Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11690/642 |
Resumo: | A presente pesquisa trata especificamente da cultura do consumo e os reflexos em nossa sociedade de informação, ou seja, diante de como o consumo tem sido visto na atual modernidade, englobando o consumo material, e as suas formas de resistência. A pesquisa se detém no público da Terceira Idade e suas implicações no mercado consumidor, incluindo o endividamento progressivo e suas consequências, tendo em vista o consumo, atual e desmedido, bem como as facilidades e possibilidades desse crédito ao consumidor idoso, repercutindo, muitas vezes em exclusão social. Daí, a necessidade de um respaldo jurídico visando um equilíbrio dessa relação contratual, consubstanciados na Constituição Federal, no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso. Ao final, apresenta a produção de uma cartilha de cunho orientador e preventivo, especialmente aos idosos nas relações de consumo. |
id |
UNILASALLE_007f5ee561d69d15b63ff76a51e26bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/642 |
network_acronym_str |
UNILASALLE |
network_name_str |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula, Jeanine Bender deSchwartz, GermanoGraeff, Lucas2016-11-07T23:04:38Z2016-11-07T23:04:38Z2012http://hdl.handle.net/11690/642A presente pesquisa trata especificamente da cultura do consumo e os reflexos em nossa sociedade de informação, ou seja, diante de como o consumo tem sido visto na atual modernidade, englobando o consumo material, e as suas formas de resistência. A pesquisa se detém no público da Terceira Idade e suas implicações no mercado consumidor, incluindo o endividamento progressivo e suas consequências, tendo em vista o consumo, atual e desmedido, bem como as facilidades e possibilidades desse crédito ao consumidor idoso, repercutindo, muitas vezes em exclusão social. Daí, a necessidade de um respaldo jurídico visando um equilíbrio dessa relação contratual, consubstanciados na Constituição Federal, no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso. Ao final, apresenta a produção de uma cartilha de cunho orientador e preventivo, especialmente aos idosos nas relações de consumo.The present study deals specifically with consumer culture and its repercussion on our information society, in other words, as consumption has been seen in the present modernity, encompassing material consumption and its forms of resistance. The research focus on senior community and its implications on the consumer market, including the progressive indebtedness and its consequences, considering the excessive consumption, as well as the facilities and credit possibilities of this elderly consumer, often leading to social exclusion. Hence the need for legal support in order to balance this contractual relationship embodied in the Constitution, the Consumer Protection Code and the Elder Statute. The article concludes with the production of a booklet of guidance and preventive nature, especially to elder in consumer relations.Submitted by Jakeline Silva (jakeline.silva@unilasalle.edu.br) on 2016-11-07T23:04:38Z No. of bitstreams: 1 jbpaula.pdf: 685530 bytes, checksum: f5d65001c0ea6b71e2de1201291b7428 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-07T23:04:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 jbpaula.pdf: 685530 bytes, checksum: f5d65001c0ea6b71e2de1201291b7428 (MD5) Previous issue date: 2012Centro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)BRConsumoCulturaSuperendividamentoEducaçãoConsumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCanoas/RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salleinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEORIGINALjbpalula.pdfjbpalula.pdfapplication/octet-stream685530http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/642/1/jbpalula.pdff5d65001c0ea6b71e2de1201291b7428MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/642/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211690/6422019-07-29 16:43:18.298oai:svr-net20.unilasalle.edu.br: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Repositório Institucionalopendoar:2019-07-29T19:43:18Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo |
title |
Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo |
spellingShingle |
Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo Paula, Jeanine Bender de Consumo Cultura Superendividamento Educação |
title_short |
Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo |
title_full |
Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo |
title_fullStr |
Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo |
title_full_unstemmed |
Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo |
title_sort |
Consumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumo |
author |
Paula, Jeanine Bender de |
author_facet |
Paula, Jeanine Bender de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv |
Schwartz, Germano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Jeanine Bender de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Graeff, Lucas |
contributor_str_mv |
Graeff, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Cultura Superendividamento Educação |
topic |
Consumo Cultura Superendividamento Educação |
description |
A presente pesquisa trata especificamente da cultura do consumo e os reflexos em nossa sociedade de informação, ou seja, diante de como o consumo tem sido visto na atual modernidade, englobando o consumo material, e as suas formas de resistência. A pesquisa se detém no público da Terceira Idade e suas implicações no mercado consumidor, incluindo o endividamento progressivo e suas consequências, tendo em vista o consumo, atual e desmedido, bem como as facilidades e possibilidades desse crédito ao consumidor idoso, repercutindo, muitas vezes em exclusão social. Daí, a necessidade de um respaldo jurídico visando um equilíbrio dessa relação contratual, consubstanciados na Constituição Federal, no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso. Ao final, apresenta a produção de uma cartilha de cunho orientador e preventivo, especialmente aos idosos nas relações de consumo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-07T23:04:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-07T23:04:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11690/642 |
url |
http://hdl.handle.net/11690/642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário La Salle |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC) |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário La Salle |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
collection |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/642/1/jbpalula.pdf http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/642/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5d65001c0ea6b71e2de1201291b7428 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799576215410966528 |