(Re)(des)construções do feminino e potencialidade performática na dramaturgia de Hilda Hilst e na novela de Diamela Eltit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Luciano Dutra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5756
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientação do Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria
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spelling (Re)(des)construções do feminino e potencialidade performática na dramaturgia de Hilda Hilst e na novela de Diamela EltitDitadura na literaturaLiteratura comparada - brasileira e chilenaMemória na literaturaHilda Hilst (1930-2004) - escitora brasileiraDiamela Eltit (1947-) - escritora chilenaDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientação do Prof. Dr. Fernando Mesquita de FariaNo sentido de buscar aproximações entre os campos da literatura e da performance, o estudo comparativo a partir das obras A Possessa (A Empresa), de Hilda Hilst (1930-2004), e Impuesto a La Carne, de Diamela Eltit (1949-), evidencia escrituras de corpos territorializados de mulheres que perpassam uma escrita advinda da memória individual à memória coletiva, bem como à histórica e à social, por meio do exercício da biopolítica deflagrado durante contextos ditatoriais - em que se fazem possíveis os discursos de resistência -, que resultam em duas escritas performáticas que ultrapassam os limites dos gêneros literários propriamente ditos.In the sense of seeking approximations betweenthe fields of Literature and Perfor-mance, the comparative study based on the works A Possessa(A Empresa), by Hil-da Hilst (1930-2004), and Impuesto a La Carne, by Diamela Eltit (1949-), evidences scriptures of territorialized bodies of women that pass through a writing coming from the individual memory to the collective memory, as well as the historical and the so-cialmemory, through the biopolitics exercises triggered during dictatorial contexts -in which the speeches of resistance are possible-, which result in two writings perfor-mances that go beyond the limits of the literary genres.En el sentido de buscar aproximaciones entre los campos científicos de la Literatura y del Performance, el estudio comparativo basado en las obras A Possessa(A Em-presa), de Hilda Hilst (1930-2004),yImpuesto a La Carne, de Diamela Eltit (1949-),evidencia escrituras de cuerpos territorializados de mujeres que pasan a través de una escritura que viene de la memoria individual a la memoria colectiva, así como también a la memoriahistóricay a lamemoria socialque, conlos ejercícios de bio-política desencadenadosdurante contextos dictatoriales -en los que son posibles los discursos de resistência -,resultan endos escritosperformáticosque van más allá de los imitesde los géneros literários tan solamente.Faria, Fernando Mesquita deMiguel, Luciano Dutra2020-02-20info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfMIGUEL, Luciano Dutra. (Re)(des)construções do feminino e potencialidade performática na dramaturgia de Hilda Hilst e na novela de Diamela Eltit. 2020. 162 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2020.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:26:40Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5756Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:26:40Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
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