Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7492 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura. |
id |
UNIL_1716abddd8120ae32171ad0dc6cc87fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7492 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonialfilosofia para crianças; infância; decolonialidade; Fanon; LipmanTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.O presente trabalho aborda a importância de um ensino de filosofia decolonial voltado para crianças, que leve em consideração a diversidade de saberes e experiências existentes. A abordagem filosófica com crianças deve buscar não apenas o desenvolvimento de habilidades lógicas, mas também a conscientização, a transformação social e a formação de cidadãos ativos e reflexivos desde a infância. É necessário repensar a forma como concebemos o ensino de filosofia, considerando os saberes prévios dos estudantes e as múltiplas formas de conhecimento presentes em suas comunidades. A educação libertadora e problematizadora proposta por Paulo Freire nos convida a buscar uma abordagem pedagógica que estimule a reflexão crítica, o questionamento das estruturas de opressão e a ação autônoma. A partir dessas bases teóricas, são realizadas críticas ao projeto de Filosofia para crianças proposta por Matthew Lipman que não considera as questões decoloniais e se mantém neutro e descontextualizado dos problemas sociais. Portanto, argumenta-se que uma filosofia crítica para crianças na América Latina deve ir além do desenvolvimento de habilidades reflexivas da filosofia analítica de Lipman. Essa abordagem deve levar em consideração as perspectivas de Paulo Freire e Frantz Fanon, problematizando a pretensa universalidade de Lipman e valorizando a diversidade e a pluralidade de vozes.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTANA, Itaneem Celeste de Oliveira. Por uma filosofia crítica para crianças na América - Latina: apontamentos para o ensino de uma filosofia decolonial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Filosofia – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Itaneem Celeste de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:42:54Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7492Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:42:54Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial |
title |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial |
spellingShingle |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial Santana, Itaneem Celeste de Oliveira filosofia para crianças; infância; decolonialidade; Fanon; Lipman |
title_short |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial |
title_full |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial |
title_fullStr |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial |
title_full_unstemmed |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial |
title_sort |
Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial |
author |
Santana, Itaneem Celeste de Oliveira |
author_facet |
Santana, Itaneem Celeste de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Itaneem Celeste de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
filosofia para crianças; infância; decolonialidade; Fanon; Lipman |
topic |
filosofia para crianças; infância; decolonialidade; Fanon; Lipman |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Itaneem Celeste de Oliveira. Por uma filosofia crítica para crianças na América - Latina: apontamentos para o ensino de uma filosofia decolonial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Filosofia – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023. https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7492 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Itaneem Celeste de Oliveira. Por uma filosofia crítica para crianças na América - Latina: apontamentos para o ensino de uma filosofia decolonial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Filosofia – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023. |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285237913026560 |