Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvares de Farias, João Guilherme
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/7770
Resumo: presente estudo, que é parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento dedicada ao pensamento jurídico soviético, tem por objetivo buscar aproximações em torno do direito, a partir da obra de Friedrich Engels (1820-1895), com especial atenção aos escritos do período que se estende desde a formulação do novo programa da Social-Democracia Alemã (1890) até sua morte (1895), e de sua crítica (e de Kautsky) a Anton Menger, apresentada no artigo “O socialismo jurídico” (1887). Nossa hipótese é que importantes considerações a respeito do direito, da legalidade e da ideologia jurídica podem ser extraídas dos escritos de Engels, sobretudo a partir do debate entre ele e os dirigentes do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD). Para atingir o objetivo proposto, fizemos uso da pesquisa bibliográfica. A título de resultado preliminar, por se tratar de um estudo ainda embrionário, podemos concluir que Engels jamais guardou qualquer esperança com relação à legalidade, aceitando apenas – na falta de um termo mais adequado – um “uso tático” do direito, mas sem perder de vista a necessidade de a classe trabalhadora, ao mesmo tempo, recusar os limites por ele impostos. O estudo da ideologia jurídica a partir de Engels também fornece elementos importantes para uma leitura não economicista, ao oferecer um tratamento de recíproca interação entre as distintas instâncias (econômica, política, jurídica e ideológica) que compõem um modo de produção e uma formação social.
id UNILASALLE-4_1c3c9b4d34c160fd560907bb5dfa50d3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7770
network_acronym_str UNILASALLE-4
network_name_str Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
repository_id_str
spelling Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídicaCrítica engelsiana do direitoIdeologia jurídicaCrítica da legalidadeSocialismo jurídico.presente estudo, que é parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento dedicada ao pensamento jurídico soviético, tem por objetivo buscar aproximações em torno do direito, a partir da obra de Friedrich Engels (1820-1895), com especial atenção aos escritos do período que se estende desde a formulação do novo programa da Social-Democracia Alemã (1890) até sua morte (1895), e de sua crítica (e de Kautsky) a Anton Menger, apresentada no artigo “O socialismo jurídico” (1887). Nossa hipótese é que importantes considerações a respeito do direito, da legalidade e da ideologia jurídica podem ser extraídas dos escritos de Engels, sobretudo a partir do debate entre ele e os dirigentes do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD). Para atingir o objetivo proposto, fizemos uso da pesquisa bibliográfica. A título de resultado preliminar, por se tratar de um estudo ainda embrionário, podemos concluir que Engels jamais guardou qualquer esperança com relação à legalidade, aceitando apenas – na falta de um termo mais adequado – um “uso tático” do direito, mas sem perder de vista a necessidade de a classe trabalhadora, ao mesmo tempo, recusar os limites por ele impostos. O estudo da ideologia jurídica a partir de Engels também fornece elementos importantes para uma leitura não economicista, ao oferecer um tratamento de recíproca interação entre as distintas instâncias (econômica, política, jurídica e ideológica) que compõem um modo de produção e uma formação social.Universidade La Salle - Unilasalle Canoas2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/777010.18316/redes.v11i3.7770Revista Eletrônica Direito e Sociedade; Vol. 11 No. 3 (2023)Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES; v. 11 n. 3 (2023)2318-8081reponame:Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDESinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/7770/4330Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDEShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvares de Farias, João Guilherme2023-12-28T00:21:47Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7770Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/indexhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.redes@unilasalle.edu.br2318-80812318-8081opendoar:2023-12-28T00:21:47Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica
title Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica
spellingShingle Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica
Alvares de Farias, João Guilherme
Crítica engelsiana do direito
Ideologia jurídica
Crítica da legalidade
Socialismo jurídico.
title_short Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica
title_full Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica
title_fullStr Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica
title_full_unstemmed Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica
title_sort Engels e a crítica da legalidade e da ideologia jurídica
author Alvares de Farias, João Guilherme
author_facet Alvares de Farias, João Guilherme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvares de Farias, João Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica engelsiana do direito
Ideologia jurídica
Crítica da legalidade
Socialismo jurídico.
topic Crítica engelsiana do direito
Ideologia jurídica
Crítica da legalidade
Socialismo jurídico.
description presente estudo, que é parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento dedicada ao pensamento jurídico soviético, tem por objetivo buscar aproximações em torno do direito, a partir da obra de Friedrich Engels (1820-1895), com especial atenção aos escritos do período que se estende desde a formulação do novo programa da Social-Democracia Alemã (1890) até sua morte (1895), e de sua crítica (e de Kautsky) a Anton Menger, apresentada no artigo “O socialismo jurídico” (1887). Nossa hipótese é que importantes considerações a respeito do direito, da legalidade e da ideologia jurídica podem ser extraídas dos escritos de Engels, sobretudo a partir do debate entre ele e os dirigentes do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD). Para atingir o objetivo proposto, fizemos uso da pesquisa bibliográfica. A título de resultado preliminar, por se tratar de um estudo ainda embrionário, podemos concluir que Engels jamais guardou qualquer esperança com relação à legalidade, aceitando apenas – na falta de um termo mais adequado – um “uso tático” do direito, mas sem perder de vista a necessidade de a classe trabalhadora, ao mesmo tempo, recusar os limites por ele impostos. O estudo da ideologia jurídica a partir de Engels também fornece elementos importantes para uma leitura não economicista, ao oferecer um tratamento de recíproca interação entre as distintas instâncias (econômica, política, jurídica e ideológica) que compõem um modo de produção e uma formação social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/7770
10.18316/redes.v11i3.7770
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/7770
identifier_str_mv 10.18316/redes.v11i3.7770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/7770/4330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade La Salle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade La Salle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Direito e Sociedade; Vol. 11 No. 3 (2023)
Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES; v. 11 n. 3 (2023)
2318-8081
reponame:Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
collection Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.redes@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217383004012544