Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pugens, Natália de Borba
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Conte, Elaine, Habowski, Adilson Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437
Resumo: O artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil, buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica de Maria Montessori (1870-1952). Trata-se de lançar um olhar à formação pedagógica como um meio de se fazer pesquisa nos contextos educativos da primeira infância, o que significa dizer que ganha valor a Pedagogia Científica. Afinal de contas, é a formação científica oferecida aos educadores que demonstra as intencionalidades da ação pedagógica e os elos entre os princípios científicos e as práticas pedagógicas. Os resultados indicam lacunas formativas em relação à proposta de uma Pedagogia Científica desde a Educação Infantil.
id ULBRA-1_71f5e6e33edd77a074234591fbb2e55a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5437
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação InfantilO artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil, buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica de Maria Montessori (1870-1952). Trata-se de lançar um olhar à formação pedagógica como um meio de se fazer pesquisa nos contextos educativos da primeira infância, o que significa dizer que ganha valor a Pedagogia Científica. Afinal de contas, é a formação científica oferecida aos educadores que demonstra as intencionalidades da ação pedagógica e os elos entre os princípios científicos e as práticas pedagógicas. Os resultados indicam lacunas formativas em relação à proposta de uma Pedagogia Científica desde a Educação Infantil.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq e FAPERGSPugens, Natália de BorbaConte, ElaineHabowski, Adilson Cristiano2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/543710.17648/textura-2358-0801-v22n51-5437TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n51reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437/3806Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T16:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5437Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-07-14T16:01:01Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
title Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
spellingShingle Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
Pugens, Natália de Borba
title_short Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
title_full Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
title_fullStr Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
title_full_unstemmed Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
title_sort Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
author Pugens, Natália de Borba
author_facet Pugens, Natália de Borba
Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
author_role author
author2 Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e FAPERGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pugens, Natália de Borba
Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
description O artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil, buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica de Maria Montessori (1870-1952). Trata-se de lançar um olhar à formação pedagógica como um meio de se fazer pesquisa nos contextos educativos da primeira infância, o que significa dizer que ganha valor a Pedagogia Científica. Afinal de contas, é a formação científica oferecida aos educadores que demonstra as intencionalidades da ação pedagógica e os elos entre os princípios científicos e as práticas pedagógicas. Os resultados indicam lacunas formativas em relação à proposta de uma Pedagogia Científica desde a Educação Infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437
10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5437
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437/3806
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n51
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082232463360