Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/6818 |
Resumo: | A educação é um direito assegurado na legislação brasileira às pessoas com deficiência. No entanto, sua materialização, por vezes, enfrenta diversos obstáculos. Este estudo tem como objetivo analisar como a legislação federal aborda a educação superior à distância e de que modo disciplina as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência nesta modalidade de educação. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método a análise documental e, como técnica, a análise de conteúdo na legislação pertinente, com ênfase nos meios capazes de proporcionar a equiparação de oportunidades às pessoas com deficiência na educação superior. A educação superior à distância e as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência estão disciplinadas, de modo incipiente, em poucas normas legais recentes. Contudo, é fundamental que a matéria possua positivação mais abrangente, pois a educação à distância é uma modalidade educacional que possibilita a acessibilidade das pessoas com deficiência na educação superior, de modo que possam exercer o direito social à educação, em busca de seu desenvolvimento intelectual e social. |
id |
UNILASALLE-4_050b644114cee98f26b9cf8dd39b2a1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/6818 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-4 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiênciaDireitolegislação; educação à distância; acessibilidade; educação superior.A educação é um direito assegurado na legislação brasileira às pessoas com deficiência. No entanto, sua materialização, por vezes, enfrenta diversos obstáculos. Este estudo tem como objetivo analisar como a legislação federal aborda a educação superior à distância e de que modo disciplina as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência nesta modalidade de educação. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método a análise documental e, como técnica, a análise de conteúdo na legislação pertinente, com ênfase nos meios capazes de proporcionar a equiparação de oportunidades às pessoas com deficiência na educação superior. A educação superior à distância e as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência estão disciplinadas, de modo incipiente, em poucas normas legais recentes. Contudo, é fundamental que a matéria possua positivação mais abrangente, pois a educação à distância é uma modalidade educacional que possibilita a acessibilidade das pessoas com deficiência na educação superior, de modo que possam exercer o direito social à educação, em busca de seu desenvolvimento intelectual e social.LaSalle University - Unilasalle CanoasPedott, NathérciaScott Jr, Valmôr Scott2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/681810.18316/redes.v10i2.6818Revista Eletrônica Direito e Sociedade; v. 10, n. 2 (2022); p. 195-210Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES; v. 10, n. 2 (2022); p. 195-2102318-8081reponame:Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDESinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/6818/pdfDireitos autorais 2022 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-29T14:36:27Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/6818Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/indexhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.redes@unilasalle.edu.br2318-80812318-8081opendoar:2022-08-29T14:36:27Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência |
title |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência |
spellingShingle |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência Pedott, Nathércia Direito legislação; educação à distância; acessibilidade; educação superior. |
title_short |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência |
title_full |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência |
title_sort |
Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência |
author |
Pedott, Nathércia |
author_facet |
Pedott, Nathércia Scott Jr, Valmôr Scott |
author_role |
author |
author2 |
Scott Jr, Valmôr Scott |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedott, Nathércia Scott Jr, Valmôr Scott |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito legislação; educação à distância; acessibilidade; educação superior. |
topic |
Direito legislação; educação à distância; acessibilidade; educação superior. |
description |
A educação é um direito assegurado na legislação brasileira às pessoas com deficiência. No entanto, sua materialização, por vezes, enfrenta diversos obstáculos. Este estudo tem como objetivo analisar como a legislação federal aborda a educação superior à distância e de que modo disciplina as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência nesta modalidade de educação. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método a análise documental e, como técnica, a análise de conteúdo na legislação pertinente, com ênfase nos meios capazes de proporcionar a equiparação de oportunidades às pessoas com deficiência na educação superior. A educação superior à distância e as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência estão disciplinadas, de modo incipiente, em poucas normas legais recentes. Contudo, é fundamental que a matéria possua positivação mais abrangente, pois a educação à distância é uma modalidade educacional que possibilita a acessibilidade das pessoas com deficiência na educação superior, de modo que possam exercer o direito social à educação, em busca de seu desenvolvimento intelectual e social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/6818 10.18316/redes.v10i2.6818 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/6818 |
identifier_str_mv |
10.18316/redes.v10i2.6818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/6818/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
LaSalle University - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
LaSalle University - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Direito e Sociedade; v. 10, n. 2 (2022); p. 195-210 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES; v. 10, n. 2 (2022); p. 195-210 2318-8081 reponame:Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES |
collection |
Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.redes@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165954326233088 |