Plantas alimentícias não convencionais em escolas de Foz do Iguaçu.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORDA, Roxana Mamani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MOREIRA, Júlio da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4627
Resumo: Muitas plantas denominadas daninhas, pragas, etc., devido a que crescem entre as plantas cultivadas, mas são desconhecidos seus benefícios que podem oferecer na comunidade. A população mundial usa principalmente plantas medicinais tradicionais (populares) para suprir suas necessidades de assistência médica primária. No Brasil e outros lugares do mundo o conhecimento dos povos testemunhos e de seus descendentes está desaparecendo em decorrência da imposição de hábitos culturais importados de outros países, havendo um risco iminente de se perder essa importante memória cultural. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o resgate de conhecimentos sobre o cultivo e utilização de variedades de plantas não-convencionais junto a populações tradicionais e à sociedade como um todo. A metodologia utilizada para o presente projeto abarca ambas abordagens de pesquisa qualitativa e de pesquisa quantitativa. Espera-se a interação entre ensino e aprendizado, aproximando os discentes nas questões locais e regionais na área da universidade, desta maneira complementar os conhecimentos e propiciar ações benéficas no público-alvo além dos demais interagentes da ação de extensão, compartilhar conhecimentos populares e a cultura local, acerca das propriedades alimentares e medicinais das plantas, promoção de hábitos alimentares saudáveis e comprometidos eticamente com o meio ambiente, saúde e bem-estar.
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