Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2472
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_0241f4809c752edd3f6d27fc015f4c1e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2472
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturasEspanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Após a edição da Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, com diretrizes para uma nova reforma das licenciaturas, pouco mais de dez anos após a reforma publicada em 2002, todos os que atuamos com a formação de professores para a educação básica nos vemos obrigados a rever o que fizemos (e seguimos fazendo) nesses aproximadamente dez anos. Por essa razão, reuni ideias sobre o que poderia nos ajudar a pensar certos aspectos da formação do professor em Letras, a partir de propostas de pesquisa que aproximam fundamentos da análise do discurso (FOUCAULT, [1971], 2004; MAINGUENEAU, [1984] 2005), aos dos estudos sobre o trabalho, organizados pela Ergologia, em especial aos desenvolvidos por Schwartz (SCHWARTZ; DOURRIVE, 2010), sobre a necessária articulação entre normas antecedentes e renormalizações na atividade de trabalho. Desse modo, exponho possibilidades de encaminhamentos para que se possam pensar modos de: interromper a descontinuidade / o corte entre estudos de língua e estudos de literatura; mudar o foco da formação do professor em Letras para um ideal institucional vindo das necessidades das escolas, da sociedade e não do beletrismo individualizante; rever o recorte curricular a partir do aporte teórico, ou seja, assumir o que cada tendência faz existir como língua e literatura, ensino de língua e de literatura; reposicionar a relação professor formadorna universidade e professor formadorna escola. Portanto, este artigo tem como propósito levantar problemas a serem discutidos pelas instituições de ensino responsáveis pela formação de professores em Letras, porque, mais uma vez, temos uma legislação que reformula o curso de licenciatura em todo o país. Esse é o recorte que me compromete com as reflexões sobre formação de professor de línguas, ao levantar dúvidas e esboçar (ainda que levemente) caminhos para enlaçar discursos que favoreçam pensar a formação inicial do professor de línguas para e na escolaUNILA­-UNIOESTEUNILA2017-09-20T16:45:28Z2017-09-20T16:45:28Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2472porSant’Anna, Vera Lucia de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:28Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2472Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:28Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
title Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
spellingShingle Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
Espanhol
title_short Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
title_full Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
title_fullStr Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
title_full_unstemmed Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
title_sort Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
author Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
author_facet Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol
topic Espanhol
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
2017-09-20T16:45:28Z
2017-09-20T16:45:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2472
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161877179236352