Competências transversais na formação integral de egressos do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barro, Dania
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11690/1763
Resumo: A Educação Superior tem por missão preparar seus estudantes para desenvolver sua profissão como cidadãos preocupados e comprometidos com o desenvolvimento ético da sociedade na qual estão inseridos, com habilidades e competências adequadas para que possam atender às demandas em um contexto de contínuas mudanças. Para tal, melhorar o processo de ensino e o de aprendizagem é uma possibilidade de contribuir nesse engrandecimento. Esses processos ultrapassam os limites da sala de aula e dos conteúdos disciplinares, avançando para o desenvolvimento das competências transversais, de que se ocupa este estudo: fundamentado pela teoria de Barnett (1994) e Mansfield (2004) no que tange às competências, e em Dewey (1989) e Kilpatrick (2008), no que se refere à aprendizagem ativa por meio de projetos. Esta pesquisa de Tese está inserida na linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”, e no Projeto maior intitulado Educação Superior: acesso, percurso e resultados, aprovado pelo Comitê de Ética sob o CAAE: 12019219.4.0000.5307. Seu objetivo está centrado em analisar em que medida o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP) proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior. O PATP consiste na integração curricular do semestre letivo, articulando teoria e prática, de modo a inserir o estudante em vivências no contexto da sua profissão desde o início da Graduação. De modo a alcançar esse objetivo, foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa composta por duas etapas, sendo a primeira a coleta quantitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas aos egressos do curso de Pedagogia, e a segunda, composta por entrevistas com egressos selecionados e seus empregadores. Os resultados apontam: uma classificação das categorias/competências em dois grupos – competências transversais pessoais e competências transversais socioafetivas e ético-políticas; o grupo de egressas Com PATP possui competências transversais pessoais mais bem desenvolvidas que o grupo de egressas Sem PATP; não houve diferença para as competências transversais socioafetivas e ético-políticas entre os dois grupos de egressas; houve boa inserção das egressas no mercado de trabalho; as egressas com PATP estão melhor inseridas no mercado, na sua área de formação; não houve diferença nas competências entre as egressas formadas há mais de cinco anos em relação às formadas há menos de cinco anos; encontrou-se 12 competências transversais necessárias à profissão docente. Como conclusão, confirma-se a tese deste estudo de que o PATP proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia
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Esses processos ultrapassam os limites da sala de aula e dos conteúdos disciplinares, avançando para o desenvolvimento das competências transversais, de que se ocupa este estudo: fundamentado pela teoria de Barnett (1994) e Mansfield (2004) no que tange às competências, e em Dewey (1989) e Kilpatrick (2008), no que se refere à aprendizagem ativa por meio de projetos. Esta pesquisa de Tese está inserida na linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”, e no Projeto maior intitulado Educação Superior: acesso, percurso e resultados, aprovado pelo Comitê de Ética sob o CAAE: 12019219.4.0000.5307. Seu objetivo está centrado em analisar em que medida o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP) proporcionou o desenvolvimento de competências transversais para os egressos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior. O PATP consiste na integração curricular do semestre letivo, articulando teoria e prática, de modo a inserir o estudante em vivências no contexto da sua profissão desde o início da Graduação. De modo a alcançar esse objetivo, foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa composta por duas etapas, sendo a primeira a coleta quantitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas aos egressos do curso de Pedagogia, e a segunda, composta por entrevistas com egressos selecionados e seus empregadores. Os resultados apontam: uma classificação das categorias/competências em dois grupos – competências transversais pessoais e competências transversais socioafetivas e ético-políticas; o grupo de egressas Com PATP possui competências transversais pessoais mais bem desenvolvidas que o grupo de egressas Sem PATP; não houve diferença para as competências transversais socioafetivas e ético-políticas entre os dois grupos de egressas; houve boa inserção das egressas no mercado de trabalho; as egressas com PATP estão melhor inseridas no mercado, na sua área de formação; não houve diferença nas competências entre as egressas formadas há mais de cinco anos em relação às formadas há menos de cinco anos; encontrou-se 12 competências transversais necessárias à profissão docente. 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