Formando professores na e para a prática reflexiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rupolo, Ivone
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147
Resumo: O texto apresenta as bases teóricas necessárias à formação de docentes com capacidade reflexiva e habilitada para o confronto permanente entre a teoria e a prática pedagógica, como resultado de reflexões e posicionamentos sobre a formação do professor para a prática reflexiva na e sobre a prática pedagógica, pressupondo que essa prática qualifica a ação educativa e permite ampliar horizontes de percepção da realidade contextual e específica e habilita a um processo pedagógico criativo e eficiente.Palavras-Chave: Formação do professor; relação teoria-prática; prática refexiva.Abstract: This article presents the necessary theoretical basis to teacher formation with a reflective practice for the permanent confrontation between the pedagogical theory and practice, as a result of considerations on teacher formation for the reflective practice on and about the pedagogic practice, assuming that this kind of practice qualifies the educational action and allows the enlargement of horizons in the perception of the contextual and specific reality and enables a creative and efficient pedagogic process.Keywords: Teacher formation; theory-practice relation; reflective practice.
id UNILASALLE-2_f9fdca89c6057ed96f325c1844acc589
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/147
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Formando professores na e para a prática reflexiva.Formação; professor; relação teoria-prática; prática refexivaO texto apresenta as bases teóricas necessárias à formação de docentes com capacidade reflexiva e habilitada para o confronto permanente entre a teoria e a prática pedagógica, como resultado de reflexões e posicionamentos sobre a formação do professor para a prática reflexiva na e sobre a prática pedagógica, pressupondo que essa prática qualifica a ação educativa e permite ampliar horizontes de percepção da realidade contextual e específica e habilita a um processo pedagógico criativo e eficiente.Palavras-Chave: Formação do professor; relação teoria-prática; prática refexiva.Abstract: This article presents the necessary theoretical basis to teacher formation with a reflective practice for the permanent confrontation between the pedagogical theory and practice, as a result of considerations on teacher formation for the reflective practice on and about the pedagogic practice, assuming that this kind of practice qualifies the educational action and allows the enlargement of horizons in the perception of the contextual and specific reality and enables a creative and efficient pedagogic process.Keywords: Teacher formation; theory-practice relation; reflective practice.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasRupolo, Ivone2011-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/14710.18316/147Educação, Ciência e Cultura; v. 14, n. 2 (2009); p. 99-1062236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147/165info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:46:10Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/147Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:46:10Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formando professores na e para a prática reflexiva.
title Formando professores na e para a prática reflexiva.
spellingShingle Formando professores na e para a prática reflexiva.
Rupolo, Ivone
Formação; professor; relação teoria-prática; prática refexiva
title_short Formando professores na e para a prática reflexiva.
title_full Formando professores na e para a prática reflexiva.
title_fullStr Formando professores na e para a prática reflexiva.
title_full_unstemmed Formando professores na e para a prática reflexiva.
title_sort Formando professores na e para a prática reflexiva.
author Rupolo, Ivone
author_facet Rupolo, Ivone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rupolo, Ivone
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação; professor; relação teoria-prática; prática refexiva
topic Formação; professor; relação teoria-prática; prática refexiva
description O texto apresenta as bases teóricas necessárias à formação de docentes com capacidade reflexiva e habilitada para o confronto permanente entre a teoria e a prática pedagógica, como resultado de reflexões e posicionamentos sobre a formação do professor para a prática reflexiva na e sobre a prática pedagógica, pressupondo que essa prática qualifica a ação educativa e permite ampliar horizontes de percepção da realidade contextual e específica e habilita a um processo pedagógico criativo e eficiente.Palavras-Chave: Formação do professor; relação teoria-prática; prática refexiva.Abstract: This article presents the necessary theoretical basis to teacher formation with a reflective practice for the permanent confrontation between the pedagogical theory and practice, as a result of considerations on teacher formation for the reflective practice on and about the pedagogic practice, assuming that this kind of practice qualifies the educational action and allows the enlargement of horizons in the perception of the contextual and specific reality and enables a creative and efficient pedagogic process.Keywords: Teacher formation; theory-practice relation; reflective practice.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147
10.18316/147
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147
identifier_str_mv 10.18316/147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/147/165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 14, n. 2 (2009); p. 99-106
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870716977152