O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a perspectiva metodológica do projeto de educação ambiental ABCerrados como uma alternativa possível na alfabetização de crianças. O objetivo é demonstrar a possibilidade de alfabetizar crianças para além do que está posto nas escolas e instituições de ensino no geral, bem como fornecer uma base teórica para educadores que procurem uma alternativa à educação tradicional disseminada nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças. |
id |
UNILASALLE-5_4946723923e9f43c8e66396426f54688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10504 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminaresEducação AmbientalABCerradosAlfabetizaçãoEnsinoAprendizagemO presente trabalho apresenta a perspectiva metodológica do projeto de educação ambiental ABCerrados como uma alternativa possível na alfabetização de crianças. O objetivo é demonstrar a possibilidade de alfabetizar crianças para além do que está posto nas escolas e instituições de ensino no geral, bem como fornecer uma base teórica para educadores que procurem uma alternativa à educação tradicional disseminada nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/1050410.18316/dialogo.vi51.10504Diálogo; n. 51 (2022)2238-9024reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504/4037Copyright (c) 2023 Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Amanda Nunes deMedina, Alice Maria Corrêa2023-06-06T20:43:44Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10504Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2023-06-06T20:43:44Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares |
title |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares |
spellingShingle |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares Araujo, Amanda Nunes de Educação Ambiental ABCerrados Alfabetização Ensino Aprendizagem |
title_short |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares |
title_full |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares |
title_fullStr |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares |
title_full_unstemmed |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares |
title_sort |
O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares |
author |
Araujo, Amanda Nunes de |
author_facet |
Araujo, Amanda Nunes de Medina, Alice Maria Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Medina, Alice Maria Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Amanda Nunes de Medina, Alice Maria Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental ABCerrados Alfabetização Ensino Aprendizagem |
topic |
Educação Ambiental ABCerrados Alfabetização Ensino Aprendizagem |
description |
O presente trabalho apresenta a perspectiva metodológica do projeto de educação ambiental ABCerrados como uma alternativa possível na alfabetização de crianças. O objetivo é demonstrar a possibilidade de alfabetizar crianças para além do que está posto nas escolas e instituições de ensino no geral, bem como fornecer uma base teórica para educadores que procurem uma alternativa à educação tradicional disseminada nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504 10.18316/dialogo.vi51.10504 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504 |
identifier_str_mv |
10.18316/dialogo.vi51.10504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504/4037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diálogo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diálogo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 51 (2022) 2238-9024 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217362665832448 |