Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2472 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_0241f4809c752edd3f6d27fc015f4c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2472 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturasEspanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Após a edição da Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, com diretrizes para uma nova reforma das licenciaturas, pouco mais de dez anos após a reforma publicada em 2002, todos os que atuamos com a formação de professores para a educação básica nos vemos obrigados a rever o que fizemos (e seguimos fazendo) nesses aproximadamente dez anos. Por essa razão, reuni ideias sobre o que poderia nos ajudar a pensar certos aspectos da formação do professor em Letras, a partir de propostas de pesquisa que aproximam fundamentos da análise do discurso (FOUCAULT, [1971], 2004; MAINGUENEAU, [1984] 2005), aos dos estudos sobre o trabalho, organizados pela Ergologia, em especial aos desenvolvidos por Schwartz (SCHWARTZ; DOURRIVE, 2010), sobre a necessária articulação entre normas antecedentes e renormalizações na atividade de trabalho. Desse modo, exponho possibilidades de encaminhamentos para que se possam pensar modos de: interromper a descontinuidade / o corte entre estudos de língua e estudos de literatura; mudar o foco da formação do professor em Letras para um ideal institucional vindo das necessidades das escolas, da sociedade e não do beletrismo individualizante; rever o recorte curricular a partir do aporte teórico, ou seja, assumir o que cada tendência faz existir como língua e literatura, ensino de língua e de literatura; reposicionar a relação professor formadorna universidade e professor formadorna escola. Portanto, este artigo tem como propósito levantar problemas a serem discutidos pelas instituições de ensino responsáveis pela formação de professores em Letras, porque, mais uma vez, temos uma legislação que reformula o curso de licenciatura em todo o país. Esse é o recorte que me compromete com as reflexões sobre formação de professor de línguas, ao levantar dúvidas e esboçar (ainda que levemente) caminhos para enlaçar discursos que favoreçam pensar a formação inicial do professor de línguas para e na escolaUNILA-UNIOESTEUNILA2017-09-20T16:45:28Z2017-09-20T16:45:28Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2472porSant’Anna, Vera Lucia de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:28Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2472Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:28Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas |
title |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas |
spellingShingle |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque Espanhol |
title_short |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas |
title_full |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas |
title_fullStr |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas |
title_sort |
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas |
author |
Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque |
author_facet |
Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espanhol |
topic |
Espanhol |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 2017-09-20T16:45:28Z 2017-09-20T16:45:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2472 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161877179236352 |