(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
id |
UNIL_27b9c42667b89ce1cc73a4d0ac84e9be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3836 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação BásicaQuestão ambientalGeografia - paisagemExtensãoAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoEste trabalho apresenta a discussão teórica e as atividades desenvolvidas ao longo do curso (Re) Conhecer o Espaço e as Novas Perspectivas da Geografia, que foi oferecido para onze professores de escolas públicas de Educação Básica do município de Erechim-RS. No segundo semestre de 2016, o curso foi desenvolvido como extensão acadêmica, no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul, fundamentado nas práticas de ensino sobre a crise ambiental na contemporaneidade. O objetivo central foi desconstruir visões equivocadas sobre discursos como “o fim da natureza” e a “salvação do planeta” para direcionar o entendimento quanto ao grande problema ambiental que realmente deflagra a predação dos recursos naturais e a degradação das pessoas: o nosso atual padrão de consumo, de produção industrial e a concentração de riquezas. A paisagem, conceito operativo da Geografia, também foi estudada para melhor compreender os desdobramentos das ações humanas nas dinâmicas da natureza. O curso foi realizado em quatro módulos: 1) Meio ambiente: em busca de uma conceituação geográfica; 2) Meio Ambiente e Paisagem: como fazer análise ambiental em Geografia; 3) Meio ambiente e desigualdades sociais; 4) Estudo do Meio Ambiente e Práticas Pedagógicas. Os professores cursistas puderam se aprofundar no debate político acerca da questão ambiental e repensar suas estratégias de ensino em sala de aula e em trabalhos de campoProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Reginaldo José deLindo, Paula Vanessa de Fariareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:50:41Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3836Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:50:41Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica |
title |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica |
spellingShingle |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica Souza, Reginaldo José de Questão ambiental Geografia - paisagem Extensão |
title_short |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica |
title_full |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica |
title_fullStr |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica |
title_sort |
(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica |
author |
Souza, Reginaldo José de |
author_facet |
Souza, Reginaldo José de Lindo, Paula Vanessa de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Lindo, Paula Vanessa de Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Reginaldo José de Lindo, Paula Vanessa de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questão ambiental Geografia - paisagem Extensão |
topic |
Questão ambiental Geografia - paisagem Extensão |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285258401153024 |