Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6921 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. |
id |
UNIL_23904f2eb43e1a6258713f5fd506d3d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6921 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Canever, DiegoOrientação2022-11-18T20:45:42Z2022-11-18T20:45:42Z2022http://dspace.unila.edu.br/123456789/6921Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.A pesquisa visa compreender as formas de representatividade alcançadas pelas pessoas com deficiência, através dos olhares atentos do escritor mexicano Mario Bellatin e da atriz e performer brasileira Estela Lapponi. Ambos pautam suas produções em personagens com deficiência, reposicionando-as a um lugar de protagonismo. Em sua obra Flores, Bellatin se apropria de silêncios eloquentes e frases fragmentadas para interagir com seus leitores, dando voz à personagens com deficiência e a si próprio, num jogo inspirado em realidade e ficção. As contribuições de Lapponi, pessoa com deficiência assim como Bellatin, concentram-se no curta-metragem Profanação, produzido juntamente a outras PcD. Na obra, a videomaker utiliza a metáfora das “pipocas”, para expor a transformação do corpo sem, para o corpo com deficiência. Sua investigação sobre o “corpo intruso” envereda para o combate ao capacitismo e para diminuir a distância entre o social e a deficiência. Apesar da visibilidade proporcionada pelas obras de Bellatin e Lapponi, a representatividade das PcD ainda é violada pela falta de investimento em acessibilidade, ferramenta necessária para a realização de ações de inclusão, fato abordado na última etapa do trabalho. Os marcos teóricos que conduzem a presente investigação passam pelas teorias de Stuart Hall e Erwing Goffman, com fundamentações sobre identidade cultural e identidade deteriorada; Diamila Medeiros, acerca da potência dos corpos errantes em Flores; Ana Carolina B. Teixeira, que discorre sobre a concepção artística de PcD em cena; Humberto Lippo, que aborda a sociologia da acessibilidade e seu reconhecimento político, entre outros(as).porPessoa com deficiência. Inclusão. Representação. Acessibilidade.Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILAORIGINALFlores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com DeficiênciaFlores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com DeficiênciaFlores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiênciaapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document4917154https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6921/1/Flores%20e%20Profana%c3%a7%c3%a3o%3a%20os%20Olhares%20de%20Estela%20Lapponi%20e%20Mario%20Bellatin%20sobre%20os%20Corpos%20com%20Defici%c3%aanciad447b853aab9407d1d4b03e5d8919843MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6921/2/license.txt2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8MD52123456789/69212022-11-18 17:50:13.252oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362022-11-18T20:50:13Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência |
title |
Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência |
spellingShingle |
Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência Canever, Diego Pessoa com deficiência. Inclusão. Representação. Acessibilidade. |
title_short |
Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência |
title_full |
Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência |
title_fullStr |
Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência |
title_full_unstemmed |
Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência |
title_sort |
Flores e Profanação: os Olhares de Estela Lapponi e Mario Bellatin sobre os Corpos com Deficiência |
author |
Canever, Diego |
author_facet |
Canever, Diego |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canever, Diego |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Orientação |
contributor_str_mv |
Orientação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa com deficiência. Inclusão. Representação. Acessibilidade. |
topic |
Pessoa com deficiência. Inclusão. Representação. Acessibilidade. |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-18T20:45:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-18T20:45:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6921 |
url |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6921/1/Flores%20e%20Profana%c3%a7%c3%a3o%3a%20os%20Olhares%20de%20Estela%20Lapponi%20e%20Mario%20Bellatin%20sobre%20os%20Corpos%20com%20Defici%c3%aancia https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6921/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d447b853aab9407d1d4b03e5d8919843 2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797227515486404608 |