(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Reginaldo José de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836
Resumo: Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
id UNIL_27b9c42667b89ce1cc73a4d0ac84e9be
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3836
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação BásicaQuestão ambientalGeografia - paisagemExtensãoAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoEste trabalho apresenta a discussão teórica e as atividades desenvolvidas ao longo do curso (Re) Conhecer o Espaço e as Novas Perspectivas da Geografia, que foi oferecido para onze professores de escolas públicas de Educação Básica do município de Erechim-RS. No segundo semestre de 2016, o curso foi desenvolvido como extensão acadêmica, no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul, fundamentado nas práticas de ensino sobre a crise ambiental na contemporaneidade. O objetivo central foi desconstruir visões equivocadas sobre discursos como “o fim da natureza” e a “salvação do planeta” para direcionar o entendimento quanto ao grande problema ambiental que realmente deflagra a predação dos recursos naturais e a degradação das pessoas: o nosso atual padrão de consumo, de produção industrial e a concentração de riquezas. A paisagem, conceito operativo da Geografia, também foi estudada para melhor compreender os desdobramentos das ações humanas nas dinâmicas da natureza. O curso foi realizado em quatro módulos: 1) Meio ambiente: em busca de uma conceituação geográfica; 2) Meio Ambiente e Paisagem: como fazer análise ambiental em Geografia; 3) Meio ambiente e desigualdades sociais; 4) Estudo do Meio Ambiente e Práticas Pedagógicas. Os professores cursistas puderam se aprofundar no debate político acerca da questão ambiental e repensar suas estratégias de ensino em sala de aula e em trabalhos de campoProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Reginaldo José deLindo, Paula Vanessa de Fariareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:50:41Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3836Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:50:41Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
title (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
spellingShingle (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
Souza, Reginaldo José de
Questão ambiental
Geografia - paisagem
Extensão
title_short (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
title_full (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
title_fullStr (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
title_full_unstemmed (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
title_sort (Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
author Souza, Reginaldo José de
author_facet Souza, Reginaldo José de
Lindo, Paula Vanessa de Faria
author_role author
author2 Lindo, Paula Vanessa de Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Reginaldo José de
Lindo, Paula Vanessa de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Questão ambiental
Geografia - paisagem
Extensão
topic Questão ambiental
Geografia - paisagem
Extensão
description Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285258401153024