Docência no ensino superior: espaço para construções?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tania Beatriz Iwaszko
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Becker, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/177
Resumo: Este artigo baseia-se em investigação que tem a Epistemologia Genética piagetiana como quadro teórico e pretende responder se a docência no ensino superior pode constituir-se em espaço de construção de conhecimento.  Investigou-se o egocentrismo como possível obstáculo pedagógico à construção de conhecimento e procurou-se identificar possibilidades de descentração que auxiliem na transformação do ensino superior num espaço de construções cognitivas que abram caminhos para novas aprendizagens. Palavras-chave: Construção de conhecimento; Descentração; Egocentrismo; Ensino superior; Epistemologia genética. Abstract This article is based on research considering Piaget’s Genetic Epistemology as the theoretical framework and aims to find out whether teaching in higher education may configure a space for knowledge building or not. We investigated egocentrism as a possible pedagogical obstruction to the building of knowledge and we sought to identify decentration possibilities which may contribute for the transformation of higher education in a space of cognitive constructions that open ways for new learning. Key-words: Decentration; Egocentrism; Higher education; Genetic epistemology; Knowledge building.
id UNILASALLE-5_a21100f4e5706d078811064d374ff8fc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/177
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling Docência no ensino superior: espaço para construções?Multidisciplinar; EpistemologiaEste artigo baseia-se em investigação que tem a Epistemologia Genética piagetiana como quadro teórico e pretende responder se a docência no ensino superior pode constituir-se em espaço de construção de conhecimento.  Investigou-se o egocentrismo como possível obstáculo pedagógico à construção de conhecimento e procurou-se identificar possibilidades de descentração que auxiliem na transformação do ensino superior num espaço de construções cognitivas que abram caminhos para novas aprendizagens. Palavras-chave: Construção de conhecimento; Descentração; Egocentrismo; Ensino superior; Epistemologia genética. Abstract This article is based on research considering Piaget’s Genetic Epistemology as the theoretical framework and aims to find out whether teaching in higher education may configure a space for knowledge building or not. We investigated egocentrism as a possible pedagogical obstruction to the building of knowledge and we sought to identify decentration possibilities which may contribute for the transformation of higher education in a space of cognitive constructions that open ways for new learning. Key-words: Decentration; Egocentrism; Higher education; Genetic epistemology; Knowledge building.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasMarques, Tania Beatriz IwaszkoBecker, Fernando2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/17710.18316/177Diálogo; n. 15 (2009); p. 89-1072238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/177/191info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:09:47Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/177Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:09:47Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

Docência no ensino superior: espaço para construções?
title Docência no ensino superior: espaço para construções?
spellingShingle Docência no ensino superior: espaço para construções?
Marques, Tania Beatriz Iwaszko
Multidisciplinar; Epistemologia
title_short Docência no ensino superior: espaço para construções?
title_full Docência no ensino superior: espaço para construções?
title_fullStr Docência no ensino superior: espaço para construções?
title_full_unstemmed Docência no ensino superior: espaço para construções?
title_sort Docência no ensino superior: espaço para construções?
author Marques, Tania Beatriz Iwaszko
author_facet Marques, Tania Beatriz Iwaszko
Becker, Fernando
author_role author
author2 Becker, Fernando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Tania Beatriz Iwaszko
Becker, Fernando
dc.subject.none.fl_str_mv




dc.subject.por.fl_str_mv Multidisciplinar; Epistemologia
topic Multidisciplinar; Epistemologia
description Este artigo baseia-se em investigação que tem a Epistemologia Genética piagetiana como quadro teórico e pretende responder se a docência no ensino superior pode constituir-se em espaço de construção de conhecimento.  Investigou-se o egocentrismo como possível obstáculo pedagógico à construção de conhecimento e procurou-se identificar possibilidades de descentração que auxiliem na transformação do ensino superior num espaço de construções cognitivas que abram caminhos para novas aprendizagens. Palavras-chave: Construção de conhecimento; Descentração; Egocentrismo; Ensino superior; Epistemologia genética. Abstract This article is based on research considering Piaget’s Genetic Epistemology as the theoretical framework and aims to find out whether teaching in higher education may configure a space for knowledge building or not. We investigated egocentrism as a possible pedagogical obstruction to the building of knowledge and we sought to identify decentration possibilities which may contribute for the transformation of higher education in a space of cognitive constructions that open ways for new learning. Key-words: Decentration; Egocentrism; Higher education; Genetic epistemology; Knowledge building.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/177
10.18316/177
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/177
identifier_str_mv 10.18316/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/177/191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 15 (2009); p. 89-107
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165933237272576