Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Jeanine Bender de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11690/642
Resumo: A presente pesquisa trata especificamente da cultura do consumo e os reflexos em nossa sociedade de informação, ou seja, diante de como o consumo tem sido visto na atual modernidade, englobando o consumo material, e as suas formas de resistência. A pesquisa se detém no público da Terceira Idade e suas implicações no mercado consumidor, incluindo o endividamento progressivo e suas consequências, tendo em vista o consumo, atual e desmedido, bem como as facilidades e possibilidades desse crédito ao consumidor idoso, repercutindo, muitas vezes em exclusão social. Daí, a necessidade de um respaldo jurídico visando um equilíbrio dessa relação contratual, consubstanciados na Constituição Federal, no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso. Ao final, apresenta a produção de uma cartilha de cunho orientador e preventivo, especialmente aos idosos nas relações de consumo.
id UNILASALLE_007f5ee561d69d15b63ff76a51e26bc5
oai_identifier_str oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/642
network_acronym_str UNILASALLE
network_name_str Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
repository_id_str
spelling Paula, Jeanine Bender deSchwartz, GermanoGraeff, Lucas2016-11-07T23:04:38Z2016-11-07T23:04:38Z2012http://hdl.handle.net/11690/642A presente pesquisa trata especificamente da cultura do consumo e os reflexos em nossa sociedade de informação, ou seja, diante de como o consumo tem sido visto na atual modernidade, englobando o consumo material, e as suas formas de resistência. A pesquisa se detém no público da Terceira Idade e suas implicações no mercado consumidor, incluindo o endividamento progressivo e suas consequências, tendo em vista o consumo, atual e desmedido, bem como as facilidades e possibilidades desse crédito ao consumidor idoso, repercutindo, muitas vezes em exclusão social. Daí, a necessidade de um respaldo jurídico visando um equilíbrio dessa relação contratual, consubstanciados na Constituição Federal, no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso. Ao final, apresenta a produção de uma cartilha de cunho orientador e preventivo, especialmente aos idosos nas relações de consumo.The present study deals specifically with consumer culture and its repercussion on our information society, in other words, as consumption has been seen in the present modernity, encompassing material consumption and its forms of resistance. The research focus on senior community and its implications on the consumer market, including the progressive indebtedness and its consequences, considering the excessive consumption, as well as the facilities and credit possibilities of this elderly consumer, often leading to social exclusion. Hence the need for legal support in order to balance this contractual relationship embodied in the Constitution, the Consumer Protection Code and the Elder Statute. The article concludes with the production of a booklet of guidance and preventive nature, especially to elder in consumer relations.Submitted by Jakeline Silva (jakeline.silva@unilasalle.edu.br) on 2016-11-07T23:04:38Z No. of bitstreams: 1 jbpaula.pdf: 685530 bytes, checksum: f5d65001c0ea6b71e2de1201291b7428 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-07T23:04:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 jbpaula.pdf: 685530 bytes, checksum: f5d65001c0ea6b71e2de1201291b7428 (MD5) Previous issue date: 2012Centro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)BRConsumoCulturaSuperendividamentoEducaçãoConsumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCanoas/RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salleinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEORIGINALjbpalula.pdfjbpalula.pdfapplication/octet-stream685530http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/642/1/jbpalula.pdff5d65001c0ea6b71e2de1201291b7428MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/642/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211690/6422019-07-29 16:43:18.298oai:svr-net20.unilasalle.edu.br: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Repositório Institucionalopendoar:2019-07-29T19:43:18Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
title Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
spellingShingle Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
Paula, Jeanine Bender de
Consumo
Cultura
Superendividamento
Educação
title_short Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
title_full Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
title_fullStr Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
title_full_unstemmed Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
title_sort Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
author Paula, Jeanine Bender de
author_facet Paula, Jeanine Bender de
author_role author
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv Schwartz, Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Jeanine Bender de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Graeff, Lucas
contributor_str_mv Graeff, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Cultura
Superendividamento
Educação
topic Consumo
Cultura
Superendividamento
Educação
description A presente pesquisa trata especificamente da cultura do consumo e os reflexos em nossa sociedade de informação, ou seja, diante de como o consumo tem sido visto na atual modernidade, englobando o consumo material, e as suas formas de resistência. A pesquisa se detém no público da Terceira Idade e suas implicações no mercado consumidor, incluindo o endividamento progressivo e suas consequências, tendo em vista o consumo, atual e desmedido, bem como as facilidades e possibilidades desse crédito ao consumidor idoso, repercutindo, muitas vezes em exclusão social. Daí, a necessidade de um respaldo jurídico visando um equilíbrio dessa relação contratual, consubstanciados na Constituição Federal, no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso. Ao final, apresenta a produção de uma cartilha de cunho orientador e preventivo, especialmente aos idosos nas relações de consumo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-07T23:04:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-07T23:04:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11690/642
url http://hdl.handle.net/11690/642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário La Salle
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário La Salle
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
collection Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
bitstream.url.fl_str_mv http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/642/1/jbpalula.pdf
http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/642/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f5d65001c0ea6b71e2de1201291b7428
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799576215410966528