Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinha, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano, Simeon, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2763
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_21d6f37669e43dc2b60938e9e520463f
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2763
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEISEducação infantilPrincípios - demandasAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, e as demandas das Escolas Municipais de Educação Infantil, EMEIs, integrantes do Subprojeto. Ele fundamenta-se em princípios da pedagogia histórico-crítica e recorre às temáticas sobre identidade do profissional da educação infantil, sobre relações sociais no âmbito da alteridade, e sobre práticas pedagógicas que contemplem a mediação pedagógica, a criatividade e a ludicidade. Através de pesquisa bibliográfica e de observações nas EMEIs, concluiu-se que a apropriação desses princípios pelos integrantes do Subprojeto contribui para o estabelecimento de ações políticas e pedagógicas que interfiram na realidade apresentada, a qual apresenta problemas da ordem de estrutura física, de manutenção, de número insuficiente de docentes e de aprofundamento didático e pedagógicoUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessVinha, Maria LúciaRuckstadter, Vanessa Campos MarianoSimeon, Maria Cristinareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:57:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2763Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:57:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
title Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
spellingShingle Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
Vinha, Maria Lúcia
Educação infantil
Princípios - demandas
title_short Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
title_full Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
title_fullStr Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
title_full_unstemmed Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
title_sort Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
author Vinha, Maria Lúcia
author_facet Vinha, Maria Lúcia
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
Simeon, Maria Cristina
author_role author
author2 Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
Simeon, Maria Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinha, Maria Lúcia
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
Simeon, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Princípios - demandas
topic Educação infantil
Princípios - demandas
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2763
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285266922930176