Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tatiani Prestes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Luz, Charlene Bitencourt Soster, Jung, Hildegard Susana, Fossatti, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11690/2371
Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre a percepção de pais com relação ao empreendedorismo na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Como recursos metodológicos, realizamos uma revisão de literatura e aplicamos 22 questionários a pais de alunos da Educação Básica escolhidos de forma aleatória no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. As respostas foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Observamos que todos os respondentes entendem a criatividade como algo positivo e inerente ao empreendedorismo. Além disso, percebem crescimento da inserção do empreendedorismo nas escolas de Educação Básica, como uma tendência a ser adotada na educação de crianças e adolescentes, principalmente em forma de projetos. São inúmeras as possibilidades de projetos de empreendedorismo no ambiente escolar, desde questões de desenvolvimento pessoal, até mesmo práticas como soluções de problemas da sociedade. Concluímos, portanto, que o tema empreendedorismo é um caminho viável para o desenvolvimento de sujeitos na sociedade contemporânea em contínua e rápida transformação. Também apontamos para a importância da participação dos pais na elaboração dos currículos escolares e nos processos de escolarização de seus filhos. Tais ações podem contribuir para o alcance de melhores índices de qualidade educacional.
id UNILASALLE_b040a2d8df40c9d29976b04e0e12b90e
oai_identifier_str oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/2371
network_acronym_str UNILASALLE
network_name_str Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
repository_id_str
spelling Soares, Tatiani PrestesLuz, Charlene Bitencourt SosterJung, Hildegard SusanaFossatti, Paulo2022-01-12T18:52:03Z2022-01-12T18:52:03Z2021SOARES, Tatiani Prestes et al. Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 11, n. 4, p. 191-212, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54471/751375153230. Acesso em: 12 jan. 2022.2179-8427http://hdl.handle.net/11690/2371Este artigo objetiva refletir sobre a percepção de pais com relação ao empreendedorismo na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Como recursos metodológicos, realizamos uma revisão de literatura e aplicamos 22 questionários a pais de alunos da Educação Básica escolhidos de forma aleatória no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. As respostas foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Observamos que todos os respondentes entendem a criatividade como algo positivo e inerente ao empreendedorismo. Além disso, percebem crescimento da inserção do empreendedorismo nas escolas de Educação Básica, como uma tendência a ser adotada na educação de crianças e adolescentes, principalmente em forma de projetos. São inúmeras as possibilidades de projetos de empreendedorismo no ambiente escolar, desde questões de desenvolvimento pessoal, até mesmo práticas como soluções de problemas da sociedade. Concluímos, portanto, que o tema empreendedorismo é um caminho viável para o desenvolvimento de sujeitos na sociedade contemporânea em contínua e rápida transformação. Também apontamos para a importância da participação dos pais na elaboração dos currículos escolares e nos processos de escolarização de seus filhos. Tais ações podem contribuir para o alcance de melhores índices de qualidade educacional.Imagens da educaçãoEmpreendedorismoEducação básicaPerspectiva dos paisEducação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos paisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salleinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEORIGINALTatiani Prestes Soares et al.pdfTatiani Prestes Soares et al.pdfapplication/pdf210280http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2371/1/Tatiani%20Prestes%20Soares%20et%20al.pdfa37440a98713d535767f6eeae7283a4bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2371/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211690/23712022-01-12 15:54:33.21oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/2371Repositório Institucionalopendoar:2022-01-12T18:54:33Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
title Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
spellingShingle Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
Soares, Tatiani Prestes
Empreendedorismo
Educação básica
Perspectiva dos pais
title_short Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
title_full Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
title_fullStr Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
title_full_unstemmed Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
title_sort Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
author Soares, Tatiani Prestes
author_facet Soares, Tatiani Prestes
Luz, Charlene Bitencourt Soster
Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
author_role author
author2 Luz, Charlene Bitencourt Soster
Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Tatiani Prestes
Luz, Charlene Bitencourt Soster
Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Educação básica
Perspectiva dos pais
topic Empreendedorismo
Educação básica
Perspectiva dos pais
description Este artigo objetiva refletir sobre a percepção de pais com relação ao empreendedorismo na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Como recursos metodológicos, realizamos uma revisão de literatura e aplicamos 22 questionários a pais de alunos da Educação Básica escolhidos de forma aleatória no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. As respostas foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Observamos que todos os respondentes entendem a criatividade como algo positivo e inerente ao empreendedorismo. Além disso, percebem crescimento da inserção do empreendedorismo nas escolas de Educação Básica, como uma tendência a ser adotada na educação de crianças e adolescentes, principalmente em forma de projetos. São inúmeras as possibilidades de projetos de empreendedorismo no ambiente escolar, desde questões de desenvolvimento pessoal, até mesmo práticas como soluções de problemas da sociedade. Concluímos, portanto, que o tema empreendedorismo é um caminho viável para o desenvolvimento de sujeitos na sociedade contemporânea em contínua e rápida transformação. Também apontamos para a importância da participação dos pais na elaboração dos currículos escolares e nos processos de escolarização de seus filhos. Tais ações podem contribuir para o alcance de melhores índices de qualidade educacional.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-12T18:52:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-12T18:52:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Tatiani Prestes et al. Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 11, n. 4, p. 191-212, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54471/751375153230. Acesso em: 12 jan. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11690/2371
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2179-8427
identifier_str_mv SOARES, Tatiani Prestes et al. Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 11, n. 4, p. 191-212, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54471/751375153230. Acesso em: 12 jan. 2022.
2179-8427
url http://hdl.handle.net/11690/2371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Imagens da educação
publisher.none.fl_str_mv Imagens da educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
collection Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
bitstream.url.fl_str_mv http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2371/1/Tatiani%20Prestes%20Soares%20et%20al.pdf
http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2371/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a37440a98713d535767f6eeae7283a4b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799576225352515584