Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Nelson Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285
Resumo: Na última década, houve um aumento na oferta de vagas no ensino superior no Brasil,  com a implantação de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD). Cabe frisar o desenvolvimento de tecnologias educacionais como ferramenta didática e operacional neste processo. Assim, este artigo versa sobre as transformações que ocorreram e as perspectivas futuras sobre a EaD. Os dados a serem apresentados vislumbram o crescimento desta modalidade de ensino, que vêm permitindo às Instituições de Ensino Superior disponibilizar diversos cursos nos mais distantes recônditos do Brasil, possibilitando a uma grande gama de trabalhadores sem formação o ingresso em um curso superior, bem como, a jovens que almejam uma profissão, buscar, nos cursos superiores, espaço no mercado de trabalho. Para motivar o aluno no ensino a distância, diminuindo o êxodo, há fatores determinantes da qualidade que devem figurar permanentemente dos planos de inovação das instituições de ensino superior, com especial atenção aos referenciais de qualidade para a educação a distância e ao uso de novas tecnologias para diminuir o espaço entre o aluno e a escola. Palavras-chave: Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas.
id UNILASALLE-5_331a307ba7702e9f3f69ec66fd3a20b1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/285
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliaçãoEducaçãoEducação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicasNa última década, houve um aumento na oferta de vagas no ensino superior no Brasil,  com a implantação de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD). Cabe frisar o desenvolvimento de tecnologias educacionais como ferramenta didática e operacional neste processo. Assim, este artigo versa sobre as transformações que ocorreram e as perspectivas futuras sobre a EaD. Os dados a serem apresentados vislumbram o crescimento desta modalidade de ensino, que vêm permitindo às Instituições de Ensino Superior disponibilizar diversos cursos nos mais distantes recônditos do Brasil, possibilitando a uma grande gama de trabalhadores sem formação o ingresso em um curso superior, bem como, a jovens que almejam uma profissão, buscar, nos cursos superiores, espaço no mercado de trabalho. Para motivar o aluno no ensino a distância, diminuindo o êxodo, há fatores determinantes da qualidade que devem figurar permanentemente dos planos de inovação das instituições de ensino superior, com especial atenção aos referenciais de qualidade para a educação a distância e ao uso de novas tecnologias para diminuir o espaço entre o aluno e a escola. Palavras-chave: Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCastanheira, Nelson Pereira2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/28510.18316/285Diálogo; n. 20 (2012); p. 167-1842238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285/267info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:09:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/285Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:09:48Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
title Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
spellingShingle Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
Castanheira, Nelson Pereira
Educação
Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas
title_short Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
title_full Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
title_fullStr Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
title_full_unstemmed Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
title_sort Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação
author Castanheira, Nelson Pereira
author_facet Castanheira, Nelson Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Nelson Pereira
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas
topic Educação
Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas
description Na última década, houve um aumento na oferta de vagas no ensino superior no Brasil,  com a implantação de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD). Cabe frisar o desenvolvimento de tecnologias educacionais como ferramenta didática e operacional neste processo. Assim, este artigo versa sobre as transformações que ocorreram e as perspectivas futuras sobre a EaD. Os dados a serem apresentados vislumbram o crescimento desta modalidade de ensino, que vêm permitindo às Instituições de Ensino Superior disponibilizar diversos cursos nos mais distantes recônditos do Brasil, possibilitando a uma grande gama de trabalhadores sem formação o ingresso em um curso superior, bem como, a jovens que almejam uma profissão, buscar, nos cursos superiores, espaço no mercado de trabalho. Para motivar o aluno no ensino a distância, diminuindo o êxodo, há fatores determinantes da qualidade que devem figurar permanentemente dos planos de inovação das instituições de ensino superior, com especial atenção aos referenciais de qualidade para a educação a distância e ao uso de novas tecnologias para diminuir o espaço entre o aluno e a escola. Palavras-chave: Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285
10.18316/285
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285
identifier_str_mv 10.18316/285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/285/267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 20 (2012); p. 167-184
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165932791627776