Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285 |
Resumo: | Na última década, houve um aumento na oferta de vagas no ensino superior no Brasil, com a implantação de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD). Cabe frisar o desenvolvimento de tecnologias educacionais como ferramenta didática e operacional neste processo. Assim, este artigo versa sobre as transformações que ocorreram e as perspectivas futuras sobre a EaD. Os dados a serem apresentados vislumbram o crescimento desta modalidade de ensino, que vêm permitindo às Instituições de Ensino Superior disponibilizar diversos cursos nos mais distantes recônditos do Brasil, possibilitando a uma grande gama de trabalhadores sem formação o ingresso em um curso superior, bem como, a jovens que almejam uma profissão, buscar, nos cursos superiores, espaço no mercado de trabalho. Para motivar o aluno no ensino a distância, diminuindo o êxodo, há fatores determinantes da qualidade que devem figurar permanentemente dos planos de inovação das instituições de ensino superior, com especial atenção aos referenciais de qualidade para a educação a distância e ao uso de novas tecnologias para diminuir o espaço entre o aluno e a escola. Palavras-chave: Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas. |
id |
UNILASALLE-5_331a307ba7702e9f3f69ec66fd3a20b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/285 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliaçãoEducaçãoEducação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicasNa última década, houve um aumento na oferta de vagas no ensino superior no Brasil, com a implantação de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD). Cabe frisar o desenvolvimento de tecnologias educacionais como ferramenta didática e operacional neste processo. Assim, este artigo versa sobre as transformações que ocorreram e as perspectivas futuras sobre a EaD. Os dados a serem apresentados vislumbram o crescimento desta modalidade de ensino, que vêm permitindo às Instituições de Ensino Superior disponibilizar diversos cursos nos mais distantes recônditos do Brasil, possibilitando a uma grande gama de trabalhadores sem formação o ingresso em um curso superior, bem como, a jovens que almejam uma profissão, buscar, nos cursos superiores, espaço no mercado de trabalho. Para motivar o aluno no ensino a distância, diminuindo o êxodo, há fatores determinantes da qualidade que devem figurar permanentemente dos planos de inovação das instituições de ensino superior, com especial atenção aos referenciais de qualidade para a educação a distância e ao uso de novas tecnologias para diminuir o espaço entre o aluno e a escola. Palavras-chave: Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCastanheira, Nelson Pereira2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/28510.18316/285Diálogo; n. 20 (2012); p. 167-1842238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285/267info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:09:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/285Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:09:48Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação |
title |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação |
spellingShingle |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação Castanheira, Nelson Pereira Educação Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas |
title_short |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação |
title_full |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação |
title_fullStr |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação |
title_full_unstemmed |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação |
title_sort |
Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação |
author |
Castanheira, Nelson Pereira |
author_facet |
Castanheira, Nelson Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanheira, Nelson Pereira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas |
topic |
Educação Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas |
description |
Na última década, houve um aumento na oferta de vagas no ensino superior no Brasil, com a implantação de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD). Cabe frisar o desenvolvimento de tecnologias educacionais como ferramenta didática e operacional neste processo. Assim, este artigo versa sobre as transformações que ocorreram e as perspectivas futuras sobre a EaD. Os dados a serem apresentados vislumbram o crescimento desta modalidade de ensino, que vêm permitindo às Instituições de Ensino Superior disponibilizar diversos cursos nos mais distantes recônditos do Brasil, possibilitando a uma grande gama de trabalhadores sem formação o ingresso em um curso superior, bem como, a jovens que almejam uma profissão, buscar, nos cursos superiores, espaço no mercado de trabalho. Para motivar o aluno no ensino a distância, diminuindo o êxodo, há fatores determinantes da qualidade que devem figurar permanentemente dos planos de inovação das instituições de ensino superior, com especial atenção aos referenciais de qualidade para a educação a distância e ao uso de novas tecnologias para diminuir o espaço entre o aluno e a escola. Palavras-chave: Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285 10.18316/285 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285 |
identifier_str_mv |
10.18316/285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285/267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 20 (2012); p. 167-184 2238-9024 1519-3640 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165932791627776 |