Feira popular, requalificação urbana e turismo: quando a higiene suprime sentidos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1559 |
Resumo: | GT 5 – Desarrollo y/o Buen Vivir: em gran dilema Latino-Americano.“Anais do I Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y el Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos” - 07, 08 e 09 de novembro de 2013 – UNILA - Coordenação geral: Félix Pablo Friggeri |
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Feira popular, requalificação urbana e turismo: quando a higiene suprime sentidosDesenvolvimento socialCulturaHigieneGT 5 – Desarrollo y/o Buen Vivir: em gran dilema Latino-Americano.“Anais do I Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y el Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos” - 07, 08 e 09 de novembro de 2013 – UNILA - Coordenação geral: Félix Pablo FriggeriO projeto de requalificação por que passa a maior feira da Bahia, a Feira de São Joaquim, na cidade de Salvador, evoca a reflexão acerca da relação mantida pelos sujeitos, no âmbito da sociedade ocidental, para com os seus dejetos, detritos, lixo e com os ordenamentos espaciais, separações, misturas e diversidades. Envolvendo as noções de limpeza, higiene e saúde, esta relação, reconhecida em sua historicidade, tem as suas interfaces reservadas com os campos político, econômico e social. Analisar, pois, o contexto no qual se insere o projeto direcionado à Feira é um modo de, por um lado, problematizar a naturalização por que passa o sentido hegemônico do lixo nas sociedades ocidentais (Rodrigues, 1999) e, ao mesmo tempo, tecer uma compreensão possível acerca dos discursos e intencionalidades que embalam as dimensões material e simbólica envolvidas na apreciação da questão. Para tanto, o espaço da Feira, no qual se dão as transformações, passa a ser encarado enquanto um campo de relações, onde a interculturalidade que lhe permeia não mascara, e muito menos repara, as assimetrias sociais que neste cenário são perceptíveis. Configurase enquanto um reduto das classes populares, zona em que as pertenças de classe e étnicoculturais, apresentamse enquanto recursoschave para a compreensão do papel que a diversidade sociocultural cumpre no estabelecimento de marca e distinção social. As medidas de requalificação urbana, que inscreverão a Feira no Circuito Turísticocultural da Cidade Baixa, devem ser apreciadas também como referidas num projeto de “racionalização” urbana, movido por interesses exógenos, com vistas a potencializar a instrumentalização econômica da cultura como recurso de desenvolvimento social (Yúdice, 2004) manejado desde as lógicas tecnocráticas e etnocêntricas, que permitem uma limitada expressão dos modos de vida dos grupos sociais que historicamente ofereceram sustentação à existência da Feira. Desse modo, tal fenômeno põe a Feira de São Joaquim numa condição que favorece o exame de aspectos que envolvem os híbridos processos de modernização das sociedades periféricas, nas quais os aspectos de constituição da interculturalidade (Canclini, 2009) dialogam intimamente com as lógicas que assinalam a desigualdade social e possibilitam o exercício e a manutenção das estruturas de poder que garantem a vigência de fluxos hegemônicos de intervenção direcionados a uma dada realidade. Temse, portanto, a possibilidade de análise do projeto de Requalificação da Feira enquanto medida promotora da adequação do espaço a fim de potencializar a sua frequentação pelo público proveniente do circuito turístico; forma através da qual se realizará o asseio, produzindo a pulcritud (Kusch, 1962) do espaço à medida que visa extirpar os odores, texturas, umidades típicas das feiras populares que se contrapõem aos padrões assépticos hegemônicos na urbe. Em outras palavras, a reforma atesta a diferenciação de “tipos humanos” a partir da maneira como se relacionam com o espaço da Feira ou dos usos que dele fazem, e aviva o debate sobre a relevância das diferenciações vinculadas a fatores tais como a pertença étnica, a classe social, o lugar que ocupam na sociedade e a opção por sanar o “desconforto” que gera aos turistas o modo de vida dessas pessoas que convivem em meio àquela sujeira. Palavraschave: desenvolvimento social; cultura; higiene.Universidad Federal de Integración Latino Americana (UNILA) ; Universidad Nacional de Córdoba (UNC)2013-11-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcus Vinícius de OliveiraMelo, Marta Cerqueirareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:32:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1559Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:32:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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