Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11690/2371 |
Resumo: | Este artigo objetiva refletir sobre a percepção de pais com relação ao empreendedorismo na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Como recursos metodológicos, realizamos uma revisão de literatura e aplicamos 22 questionários a pais de alunos da Educação Básica escolhidos de forma aleatória no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. As respostas foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Observamos que todos os respondentes entendem a criatividade como algo positivo e inerente ao empreendedorismo. Além disso, percebem crescimento da inserção do empreendedorismo nas escolas de Educação Básica, como uma tendência a ser adotada na educação de crianças e adolescentes, principalmente em forma de projetos. São inúmeras as possibilidades de projetos de empreendedorismo no ambiente escolar, desde questões de desenvolvimento pessoal, até mesmo práticas como soluções de problemas da sociedade. Concluímos, portanto, que o tema empreendedorismo é um caminho viável para o desenvolvimento de sujeitos na sociedade contemporânea em contínua e rápida transformação. Também apontamos para a importância da participação dos pais na elaboração dos currículos escolares e nos processos de escolarização de seus filhos. Tais ações podem contribuir para o alcance de melhores índices de qualidade educacional. |
id |
UNILASALLE_b040a2d8df40c9d29976b04e0e12b90e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/2371 |
network_acronym_str |
UNILASALLE |
network_name_str |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Tatiani PrestesLuz, Charlene Bitencourt SosterJung, Hildegard SusanaFossatti, Paulo2022-01-12T18:52:03Z2022-01-12T18:52:03Z2021SOARES, Tatiani Prestes et al. Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 11, n. 4, p. 191-212, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54471/751375153230. Acesso em: 12 jan. 2022.2179-8427http://hdl.handle.net/11690/2371Este artigo objetiva refletir sobre a percepção de pais com relação ao empreendedorismo na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Como recursos metodológicos, realizamos uma revisão de literatura e aplicamos 22 questionários a pais de alunos da Educação Básica escolhidos de forma aleatória no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. As respostas foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Observamos que todos os respondentes entendem a criatividade como algo positivo e inerente ao empreendedorismo. Além disso, percebem crescimento da inserção do empreendedorismo nas escolas de Educação Básica, como uma tendência a ser adotada na educação de crianças e adolescentes, principalmente em forma de projetos. São inúmeras as possibilidades de projetos de empreendedorismo no ambiente escolar, desde questões de desenvolvimento pessoal, até mesmo práticas como soluções de problemas da sociedade. Concluímos, portanto, que o tema empreendedorismo é um caminho viável para o desenvolvimento de sujeitos na sociedade contemporânea em contínua e rápida transformação. Também apontamos para a importância da participação dos pais na elaboração dos currículos escolares e nos processos de escolarização de seus filhos. Tais ações podem contribuir para o alcance de melhores índices de qualidade educacional.Imagens da educaçãoEmpreendedorismoEducação básicaPerspectiva dos paisEducação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos paisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salleinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEORIGINALTatiani Prestes Soares et al.pdfTatiani Prestes Soares et al.pdfapplication/pdf210280http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2371/1/Tatiani%20Prestes%20Soares%20et%20al.pdfa37440a98713d535767f6eeae7283a4bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2371/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211690/23712022-01-12 15:54:33.21oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/2371Repositório Institucionalopendoar:2022-01-12T18:54:33Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais |
title |
Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais |
spellingShingle |
Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais Soares, Tatiani Prestes Empreendedorismo Educação básica Perspectiva dos pais |
title_short |
Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais |
title_full |
Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais |
title_fullStr |
Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais |
title_full_unstemmed |
Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais |
title_sort |
Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais |
author |
Soares, Tatiani Prestes |
author_facet |
Soares, Tatiani Prestes Luz, Charlene Bitencourt Soster Jung, Hildegard Susana Fossatti, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Luz, Charlene Bitencourt Soster Jung, Hildegard Susana Fossatti, Paulo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Tatiani Prestes Luz, Charlene Bitencourt Soster Jung, Hildegard Susana Fossatti, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Educação básica Perspectiva dos pais |
topic |
Empreendedorismo Educação básica Perspectiva dos pais |
description |
Este artigo objetiva refletir sobre a percepção de pais com relação ao empreendedorismo na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Como recursos metodológicos, realizamos uma revisão de literatura e aplicamos 22 questionários a pais de alunos da Educação Básica escolhidos de forma aleatória no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. As respostas foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Observamos que todos os respondentes entendem a criatividade como algo positivo e inerente ao empreendedorismo. Além disso, percebem crescimento da inserção do empreendedorismo nas escolas de Educação Básica, como uma tendência a ser adotada na educação de crianças e adolescentes, principalmente em forma de projetos. São inúmeras as possibilidades de projetos de empreendedorismo no ambiente escolar, desde questões de desenvolvimento pessoal, até mesmo práticas como soluções de problemas da sociedade. Concluímos, portanto, que o tema empreendedorismo é um caminho viável para o desenvolvimento de sujeitos na sociedade contemporânea em contínua e rápida transformação. Também apontamos para a importância da participação dos pais na elaboração dos currículos escolares e nos processos de escolarização de seus filhos. Tais ações podem contribuir para o alcance de melhores índices de qualidade educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-12T18:52:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-12T18:52:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Tatiani Prestes et al. Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 11, n. 4, p. 191-212, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54471/751375153230. Acesso em: 12 jan. 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11690/2371 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2179-8427 |
identifier_str_mv |
SOARES, Tatiani Prestes et al. Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 11, n. 4, p. 191-212, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54471/751375153230. Acesso em: 12 jan. 2022. 2179-8427 |
url |
http://hdl.handle.net/11690/2371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imagens da educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Imagens da educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
collection |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2371/1/Tatiani%20Prestes%20Soares%20et%20al.pdf http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2371/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a37440a98713d535767f6eeae7283a4b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799576225352515584 |