Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2409 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_14abe3a3a9858b505ee56200ecbb3c21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2409 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básicaLiteratura hispânicaEducaçãoIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O objetivo desta comunicação é refletir sobre a importância da literatura hispânica na formação do professor de espanhol e sua inserção na educação básica. Tendo a literatura de língua espanhola como objeto de estudo e de minha prática docente, problematizo a importância da literatura na formação cultural do professor de espanhol e sua presença nas aulas de língua espanhola da educação básica. Historicamente, a literatura esteve presente no ensino de língua estrangeira, sendo utilizada como recurso durante a vigência da metodologia gramáticatradução. Conforme os estudos sobre ensino de línguas avançaram em direção da necessidade de desenvolvimento de habilidades comunicativas, cometeuse o que considero um equívoco grave: a confusão entre recurso e metodologia. No afã de abolir o método gramáticatradução, eliminouse também a literatura, quando, em realidade, ela não era o problema e sim a maneira como era utilizada. No entanto, se hoje existe a compreensão de que o ensino de línguas deve estar fundamentado na Interculturalidade e, de acordo com PIZARRO (2007), literatura e cultura não estão desassociadas, a ausência da literatura nas aulas de espanhol deve ser revertida. Com base nos estudos de PERRONEMOYSÉS (2006), CÂNDIDO (1995) e no que os documentos norteadores da educação preconizam sobre o ensino de literatura estrangeira, defendo a presença da literatura hispânica na educação básica, enfatizando as questões simbólicas e estéticas e não apenas a leitura, já que, de acordo com TODOROV (2009), isto diminui o valor da literatura na formação emocional do estudanteUNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtega, Raquel da Silvareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2409Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica |
title |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica |
spellingShingle |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica Ortega, Raquel da Silva Literatura hispânica Educação |
title_short |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica |
title_full |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica |
title_fullStr |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica |
title_full_unstemmed |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica |
title_sort |
Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica |
author |
Ortega, Raquel da Silva |
author_facet |
Ortega, Raquel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Raquel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura hispânica Educação |
topic |
Literatura hispânica Educação |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2409 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285252262789120 |