O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Amanda Nunes de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Medina, Alice Maria Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504
Resumo: O presente trabalho apresenta a perspectiva metodológica do projeto de educação ambiental ABCerrados como uma alternativa possível na alfabetização de crianças. O objetivo é demonstrar a possibilidade de alfabetizar crianças para além do que está posto nas escolas e instituições de ensino no geral, bem como fornecer uma base teórica para educadores que procurem uma alternativa à educação tradicional disseminada nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças.
id UNILASALLE-5_4946723923e9f43c8e66396426f54688
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10504
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminaresEducação AmbientalABCerradosAlfabetizaçãoEnsinoAprendizagemO presente trabalho apresenta a perspectiva metodológica do projeto de educação ambiental ABCerrados como uma alternativa possível na alfabetização de crianças. O objetivo é demonstrar a possibilidade de alfabetizar crianças para além do que está posto nas escolas e instituições de ensino no geral, bem como fornecer uma base teórica para educadores que procurem uma alternativa à educação tradicional disseminada nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/1050410.18316/dialogo.vi51.10504Diálogo; n. 51 (2022)2238-9024reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504/4037Copyright (c) 2023 Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Amanda Nunes deMedina, Alice Maria Corrêa2023-06-06T20:43:44Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10504Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2023-06-06T20:43:44Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
title O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
spellingShingle O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
Araujo, Amanda Nunes de
Educação Ambiental
ABCerrados
Alfabetização
Ensino
Aprendizagem
title_short O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
title_full O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
title_fullStr O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
title_full_unstemmed O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
title_sort O projeto ABcerrados como um legado de Paulo Freire na alfabetização de crianças: resultados preliminares
author Araujo, Amanda Nunes de
author_facet Araujo, Amanda Nunes de
Medina, Alice Maria Corrêa
author_role author
author2 Medina, Alice Maria Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Amanda Nunes de
Medina, Alice Maria Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
ABCerrados
Alfabetização
Ensino
Aprendizagem
topic Educação Ambiental
ABCerrados
Alfabetização
Ensino
Aprendizagem
description O presente trabalho apresenta a perspectiva metodológica do projeto de educação ambiental ABCerrados como uma alternativa possível na alfabetização de crianças. O objetivo é demonstrar a possibilidade de alfabetizar crianças para além do que está posto nas escolas e instituições de ensino no geral, bem como fornecer uma base teórica para educadores que procurem uma alternativa à educação tradicional disseminada nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504
10.18316/dialogo.vi51.10504
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504
identifier_str_mv 10.18316/dialogo.vi51.10504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10504/4037
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diálogo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diálogo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 51 (2022)
2238-9024
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217362665832448