo e eficiente.Palavras-Chave: Formação do professor; relação teoria-prática; prática refexiva.Abstract: This article presents the necessary theoretical basis to teacher formation with a reflective practice for the permanent confrontation between the pedagogical theory and practice, as a result of considerations on teacher formation for the reflective practice on and about the pedagogic practice, assuming that this kind of practice qualifies the educational action and allows the enlargement of horizons in the perception of the contextual and specific reality and enables a creative and efficient pedagogic process.Keywords: Teacher formation; theory-practice relation; reflective practice.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasRupolo, Ivone2011-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/14710.18316/147Educação, Ciência e Cultura; v. 14, n. 2 (2009); p. 99-1062236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147/165info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:46:10Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/147Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:46:10Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formando professores na e para a prática reflexiva. |
title |
Formando professores na e para a prática reflexiva. |
spellingShingle |
Formando professores na e para a prática reflexiva. Rupolo, Ivone Formação; professor; relação teoria-prática; prática refexiva |
title_short |
Formando professores na e para a prática reflexiva. |
title_full |
Formando professores na e para a prática reflexiva. |
title_fullStr |
Formando professores na e para a prática reflexiva. |
title_full_unstemmed |
Formando professores na e para a prática reflexiva. |
title_sort |
Formando professores na e para a prática reflexiva. |
author |
Rupolo, Ivone |
author_facet |
Rupolo, Ivone |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rupolo, Ivone |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação; professor; relação teoria-prática; prática refexiva |
topic |
Formação; professor; relação teoria-prática; prática refexiva |
description |
O texto apresenta as bases teóricas necessárias à formação de docentes com capacidade reflexiva e habilitada para o confronto permanente entre a teoria e a prática pedagógica, como resultado de reflexões e posicionamentos sobre a formação do professor para a prática reflexiva na e sobre a prática pedagógica, pressupondo que essa prática qualifica a ação educativa e permite ampliar horizontes de percepção da realidade contextual e específica e habilita a um processo pedagógico criativo e eficiente.Palavras-Chave: Formação do professor; relação teoria-prática; prática refexiva.Abstract: This article presents the necessary theoretical basis to teacher formation with a reflective practice for the permanent confrontation between the pedagogical theory and practice, as a result of considerations on teacher formation for the reflective practice on and about the pedagogic practice, assuming that this kind of practice qualifies the educational action and allows the enlargement of horizons in the perception of the contextual and specific reality and enables a creative and efficient pedagogic process.Keywords: Teacher formation; theory-practice relation; reflective practice. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147 10.18316/147 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147 |
identifier_str_mv |
10.18316/147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147/165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 14, n. 2 (2009); p. 99-106 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870716977152 |