Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Itaneem Celeste de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7492
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.
id UNIL_1716abddd8120ae32171ad0dc6cc87fe
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7492
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonialfilosofia para crianças; infância; decolonialidade; Fanon; LipmanTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.O presente trabalho aborda a importância de um ensino de filosofia decolonial voltado para crianças, que leve em consideração a diversidade de saberes e experiências existentes. A abordagem filosófica com crianças deve buscar não apenas o desenvolvimento de habilidades lógicas, mas também a conscientização, a transformação social e a formação de cidadãos ativos e reflexivos desde a infância. É necessário repensar a forma como concebemos o ensino de filosofia, considerando os saberes prévios dos estudantes e as múltiplas formas de conhecimento presentes em suas comunidades. A educação libertadora e problematizadora proposta por Paulo Freire nos convida a buscar uma abordagem pedagógica que estimule a reflexão crítica, o questionamento das estruturas de opressão e a ação autônoma. A partir dessas bases teóricas, são realizadas críticas ao projeto de Filosofia para crianças proposta por Matthew Lipman que não considera as questões decoloniais e se mantém neutro e descontextualizado dos problemas sociais. Portanto, argumenta-se que uma filosofia crítica para crianças na América Latina deve ir além do desenvolvimento de habilidades reflexivas da filosofia analítica de Lipman. Essa abordagem deve levar em consideração as perspectivas de Paulo Freire e Frantz Fanon, problematizando a pretensa universalidade de Lipman e valorizando a diversidade e a pluralidade de vozes.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTANA, Itaneem Celeste de Oliveira. Por uma filosofia crítica para crianças na América - Latina: apontamentos para o ensino de uma filosofia decolonial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Filosofia – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Itaneem Celeste de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:42:54Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7492Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:42:54Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
title Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
spellingShingle Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
Santana, Itaneem Celeste de Oliveira
filosofia para crianças; infância; decolonialidade; Fanon; Lipman
title_short Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
title_full Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
title_fullStr Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
title_full_unstemmed Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
title_sort Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
author Santana, Itaneem Celeste de Oliveira
author_facet Santana, Itaneem Celeste de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Itaneem Celeste de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv filosofia para crianças; infância; decolonialidade; Fanon; Lipman
topic filosofia para crianças; infância; decolonialidade; Fanon; Lipman
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Itaneem Celeste de Oliveira. Por uma filosofia crítica para crianças na América - Latina: apontamentos para o ensino de uma filosofia decolonial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Filosofia – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7492
identifier_str_mv SANTANA, Itaneem Celeste de Oliveira. Por uma filosofia crítica para crianças na América - Latina: apontamentos para o ensino de uma filosofia decolonial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Filosofia – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237913026560