COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nesmária Sany Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Luz, Talita Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131981
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever e analisar como se configuravam as competências gerenciais dos coordenadores dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma universidade pública mineira, na visão dos discentes. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem quantitativa, baseada em um estudo de caso. Os dados foram extraídos de 305 questionários aplicados aos alunos de todos os períodos dos dois cursos, sendo 147 de Administração e 158 de Ciências Contábeis. O instrumento de coleta contemplou 16 afirmativas, em que o respondente deveria, com base em uma escala de Likert de seis pontos, analisar as competências gerenciais, requeridas e efetivas, do coordenador. Os resultados apontaram que os dois coordenadores atendem, em parte, aos anseios dos alunos, apresentando as competências de mentor e produtor como efetivas ou reais. Os alunos de Administração entendem que as competências ideais sejam as de produtor, coordenador, mentor e diretor, nessa ordem; enquanto os de Ciências Contábeis pensam que um bom coordenador deve apresentar as competências de mentor, coordenador, produtor e diretor.
id UFSC_53eebdc30bd99006e83ba860c9621199
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131981
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?Universidade, Competência Gerencial, Coordenador de Curso, curso de Administração, curso de Ciências Contábeis.Este estudo teve como objetivo descrever e analisar como se configuravam as competências gerenciais dos coordenadores dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma universidade pública mineira, na visão dos discentes. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem quantitativa, baseada em um estudo de caso. Os dados foram extraídos de 305 questionários aplicados aos alunos de todos os períodos dos dois cursos, sendo 147 de Administração e 158 de Ciências Contábeis. O instrumento de coleta contemplou 16 afirmativas, em que o respondente deveria, com base em uma escala de Likert de seis pontos, analisar as competências gerenciais, requeridas e efetivas, do coordenador. Os resultados apontaram que os dois coordenadores atendem, em parte, aos anseios dos alunos, apresentando as competências de mentor e produtor como efetivas ou reais. Os alunos de Administração entendem que as competências ideais sejam as de produtor, coordenador, mentor e diretor, nessa ordem; enquanto os de Ciências Contábeis pensam que um bom coordenador deve apresentar as competências de mentor, coordenador, produtor e diretor.INPEAU2015-04-13T11:40:15Z2015-04-13T11:40:15Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131981Alves, Nesmária Sany CostaLuz, Talita Ribeiro daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T11:45:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131981Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T11:45:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?
title COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?
spellingShingle COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?
Alves, Nesmária Sany Costa
Universidade, Competência Gerencial, Coordenador de Curso, curso de Administração, curso de Ciências Contábeis.
title_short COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?
title_full COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?
title_fullStr COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?
title_sort COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MINEIRA: O QUE PENSAM OS DISCENTES?
author Alves, Nesmária Sany Costa
author_facet Alves, Nesmária Sany Costa
Luz, Talita Ribeiro da
author_role author
author2 Luz, Talita Ribeiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nesmária Sany Costa
Luz, Talita Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade, Competência Gerencial, Coordenador de Curso, curso de Administração, curso de Ciências Contábeis.
topic Universidade, Competência Gerencial, Coordenador de Curso, curso de Administração, curso de Ciências Contábeis.
description Este estudo teve como objetivo descrever e analisar como se configuravam as competências gerenciais dos coordenadores dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma universidade pública mineira, na visão dos discentes. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem quantitativa, baseada em um estudo de caso. Os dados foram extraídos de 305 questionários aplicados aos alunos de todos os períodos dos dois cursos, sendo 147 de Administração e 158 de Ciências Contábeis. O instrumento de coleta contemplou 16 afirmativas, em que o respondente deveria, com base em uma escala de Likert de seis pontos, analisar as competências gerenciais, requeridas e efetivas, do coordenador. Os resultados apontaram que os dois coordenadores atendem, em parte, aos anseios dos alunos, apresentando as competências de mentor e produtor como efetivas ou reais. Os alunos de Administração entendem que as competências ideais sejam as de produtor, coordenador, mentor e diretor, nessa ordem; enquanto os de Ciências Contábeis pensam que um bom coordenador deve apresentar as competências de mentor, coordenador, produtor e diretor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-13T11:40:15Z
2015-04-13T11:40:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131981
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652060619440128