A dança em cena: reflexões sobre a criatividade nos processos coreográficos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11690/651 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como tema central a dança e, como foco, a criatividade dos sujeitos dançantes e sua manifestação nos processos coreográficos vividos no contexto memório-cultural. Desse modo, busca-se compreender como o potencial criativo dos sujeitos dançantes se configura nesses processos, resultando na elaboração de formas coreográficas, numa perspectiva de reconstituição de modelo ou de transformação, intervindo em seu contexto. Nesse intuito, reflete sobre o corpo, a memória e a cultura, desconstruindo as concepções dualistas ainda vigentes nas sociedades ocidentais, revelando a ideia de um contexto dinâmico, continuamente, construído com a interação de sujeitos corpóreo-memório-culturais. Em seguida, é focalizada a dança, destacando-a como um bem artístico/cultural, inerente à vida humana e, portanto, fundamental para a construção da vida em sociedade. Tal abordagem é relacionada com a criatividade que, enquanto potencial humano, se manifestanos processos coreográficos desenvolvidos pelos sujeitos dançantes. No caminho metodológico, esse estudo de cunho qualitativo, focalizou o cenário da dança em Aracaju/SE, onde foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, com oito sujeitos dançantes da referida cidade. Os dados obtidos foram analisados e interpretados segundo a técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática, relacionando as impressões geradas no pesquisador sobre as reflexões teóricas elaboradas e as informações concedidas pelos sujeitos dançantes entrevistados. Como conclusão, compreende-se que os sujeitos manifestam a sua criatividade, ao desenvolver processos coreográficos, entrelaçando atitudes reprodutivas/criadoras, que resultam na reconstituição de uma forma coreográfica referencial ou na sua transformação, intervindo no contexto cultural vivido. A leitura do inventário memório-cultural elaborada a partir da interação estabelecida entre as noções de identidade cultural dos sujeitos, a proposta criativa e o patrimônio cultural de um grupo, é que edificam as bases do processo resultando na configuração do produto elaborado. |
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Santos, João Bosco TorresÉboli, Luciana MorteoAccorssi, Aline2016-11-11T21:05:35Z2016-11-11T21:05:35Z2013http://hdl.handle.net/11690/651Essa pesquisa tem como tema central a dança e, como foco, a criatividade dos sujeitos dançantes e sua manifestação nos processos coreográficos vividos no contexto memório-cultural. Desse modo, busca-se compreender como o potencial criativo dos sujeitos dançantes se configura nesses processos, resultando na elaboração de formas coreográficas, numa perspectiva de reconstituição de modelo ou de transformação, intervindo em seu contexto. Nesse intuito, reflete sobre o corpo, a memória e a cultura, desconstruindo as concepções dualistas ainda vigentes nas sociedades ocidentais, revelando a ideia de um contexto dinâmico, continuamente, construído com a interação de sujeitos corpóreo-memório-culturais. Em seguida, é focalizada a dança, destacando-a como um bem artístico/cultural, inerente à vida humana e, portanto, fundamental para a construção da vida em sociedade. Tal abordagem é relacionada com a criatividade que, enquanto potencial humano, se manifestanos processos coreográficos desenvolvidos pelos sujeitos dançantes. No caminho metodológico, esse estudo de cunho qualitativo, focalizou o cenário da dança em Aracaju/SE, onde foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, com oito sujeitos dançantes da referida cidade. Os dados obtidos foram analisados e interpretados segundo a técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática, relacionando as impressões geradas no pesquisador sobre as reflexões teóricas elaboradas e as informações concedidas pelos sujeitos dançantes entrevistados. Como conclusão, compreende-se que os sujeitos manifestam a sua criatividade, ao desenvolver processos coreográficos, entrelaçando atitudes reprodutivas/criadoras, que resultam na reconstituição de uma forma coreográfica referencial ou na sua transformação, intervindo no contexto cultural vivido. A leitura do inventário memório-cultural elaborada a partir da interação estabelecida entre as noções de identidade cultural dos sujeitos, a proposta criativa e o patrimônio cultural de um grupo, é que edificam as bases do processo resultando na configuração do produto elaborado.Esta investigación se centra en la danza, y se centran en la creatividad de los sujetos de baile y su manifestación en los procesos coreográficos vividos en contexto memoria cultural. Por lo tanto, busca entender cómo el potencial creativo de los sujetos de baile se configuran estos procesos, lo que resulta en la elaboración de formas coreográficas, con el fin de reconstituir o transformaciones modelo, interviniendo en su contexto. Para ello, reflexiona sobre el cuerpo, la memoria y la cultura, la deconstrucción de las concepciones dualistas sigue vigente en las sociedades occidentales, revelando la idea de un contexto dinámico, construída continuamente con la interacción de los sujetos de baile. A continuación, la danza se centra, destacando como una bien artístico/cultural, inherente a la vida humana y, por lo tanto, fundamental para la construcción de la sociedad. Tal enfoque se relaciona con la creatividad que, como un potencial humano, se manifiesta en los procesos coreográficos desarrollados por los sujetos de baile. En el camino metodológico, este estudio con enfoque cualitativo se centró en la escena de baile en Aracaju/SE, donde se llevaron a cabo entrevistas individuales semi-estructuradas con ocho sujetos de baile de la ciudad. Los datos fueron analizados e interpretados de acuerdo a la técnica de análisis de contenido, en la forma de análisis temático, en relación con las impresiones generadas por el investigador sobre reflexiones teóricas preparado y la información proporcionada por los sujetos de baile encuestados. En conclusión, se entiende que los sujetos expresar su creatividad, para desarrollar procesos coreográficos, que une las actitudes reproductivos/creadores, lo que resulta en la reconstitución de una forma coreográfica o de referencia en su transformación mediante la intervención en el contexto cultural vivido. Lectura de inventario memoria-culturales procedentes de la interacción que se establece entre las nociones de identidad cultural de los sujetos, el patrimonio cultural y creativo propuesta de un grupo, es que la construcción de la base del proceso que resulta en la configuración del producto fabricado.Centro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)BRDançaCriatividadeCoreografiaCorpoMemóriaCulturaA dança em cena: reflexões sobre a criatividade nos processos coreográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCanoas/RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salleinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEORIGINALjbtsantos.pdfjbtsantos.pdfapplication/octet-stream1702091http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/651/1/jbtsantos.pdf6ea2a7fe8e4fa9b15f195fd6dafe6154MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/651/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211690/6512019-07-29 15:20:55.867oai:svr-net20.unilasalle.edu.br: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Repositório Institucionalopendoar:2019-07-29T18:20:55Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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