Aquisição e desenvolvimento de competências transversais e técnicas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rosa Marlene Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2596
Resumo: Com a inclusão do processo de Bolonha nas instituições do ensino superior, foram feitas algumas alterações nos currículos educativos. De um ensino centrado na exposição de conteúdos passamos para um ensino direcionado para o desenvolvimento de competências, onde o aluno assume um papel proactivo, em que aprender é mais do que adquirir conhecimentos. Para além das competências técnicas é necessário acrescer ao currículo competências transversais, para que qualquer profissional, principalmente em inicio de carreira, de respostas adequadas ao mercado de trabalho atual, que se apresenta cada vez mais competitivo. As competências são entendidas por um conjunto de atributos pessoais específicos a cada indivíduo. As competências técnicas são específicas para o desempenho de uma determinada função/profissão, por sua vez as competências transversais são comuns a diversas atividades e transferíveis de função para função. Estas são fundamentais para garantir a empregabilidade a curto e longo prazo, daí a importância da sua promoção e desenvolvimento nas instituições de ensino superior. Esta investigação teve como principal objetivo analisar a importância atribuída às competências transversais e técnicas na formação em cursos Ensino e de Psicologia, bem como a perceção sobre a aquisição e desenvolvimento das mesmas no mestrado. A amostra foi constituída por 130 participantes, dos quais 103 estudantes da Universidade da Beira Interior (77 alunos de cursos de mestrado em Ensino e 26 estagiários de Psicologia) e 27 supervisores de estágio exteriores à UBI (15 professores cooperantes e 12 psicólogos). A partir da análise das competências previstas para cada curso, bem como em orientações nacionais e europeias acerca do perfil de competências para o exercício da docência e da Psicologia, foi construído um questionário, com versões distintas para cada área de formação e para cada tipo de participante (estudante ou supervisor de estágio). Através da análise descritiva dos resultados, verificou-se que os participantes atribuem grande importância às competências transversais, sendo as competências com maior e menor importância, aquisição e desenvolvimento muito similares para os vários participantes. Conseguimos apurar que quanto maior for a promoção das competências no mestrado maior é o domínio pessoal das competências pelos estudantes, assim torna-se evidente a importância das universidades promoverem este tipo de competências nos aluno.
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As competências técnicas são específicas para o desempenho de uma determinada função/profissão, por sua vez as competências transversais são comuns a diversas atividades e transferíveis de função para função. Estas são fundamentais para garantir a empregabilidade a curto e longo prazo, daí a importância da sua promoção e desenvolvimento nas instituições de ensino superior. Esta investigação teve como principal objetivo analisar a importância atribuída às competências transversais e técnicas na formação em cursos Ensino e de Psicologia, bem como a perceção sobre a aquisição e desenvolvimento das mesmas no mestrado. A amostra foi constituída por 130 participantes, dos quais 103 estudantes da Universidade da Beira Interior (77 alunos de cursos de mestrado em Ensino e 26 estagiários de Psicologia) e 27 supervisores de estágio exteriores à UBI (15 professores cooperantes e 12 psicólogos). A partir da análise das competências previstas para cada curso, bem como em orientações nacionais e europeias acerca do perfil de competências para o exercício da docência e da Psicologia, foi construído um questionário, com versões distintas para cada área de formação e para cada tipo de participante (estudante ou supervisor de estágio). Através da análise descritiva dos resultados, verificou-se que os participantes atribuem grande importância às competências transversais, sendo as competências com maior e menor importância, aquisição e desenvolvimento muito similares para os vários participantes. Conseguimos apurar que quanto maior for a promoção das competências no mestrado maior é o domínio pessoal das competências pelos estudantes, assim torna-se evidente a importância das universidades promoverem este tipo de competências nos aluno.With the inclusion of the Bologna process in higher education institutions, some changes were made in educational curricula. From a teaching centered in contents exhibition we moved to education directed to the development of skills, where the student takes a proactive role, where learning is more than acquiring knowledge. In addition to technical skills it needs to be added to curriculum soft skills, so that any professional, especially early career, can give appropriate responses to the current job market, that has increasingly been more competitive. Competences are understood by a set of specific personal attributes to each individual. Technical skills are specific to the performance of a particular function/profession; in turn the soft skills are common to various activities and transferable from function to function. These are essential to ensure employability in the short and long term, hence the importance of the promotion and development in higher education institutions. This research aimed to examine the importance given to soft and technical skills in Education and Psychology training courses, as well as the perception on the acquisition and development of the same in masters. The sample consisted of 130 participants, including 103 students from the Universidade da Beira Interior (77 students of Masters in Education and 26 Psychology trainees) and 27 internship supervisors outside UBI (15 cooperating teachers and 12 psychologists). From the analysis of the powers provided for each course, as well as national and European guidelines on the competency profile for the practice of teaching and psychology, a questionnaire was constructed with separate versions for each training area and for each type of participant (student or internship supervisor). Through descriptive analysis, it was found that participants attach great importance to soft skills, being the competencies with greater and lesser importance, the acquisition and development, very similar to the various participants. We were able to ascertain that the greater the promotion of skills in master's greater personal mastery of skills by students, so it is evident the importance of universities in promoting such skills in students.Oliveira, Ema Patrícia de LimauBibliorumPinto, Rosa Marlene Pereira2014-11-10T17:16:52Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2596TID:201276143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:14.436810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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