Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2409
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_14abe3a3a9858b505ee56200ecbb3c21
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2409
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básicaLiteratura hispânicaEducaçãoIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O objetivo desta comunicação é refletir sobre a importância da literatura hispânica na formação do professor de espanhol e sua inserção na educação básica. Tendo a literatura de língua espanhola como objeto de estudo e de minha prática docente, problematizo a importância da literatura na formação cultural do professor de espanhol e sua presença nas aulas de língua espanhola da educação básica. Historicamente, a literatura esteve presente no ensino de língua estrangeira, sendo utilizada como recurso durante a vigência da metodologia gramáticatradução. Conforme os estudos sobre ensino de línguas avançaram em direção da necessidade de desenvolvimento de habilidades comunicativas, cometeuse o que considero um equívoco grave: a confusão entre recurso e metodologia. No afã de abolir o método gramáticatradução, eliminouse também a literatura, quando, em realidade, ela não era o problema e sim a maneira como era utilizada. No entanto, se hoje existe a compreensão de que o ensino de línguas deve estar fundamentado na Interculturalidade e, de acordo com PIZARRO (2007), literatura e cultura não estão desassociadas, a ausência da literatura nas aulas de espanhol deve ser revertida. Com base nos estudos de PERRONEMOYSÉS (2006), CÂNDIDO (1995) e no que os documentos norteadores da educação preconizam sobre o ensino de literatura estrangeira, defendo a presença da literatura hispânica na educação básica, enfatizando as questões simbólicas e estéticas e não apenas a leitura, já que, de acordo com TODOROV (2009), isto diminui o valor da literatura na formação emocional do estudanteUNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtega, Raquel da Silvareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2409Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
title Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
spellingShingle Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
Ortega, Raquel da Silva
Literatura hispânica
Educação
title_short Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
title_full Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
title_fullStr Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
title_full_unstemmed Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
title_sort Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
author Ortega, Raquel da Silva
author_facet Ortega, Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura hispânica
Educação
topic Literatura hispânica
Educação
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2409
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285252262789120