Na contramão da lógica disciplinar: revisitando o ensino de graduação desde a vivência da pesquisa-ação sob a perspectiva da interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinhardt, Moana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11690/1120
Resumo: A presente tese teve origem em meu percurso acadêmico no campo da educação entrelaçado à trajetória profissional em uma instituição de Educação Superior. A interdisciplinaridade, seja como tema de estudo ou como um anseio no fazer profissional, de alguma forma se fez presente nessa trajetória, fato que aliado ao desafio profissional de atuar na construção de um projeto piloto na universidade, que tomava a interdisciplinaridade como um de seus princípios, me levou à definição do tema da pesquisa: interdisciplinaridade no ensino de graduação. Assim, o estudo se desenvolveu nessa universidade, contemplando o processo de construção da Escola de Educação e Humanidades e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação a ela vinculados, por meio do método de pesquisa-ação, tendo como objetivo geral: Avaliar em que medida o processo de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação e Humanidades conseguiu romper com a lógica disciplinar, assumindo a interdisciplinaridade como um princípio do Projeto Pedagógico dos cursos de graduação. O aporte teórico utilizado para fundamentar as análises tomou por base, especialmente, os seguintes autores: Japiassu; Fazenda; Franco; Thiollent; Santomé; Zabalza; Masetto; Hernández e Ventura, dentre outros. Dentre os achados do presente estudo, importante considerar que o método de pesquisa-ação se mostrou extremamente adequado ao processo de construção do projeto piloto, uma vez que por meio da vivência de seus princípios - colaboração, participação e autoformação, oportunizou o próprio exercício da interdisciplinaridade. A busca pelo rompimento com a lógica disciplinar no ensino de graduação, se deu por meio da combinação de três elementos na organização curricular dos cursos: a definição de temas, o desenvolvimento de competências e o trabalho por projetos. Da mesma forma, a construção coletiva do projeto pedagógico da Escola e dos cursos, entendidos como documentos orientadores das ações na universidade, mostrou exercer papel fundamental, uma vez que proporcionou aos professores o conhecimento da proposta da escola e de cada um dos cursos como um todo e não apenas das suas partes isoladas (disciplinas), permitindo que construam sua identidade docente não mais com base apenas na disciplina que ministram, mas em torno do projeto formativo, do qual são pertencentes e corresponsáveis.
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Assim, o estudo se desenvolveu nessa universidade, contemplando o processo de construção da Escola de Educação e Humanidades e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação a ela vinculados, por meio do método de pesquisa-ação, tendo como objetivo geral: Avaliar em que medida o processo de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação e Humanidades conseguiu romper com a lógica disciplinar, assumindo a interdisciplinaridade como um princípio do Projeto Pedagógico dos cursos de graduação. O aporte teórico utilizado para fundamentar as análises tomou por base, especialmente, os seguintes autores: Japiassu; Fazenda; Franco; Thiollent; Santomé; Zabalza; Masetto; Hernández e Ventura, dentre outros. Dentre os achados do presente estudo, importante considerar que o método de pesquisa-ação se mostrou extremamente adequado ao processo de construção do projeto piloto, uma vez que por meio da vivência de seus princípios - colaboração, participação e autoformação, oportunizou o próprio exercício da interdisciplinaridade. A busca pelo rompimento com a lógica disciplinar no ensino de graduação, se deu por meio da combinação de três elementos na organização curricular dos cursos: a definição de temas, o desenvolvimento de competências e o trabalho por projetos. Da mesma forma, a construção coletiva do projeto pedagógico da Escola e dos cursos, entendidos como documentos orientadores das ações na universidade, mostrou exercer papel fundamental, uma vez que proporcionou aos professores o conhecimento da proposta da escola e de cada um dos cursos como um todo e não apenas das suas partes isoladas (disciplinas), permitindo que construam sua identidade docente não mais com base apenas na disciplina que ministram, mas em torno do projeto formativo, do qual são pertencentes e corresponsáveis.The present divertation was originated by my academic trajectory in the educational field, intertwined with my professional trajectory in an institution of higher education. Interdisciplinarity, either a theme for studies or a longing in the professional practice, has somehow made itself present in this trajectory. This fact, associated with the professional challenge of acting in the construction of a pilot project in the university, which took interdisciplinarity as one of its principles, led me to the definition of the theme of this research: interdisciplinarity in the teaching of undergraduate courses. Thus, the study was developed in this university, contemplating the construction process of the School of Education and Humanities and of the pedagogical projects of undergraduate courses connected to it, through the methods of action research. The general objective was: To evaluate the extent to which the collective construction process of the Pedagogical Political Project of the School of Education and Humanities managed to break with the disciplinary logic, to take on interdisciplinarity as a principle for the pedagogical project of the undergraduate courses. The theoretical contribution taken as the basis for the analyses has the following authors: Japiassu; Fazenda; Franco; Thiollent; Santomé; Zabalza; Masetto; Hernández and Ventura, among others. Amidst the findings of this study, it is important to consider that the method of action research was extremely adequate to the construction process of the pilot project, since that, through the experiencing of its principles – collaboration, participation and selfformation, it favored the exercise of interdisciplinarity. The search for a rupture in the disciplinary logic in higher education was done through the combination of three elements in the curriculum organization of the courses: definition of themes, development of competencies, and the working through projects. In the same way, the collective construction of the School’s and courses’ pedagogical projects, which are understood as documents that guide the actions in the university, carried out a fundamental role, once it provided professors the knowledge of the School’s proposal and that of each of the courses as a whole, and not only of its isolated parts (subjects). This allowed professors to construct their teaching identity, not based in just one subject anymore, but around the formative project to which they belong to and are coresponsible for.Submitted by DSpace Unilasalle (dspace@unilasalle.edu.br) on 2019-02-13T16:52:23Z No. of bitstreams: 1 mmeinhardt.pdf: 3789860 bytes, checksum: fbf47879dadbb620e0ce082d078083d9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-13T16:52:23Z (GMT). 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