A mobilidade acadêmica internacional na Associação Nacional de Educação Católica do Brasil
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Language: | por |
Source: | Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
Download full: | http://hdl.handle.net/11690/1408 |
Summary: | A internacionalização da educação superior perpassa o tempo, estando presente desde as universidades da Idade Média até o momento vigente. Nos últimos anos, a globalização impulsionou a internacionalização da educação superior e com isso houve ampliação de uma de suas dimensões: a mobilidade acadêmica internacional. Porém, percebe-se carência de estudos referentes ao acompanhamento da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de Ensino Superior (IES). Nessa perspectiva, a pesquisa tipo Estudo de Caso Múltiplos tem como problemática investigativa: como as IES vinculadas à Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) acompanham as experiências de mobilidade acadêmica internacional? O estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. O referencial teórico está fundamentado nos pressupostos de autores tais como Morosini (2006), Knight (2008), Santos; Almeida Filho (2012), Stallivieri (2017), Knight; De Wit (2018) e Miranda; Fossatti (2018). A unidade de análise são as 89 IES vinculadas à ANEC, sendo os sujeitos de pesquisa os profissionais que trabalham com internacionalização nessas instituições. O texto aborda no primeiro momento a definição e historicidade da internacionalização da educação superior no mundo e no Brasil, abrangendo as instituições de ensino superior católicas. No segundo momento do texto, se discute a mobilidade acadêmica internacional no âmbito da internacionalização da educação superior como instrumento de desenvolvimento da universidade, do aluno e do professor. Por fim, serão elencadas as discussões sobre as respostas do questionário enviado para os escritórios de assuntos internacionais das universidades vinculadas à Associação Nacional de Educação Católica. Os dados coletados por meio da aplicação de questionário anônimo foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Dentre os principais achados do estudos destacam-se: a) as IES da ANEC, em sua maioria, acompanham e avaliam as experiências de mobilidade acadêmica internacional de diferentes modos simultaneamente; b) No contexto da internacionalização nessas IES existe presença de profissional responsável pela assessoria de assuntos internacionais com entre um e três colaboradores trabalhando juntos, sendo a maioria com pós-graduação em nível stricto sensu e a maior parte das IES prioriza o processo de internacionalização há mais de quatro anos; c) o acompanhamento dos estudantes que fazem mobilidade acadêmica ocorre principalmente com a utilização de redes sociais; d) verificou-se que a devolutiva do estudante de graduação que fez mobilidade para sua IES de origem ocorre por meio de relatório e da socialização de suas vivências para os demais alunos da IES e também para o público externo; e) os instrumentos de gestão da mobilidade acadêmica utilizados na maioria das instituições são os relatos de experiência dos estudantes para o seu curso e para outros alunos e a grande parte das IES atribui grau alto e médio de importância a essas devolutivas. O acompanhamento e avaliação das devolutivas da mobilidade acadêmica refletem o quanto a IES consegue integrar a internacionalização ao planejamento estratégico. Portanto, as oportunidades para as devolutivas podem ser incentivadas nas instituições de origem para os estudantes conseguirem socializar as aprendizagens obtidas no exterior. |
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Nessa perspectiva, a pesquisa tipo Estudo de Caso Múltiplos tem como problemática investigativa: como as IES vinculadas à Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) acompanham as experiências de mobilidade acadêmica internacional? O estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. O referencial teórico está fundamentado nos pressupostos de autores tais como Morosini (2006), Knight (2008), Santos; Almeida Filho (2012), Stallivieri (2017), Knight; De Wit (2018) e Miranda; Fossatti (2018). A unidade de análise são as 89 IES vinculadas à ANEC, sendo os sujeitos de pesquisa os profissionais que trabalham com internacionalização nessas instituições. O texto aborda no primeiro momento a definição e historicidade da internacionalização da educação superior no mundo e no Brasil, abrangendo as instituições de ensino superior católicas. No segundo momento do texto, se discute a mobilidade acadêmica internacional no âmbito da internacionalização da educação superior como instrumento de desenvolvimento da universidade, do aluno e do professor. Por fim, serão elencadas as discussões sobre as respostas do questionário enviado para os escritórios de assuntos internacionais das universidades vinculadas à Associação Nacional de Educação Católica. Os dados coletados por meio da aplicação de questionário anônimo foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Dentre os principais achados do estudos destacam-se: a) as IES da ANEC, em sua maioria, acompanham e avaliam as experiências de mobilidade acadêmica internacional de diferentes modos simultaneamente; b) No contexto da internacionalização nessas IES existe presença de profissional responsável pela assessoria de assuntos internacionais com entre um e três colaboradores trabalhando juntos, sendo a maioria com pós-graduação em nível stricto sensu e a maior parte das IES prioriza o processo de internacionalização há mais de quatro anos; c) o acompanhamento dos estudantes que fazem mobilidade acadêmica ocorre principalmente com a utilização de redes sociais; d) verificou-se que a devolutiva do estudante de graduação que fez mobilidade para sua IES de origem ocorre por meio de relatório e da socialização de suas vivências para os demais alunos da IES e também para o público externo; e) os instrumentos de gestão da mobilidade acadêmica utilizados na maioria das instituições são os relatos de experiência dos estudantes para o seu curso e para outros alunos e a grande parte das IES atribui grau alto e médio de importância a essas devolutivas. 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