Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DORNELAS DE SOUZA, KLEYNE CRISTINA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Maria Clarisse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10194
Resumo: O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.
id UNILASALLE-2_fb76d894efb5ea16f51bb81b3baa53f8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10194
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de ruaeducação de jovens e adultospessoas em situação de ruaanálise narrativairamuteqO artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1019410.18316/recc.v27i3.10194Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10194/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessDORNELAS DE SOUZA, KLEYNE CRISTINAVieira, Maria Clarisse2023-01-31T13:59:26Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10194Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-01-31T13:59:26Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
spellingShingle Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
DORNELAS DE SOUZA, KLEYNE CRISTINA
educação de jovens e adultos
pessoas em situação de rua
análise narrativa
iramuteq
title_short Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title_full Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title_fullStr Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title_full_unstemmed Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title_sort Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
author DORNELAS DE SOUZA, KLEYNE CRISTINA
author_facet DORNELAS DE SOUZA, KLEYNE CRISTINA
Vieira, Maria Clarisse
author_role author
author2 Vieira, Maria Clarisse
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DORNELAS DE SOUZA, KLEYNE CRISTINA
Vieira, Maria Clarisse
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
pessoas em situação de rua
análise narrativa
iramuteq
topic educação de jovens e adultos
pessoas em situação de rua
análise narrativa
iramuteq
description O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10194
10.18316/recc.v27i3.10194
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10194
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i3.10194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10194/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320116715520