Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um recorte de uma investigação, que tem como um dos objetivos investigar as possibilidades que podem emergir a partir do Design de problemas sob o enfoque da formulação de problemas com o uso de Tecnologias Digitais. O Design de problemas é uma perspectiva que visa à produção de problemas abertos, contextualizados e com o uso de recursos tecnológicos, para que os alunos, ao resolvê-los, também utilizem tais recursos para aprender conhecimentos matemáticos, tecnológicos e relativos ao tema de relevância social abordado. O enfoque da formulação de problemas, quando associado a essa perspectiva, pode contribuir com o processo de produção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e para explicitar os processos de pensamento através da resolução de problemas. Essa investigação seguiu as características de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo foco foi reconhecer, entender e discutir sobre os aspectos relativos ao objeto em estudo, bem como apresentar e analisar um problema, que foi produzido sob tal enfoque. |
id |
UNILASALLE-2_ff23ccaf9535c97f32422659b22aa203 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4235 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiáriosNeste artigo apresenta-se um recorte de uma investigação, que tem como um dos objetivos investigar as possibilidades que podem emergir a partir do Design de problemas sob o enfoque da formulação de problemas com o uso de Tecnologias Digitais. O Design de problemas é uma perspectiva que visa à produção de problemas abertos, contextualizados e com o uso de recursos tecnológicos, para que os alunos, ao resolvê-los, também utilizem tais recursos para aprender conhecimentos matemáticos, tecnológicos e relativos ao tema de relevância social abordado. O enfoque da formulação de problemas, quando associado a essa perspectiva, pode contribuir com o processo de produção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e para explicitar os processos de pensamento através da resolução de problemas. Essa investigação seguiu as características de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo foco foi reconhecer, entender e discutir sobre os aspectos relativos ao objeto em estudo, bem como apresentar e analisar um problema, que foi produzido sob tal enfoque. Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasFigueiredo, Fabiane FischerGroenwald, Claudia Lisete Oliveira2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/423510.18316/recc.v24i1.4235Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 221-2342236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235/pdfDireitos autorais 2019 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4235Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários |
title |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários |
spellingShingle |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários Figueiredo, Fabiane Fischer |
title_short |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários |
title_full |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários |
title_fullStr |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários |
title_full_unstemmed |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários |
title_sort |
Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários |
author |
Figueiredo, Fabiane Fischer |
author_facet |
Figueiredo, Fabiane Fischer Groenwald, Claudia Lisete Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Fabiane Fischer Groenwald, Claudia Lisete Oliveira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Neste artigo apresenta-se um recorte de uma investigação, que tem como um dos objetivos investigar as possibilidades que podem emergir a partir do Design de problemas sob o enfoque da formulação de problemas com o uso de Tecnologias Digitais. O Design de problemas é uma perspectiva que visa à produção de problemas abertos, contextualizados e com o uso de recursos tecnológicos, para que os alunos, ao resolvê-los, também utilizem tais recursos para aprender conhecimentos matemáticos, tecnológicos e relativos ao tema de relevância social abordado. O enfoque da formulação de problemas, quando associado a essa perspectiva, pode contribuir com o processo de produção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e para explicitar os processos de pensamento através da resolução de problemas. Essa investigação seguiu as características de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo foco foi reconhecer, entender e discutir sobre os aspectos relativos ao objeto em estudo, bem como apresentar e analisar um problema, que foi produzido sob tal enfoque. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235 10.18316/recc.v24i1.4235 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v24i1.4235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 221-234 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165868961660928 |