Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5783 |
Resumo: | A avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas para potencializar sua prática docente. Neste texto, discuto a noção de letramento em avaliação de línguas, bem como os conceitos-chave validade e confiabilidade. Em seguida, apresento um proto- colo de refino de correção e argumento como esta prática pode desenvolver a conhecimento por parte dos avaliadores sobre seu comportamento de atribuição de notas às respostas abertas, uma vez que a partir a análise das notas e o refino das correções podem ser uma grande oportunidade para tomada de consciência dos avaliadores sobre suas crenças, seus preconceitos, seus conceitos de en- sino-aprendizagem de língua, dentre outros, que são mobilizados no momento de atribuição de notas. |
id |
UNIL_11180fe8d02784592be09e96a4a30424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5783 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correçõesLanguage assessment Literacy improvement and calibration protocol for scoring students workAvaliação de línguasFormação de professoresLetramento em avaliação de línguasValidadeA avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas para potencializar sua prática docente. Neste texto, discuto a noção de letramento em avaliação de línguas, bem como os conceitos-chave validade e confiabilidade. Em seguida, apresento um proto- colo de refino de correção e argumento como esta prática pode desenvolver a conhecimento por parte dos avaliadores sobre seu comportamento de atribuição de notas às respostas abertas, uma vez que a partir a análise das notas e o refino das correções podem ser uma grande oportunidade para tomada de consciência dos avaliadores sobre suas crenças, seus preconceitos, seus conceitos de en- sino-aprendizagem de língua, dentre outros, que são mobilizados no momento de atribuição de notas.Language assessment and teaching are inseparable. The intense demand for large scale language exams results in more information about language assessment. Language teachers should use these information to improve their practice in classroom. In this article, I discuss key concepts such as language assessement literacy, validity and confiability. Then, I discuss how a calibration pro-tocol to score studentswork can develop raters awareness of their behavior while assigning scores. I argue that this very simple activity can be used to improveteacher’slanguage assessement literacy since rating activities involves beliefs, prejudices, language teaching constructs and so on.Fólio – Revista de Letras2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfORCID: https://orcid.org/0000-0001-7632-0834FERREIRA, Laura Márcia Luiza. Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções. Fólio – Revista de Letras Vitória da Conquista v. 11, n. 1. jan./jun. 2019, p. 609-623ISSN: 2176-4182https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5783porFólio – Revista de Letras Vitória da Conquista, v.11, n.1 p. 609-623 jan./jun. 2019info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Laura Márcia Luizareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T14:02:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5783Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T14:02:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções Language assessment Literacy improvement and calibration protocol for scoring students work |
title |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções |
spellingShingle |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções Ferreira, Laura Márcia Luiza Avaliação de línguas Formação de professores Letramento em avaliação de línguas Validade |
title_short |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções |
title_full |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções |
title_fullStr |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções |
title_sort |
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções |
author |
Ferreira, Laura Márcia Luiza |
author_facet |
Ferreira, Laura Márcia Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Laura Márcia Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de línguas Formação de professores Letramento em avaliação de línguas Validade |
topic |
Avaliação de línguas Formação de professores Letramento em avaliação de línguas Validade |
description |
A avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas para potencializar sua prática docente. Neste texto, discuto a noção de letramento em avaliação de línguas, bem como os conceitos-chave validade e confiabilidade. Em seguida, apresento um proto- colo de refino de correção e argumento como esta prática pode desenvolver a conhecimento por parte dos avaliadores sobre seu comportamento de atribuição de notas às respostas abertas, uma vez que a partir a análise das notas e o refino das correções podem ser uma grande oportunidade para tomada de consciência dos avaliadores sobre suas crenças, seus preconceitos, seus conceitos de en- sino-aprendizagem de língua, dentre outros, que são mobilizados no momento de atribuição de notas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7632-0834 FERREIRA, Laura Márcia Luiza. Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções. Fólio – Revista de Letras Vitória da Conquista v. 11, n. 1. jan./jun. 2019, p. 609-623 ISSN: 2176-4182 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5783 |
identifier_str_mv |
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7632-0834 FERREIRA, Laura Márcia Luiza. Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções. Fólio – Revista de Letras Vitória da Conquista v. 11, n. 1. jan./jun. 2019, p. 609-623 ISSN: 2176-4182 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fólio – Revista de Letras Vitória da Conquista, v.11, n.1 p. 609-623 jan./jun. 2019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fólio – Revista de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Fólio – Revista de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285266195218432 |